Para uns, uma rede social destinada à publicação de vídeos curtos e entretenimento. Para outros, uma plataforma de negócios robusta, que permite que empreendedores, pequenos e médios negócios se aproximem de nichos de público bastante específicos.
Estas são duas maneiras de descrever o TikTok, empresa que prefere unir o melhor das duas definições para descrever a si própria como uma plataforma de entretenimento que permite que negócios se conectem de forma significativa com os usuários em larga escala.
Números divulgados pela plataforma apontam que a definição funciona na prática. Usuários do TikTok são 15% mais simpáticos à probabilidade de comprar de produtos de pequenas e médias empresas em comparação ao índice declarado por usuários de outras redes sociais.
Participante do CMO Summit, Silvia Belluzzo, Head of SMB Marketing LATAM do TikTok, detalhou o escopo comercial da plataforma durante a palestra “Toda Empresa Cabe no TikTok” e indicou estratégias para que empreendedores, pequenas e médias empresas possam alavancar seus negócios com o auxílio da rede.
TikTok em 5 passos
O primeiro passo recomendado pela CMO é a busca por comunidades compatíveis com a oferta de cada negócio. Para isso, é preciso conhecer os caminhos da plataforma e consumí-la é a melhor maneira para entender seu funcionamento. “Ao utilizar o TikTok, empreendedores poderão se conectar com trends e compreender como diferentes comunidades se conectam entre si, como os membros se comunicam e o como o negócio pode ter relevância dentro da plataforma”, pontua.
A explicação para o protagonismo das comunidades pode ser explicada pela tendência de que grupos nichados, quando fiéis a uma marca, tendem a engajar mais e com maiores índices de qualidade. “Mais importante do que ter três ou quatro milhões de seguidores é ter, talvez, mil que façam sentido para a sua marca, que vão engajar de uma maneira única. O segredo está em encontrar uma forma para trabalhar com nichos dentro da plataforma”, prossegue.
Outra dica oferecida pela CMO é a criação de uma conta corporativa para distinguir o tipo de perfil utilizado por cada empreendedor. “Se você tem uma empresa ou um serviço, é muito importante que você identifique a sua página como uma conta corporativa. Dessa forma, a plataforma lhe dará acesso a insights, métricas e informações essenciais para tomadas de decisão, como o engajamento do público, por exemplo”, indica Silvia.
A exemplo do que acontece durante o desenvolvimento de ações para outras plataformas e redes sociais, a presença no TikTok também exige a criação de estratégias assertivas e a definição de objetivos palpáveis. “O mais importante ao definir uma estratégia é entender o que é mais relevante para um negócio. Alguns podem começar com a produção de conteúdos orgânicos, que permitem uma aproximação mais íntima com o cliente, enquanto outros podem optar por a fazer anúncios com a plataforma TikTok ads manager, que contribui para intensificar a voz da marca e impulsionar conteúdos de forma personalizada”, explica a CMO.
Para os iniciantes, a tarefa de encontrar a própria voz para embalar as comunicações dentro da plataforma pode ser um grande desafio, que pode ser driblado pela experiência no TikTok. “Uma maneira prática para começar a criar conteúdo dentro da plataforma é simplesmente mostrar o seu produto ou serviço. Por exemplo, criar tutoriais com demonstrações de como utilizar um produto, principalmente se você está falando de um produto inovador, é uma boa ideia para aumentar a conexão com a audiência e gerar conteúdo autêntico”, recomenda Silvia.
Finalmente, o quinto e último passo se relaciona à velha máxima de aprender com a experiência ao observar cases de sucesso de empreendedores que utilizaram o TikTok para alavancar o alcance dos negócios. “Nada melhor do que a gente acompanhar quem vem vendendo uma história de sucesso dentro da plataforma, quem descobriu como se comunicar, como alcançar e se conectar diversas audiências de uma maneira única e eficaz”, finaliza a CMO.
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