A Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano pelo comércio varejista, sobretudo no segmento digital. Segundo projeção realizada pelo Grupo Globo, 62% dos consumidores das classes A e B pretendem efetuar compras no período. Diante desse cenário, as empresas precisam se preparar para aproveitar a demanda em alta e alcançar os resultados esperados.
Thiago Souza, cofundador e Head de Marketing da Dootax, alerta que, além da organização prévia envolvendo as estratégias de marketing e a gestão do estoque, o período requer alguns cuidados e preparativos por parte dos e-commerces em relação às obrigações tributárias e fiscais. Isso porque o aumento no número de vendas representa também um acréscimo importante nas operações que devem ser processadas por esse departamento.
Para ajudar o setor a se organizar de forma antecipada à Black Friday, o especialista elenca as principais complicações que podem prejudicar no faturamento na data. Confira a seguir:
Falta de capacidade para emissão de NF-e
Um dos problemas fiscais mais comuns na Black Friday passa justamente pela falta de capacidade das empresas em acompanhar a alta demanda para emissão das notas fiscais. Com novos pedidos chegando a cada minuto, muitos estabelecimentos enfrentam dificuldades para processar as informações e emitir os documentos necessários.
Multas e juros por guias em atraso
Com a equipe fiscal sobrecarregada com a alta da demanda, não só a emissão acaba comprometida, como também o processamento das guias tributárias. Como consequência, essas falhas processuais fazem com que esses documentos deixem de ser pagos – gerando multas e juros, o que acaba por reduzir os ganhos obtidos com as vendas na Black Friday.
Atrasos na entrega de mercadoria
Por mais que a responsabilidade da entrega das mercadorias seja uma tarefa mais atrelada à responsabilidade da área de logística, é preciso destacar que esse processo já se inicia com o departamento fiscal. Isso porque o setor fica encarregado de dar o pontapé inicial do envio ao emitir os documentos fiscais necessários para os caminhões saírem do centro logístico. Por isso, não é raro que a sobrecarga durante a Black Friday acarrete atrasos nas entregas aos clientes.
Caminhões parados em barreiras fiscais
Outra consequência comum atrelada ao aumento das vendas na Black Friday é a ocorrência de falhas nas documentações necessárias para que os caminhões passem pelas barreiras fiscais, presentes em algumas rodovias brasileiras. É nesse momento que é realizada uma verificação de todos aspectos legais das encomendas. Contar com frotas impedidas de realizar as entregas não só gera custos extras às corporações, como também acarreta atrasos nas entregas.
Falhas no armazenamento de documentos fiscais
Por fim, mas não menos importante, o alto fluxo de operações pode comprometer o armazenamento correto dos documentos fiscais emitidos ao longo da Black Friday. Com isso, novas complicações podem surgir por conta de fiscalizações ou informações equivocadas nas obrigações contábeis.
Vários problemas, uma única solução
Todas essas situações recorrentes e problemáticas evidenciam que o compliance fiscal se torna ainda mais importante durante a Black Friday. A pior coisa que uma organização pode desejar é conseguir atrair um grande número de consumidores ao longo da Black Friday, mas ter problemas fiscais no processamento dos pedidos, atrasando todas as entregas. Com isso, as chances de fidelizar os clientes podem ser comprometidas.
Para evitar complicações e lidar de forma satisfatória com o aumento de operações na Black Friday, a tecnologia tem surgido cada vez mais como uma auxiliar imprescindível para o varejo. Hoje, as organizações que utilizam soluções para automatizar o processo de emissão e pagamento dos documentos fiscais eliminam a dependência de processos manuais, que são mais lentos e consomem muitas horas de trabalho por parte dos profissionais. Com elas, os contratantes garantem maior eficiência e segurança no processo, sem contar que permitem que os colaboradores da área fiscal fiquem livres para executar atividades mais estratégicas no dia a dia.
*Thiago Souza é co-fundador da Dootax e responsável por liderar o time de marketing da empresa. O executivo acumula mais de 20 anos no mercado de tecnologia da informação. É formado em Sistemas da Informação, possui MBA em gestão empresarial e extensa bagagem como desenvolvedor de software, inclusive coordenando projetos importantes para o Metrô de SP, B3 e Teleperfomance.
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