A leitura de livros faz parte de uma das principais rotinas de um profissional de Marketing atualizado. Por meio da leitura, é possível mergulhar mais detalhadamente em conceitos, cases e técnicas que podem resultar em insights valiosos para o dia a dia do profissional de uma área estratégica. Por isso, reunimos cinco lançamentos do mês de julho que prometem auxiliar as pessoas.
O tema “marca” foi recorrente e mostra como os executivos estão atuando e analisando essa parte tão essencial para a empresa. Confira:
Brand Canvas
Desenhar o planejamento de uma marca exige muito estudo, pesquisas aprofundadas, análises extensas e imersões desgastantes. Estes caminhos costumam resultar em uma avalanche de dados e informações, mas que não serão úteis para alcançar os resultados esperados se não forem bem trabalhados. Então, como otimizar as ações de forma estratégica? A resposta é apresentada pelo especialista em planejamento estratégico e branding, Felipe Morais, em Brand Canvas, lançamento da DVS Editora.
Na obra, o autor revela a proposta que dá nome ao livro, fruto da união entre a metodologia 5Ps de Branding, centrada nos pilares de promessa, percepção, propósito, posicionamento e pessoas, com o famoso método Business Canvas Model. A iniciativa, inédita, ajudará estrategistas na condução de uma comunicação mais clara e efetiva com os times de criação e conteúdo tanto na empresa quanto com fornecedores como agências, consultorias ou freelancers.
Por meio de uma linguagem descomplicada, Felipe Morais une teoria e prática ao apresentar exemplos e detalhar o passo a passo para a aplicação do Brand Canvas no dia a dia do negócio. O livro aborda, ainda, as mudanças no mercado de comunicação causadas pela pandemia e o crescimento da presença online das empresas, especialmente com o uso do Marketing digital.
Havaianas: A internacionalização de um ícone brasileiro
Quem nunca usou uma sandália das Havaianas na vida? O calçado mais famoso do Brasil e que ganhou visibilidade internacional a partir dos anos 2000 pode, hoje, ser comprado em mais de 150 países. Mas como começou a história da internacionalização da marca? Quem teve a ideia de transformar o “chinelo de dedo” num ícone brasileiro e exportá-lo como um objeto quase que cultural? Em “Havaianas: A internacionalização de um ícone brasileiro” (Lisbon International Press) são descortinadas essas e várias outras curiosidades sobre a marca. A obra tem lançamento marcado para o dia 10 de agosto, às 18h00, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi em São Paulo. Alexandre Utino, Eduardo Bissoli, Renato Pinheiro e Sérgio Sanches foram contratados para trabalhar em um projeto de internacionalização da empresa a partir do ano 2000.
Foi justamente entre os anos de 2000 e 2010 que as vendas das Havaianas deram um salto estratosférico: passaram de nove para mais de 80 países e chegaram aos pés de milhões de pessoas em 5 continentes. O produto, inclusive, ganhou status de ‘top of mind,’ prestígio jamais alcançado por outra marca brasileira de qualquer segmento de mercado.
As Havaianas são um item usado por pessoas comuns e famosas, capaz de gerar interesse para a criação de parcerias com estilistas dos mais renomados. Elas são donas de substancial fatia do mercado e gozam de destaque na imprensa nacional e internacional, fatores que fazem o “Case Havaianas” ser amplamente estudado e debatido por especialistas de mercado. As sandálias são motivo de orgulho dos brasileiros quando vemos alguém de outro país calçando as “nossas sandálias”.
Apesar do grande sucesso obtido pela marca, o livro não pode ser considerado um conto de fadas ou mesmo uma história sem percalços. “Havaianas: A internacionalização de um ícone brasileiro” convida o leitor a entender um pouco mais da história de uma marca que deixou de calçar apenas os pés de brasileiros para explorar o mundo, adaptando-se para atender as necessidades de cada mercado que escolhia desbravar.
Todos Somos uma Marca
Como se comunicar de forma mais assertiva, em um mundo da descentralização das informações? Como encantar o consumidor que tem tantas opções e tão pouco tempo? Como dominar as novas ferramentas do marketing? O que de fato é branding? Como criar experiência e continuar inovando? Essas são as questões que Alfredo Soares responde em seu terceiro livro, Todos Somos Uma Marca, publicado pela Editora Gente, literalmente um manual prático de como criar um ecossistemas de vendas para adquirir clientes mais barato, monetizar com a escada de valor e fidelizar promovendo mais indicações.
“Comunicar melhor não é questão de capricho, é sobrevivência nos negócios”, explica Alfredo Soares. “Nunca tivemos tantas gerações consumindo conteúdos e produtos simultaneamente, tanta concorrência pela atenção. Por exemplo, as pessoas assistem TV com o celular na mão, ou seja, estar sentado no sofá na hora daquele programa não é garantia de estar de fato assistindo. São novos tempos, novos consumidores, novos comportamentos, novos canais, o que significa que não dá mais para ficar preso aos modelos antigos de vendas”.
Além de sua própria experiência e as histórias inimagináveis vividas por ele desde que começou vendendo cartões de porta em porta no Rio de Janeiro até o sucesso com o IPO na bolsa de new York com a VTEX e hoje atuando no G4 Educação, Alfredo também conversa com grandes nomes do setor e analisa cases do mercado atual, trazendo visões de diferentes profissionais.
Autoridade digital
Como se tornar uma marca pessoal valorizada, conquistar mais visibilidade e oportunidades através da web, sem enlouquecer ou ficar refém das redes sociais? Responder a esta pergunta é a proposta do livro Autoridade Digital, lançamento da DVS Editora. Escrita por Rafael Terra, um dos maiores especialistas em tendências digitais do Brasil, a obra é a primeira publicação sobre o assunto do país. Ao apresentar o passo a passo de como agem as marcas pessoais bem-sucedidas na internet, o autor mostra como construir um posicionamento online vencedor.
Vídeos curtos ou longos, dancinhas, fotos, trends e outras ferramentas fazem das redes sociais o grande palco do marketing e, também, daquele conteúdo que não agrega e é facilmente esquecido. Neste sentido, o livro reúne estratégias para quem está perdido nas plataformas e dependente dos algoritmos. Em 272 páginas, Terra mostra como tirar o máximo de proveito para o crescimento de profissionais nas principais plataformas digitais: Instagram, Tik Tok, Facebook, YouTube, LinkedIn, Google, entre outras.
A obra oferece não só os fundamentos dessa construção, mas também os detalhes técnicos e dá o acesso a capítulos que mostram como ter uma marca autêntica no digital, os conteúdos indicados parar aumentar reputação e audiência, além de apresentar novas possibilidades para geração de receita a partir da construção de autoridade.
Chat GPT Explicado
O especialista em tecnologia, inovação e Marketing, Helbert Costa, aprofunda o debate sobre o uso da inteligência artificial no mercado de trabalho, na comunicação, produção de conteúdo e em outras frentes de trabalho. No lançamento ChatGPT Explicado, publicado pela Citadel Grupo Editorial, escrito em apenas 10 dias com o uso do próprio software de respostas, o autor mostra que, a partir de agora, é preciso se preparar não para ser substituído pela IA, mas para trabalhar em conjunto com tecnologias como o ChatGPT.
O autor acrescenta ao livro dicas de como começar a usar a ferramenta, insights para produção de conteúdo, linguagem de programação e outros truques que ajudarão o leitor a otimizar as ações práticas do dia a dia. A obra conta com prefácio de Clóvis de Barros Filho e promete ser um guia para aqueles que desejam mergulhar nas possibilidades trazidas pela IA. ChatGPT Explicado conta ainda com um bot de respostas para auxiliar os leitores antes, durante e depois da imersão apresentada por Helbert no lançamento. O objetivo do HelBot é manter os conteúdos presentes na obra em constante atualização.
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