Apenas 9% das organizações avaliadas por um estudo conduzido pela Accenture em 12 países - incluindo o Brasil - possuem forte essência digital e fazem investimentos em aspectos fundamentais para reinventar as operações corporativas e impulsionar valor 360°.
Não é segredo que as tecnologias digitais são essenciais para o desenvolvimento e otimização das operações modernas. Neste contexto, muitas empresas passam por um processo de reinvenção operacional para abrigar novos recursos à rotina operacional.
No período pós-pandemia, por exemplo, ferramentas de Inteligência Artificial (IA), armazenamento em nuvem, automação e cibersegurança se destacam como grandes diferenciais encontrados em empresas maduras. Mesmo assim, 18% das organizações mantêm os mais baixos níveis de maturidade operacional com otimização incremental limitada.
De acordo com a pesquisa, os bônus para as empresas que se dedicam a promover uma “reinvenção operacional” assertiva incluem maior retorno total aos stakeholders, maiores chances de impulsionar o engajamento do cliente e maior eficiência na redução do consumo de energia e emissões de gases de efeito estufa.
Além disso, a Accenture identificou cinco ações que as empresas "reiventoras" implantam nas operações rumo à reinvenção. São elas:
Busca por valor 360° como ‘estrela guia’
As organizações reexaminam os maiores problemas de sustentabilidade através de lentes que combinam ciências físicas e tecnologias digitais. Dessa forma, elas miram novas formas de engajamento com clientes por meio de canais diversos – presenciais, online, e até no metaverso.
Isso permite que 60% das operações reinventoras implementam processos e plataformas para rastrear emissões de gases de efeito estufa, descarte de resíduos e circularidade de recursos. Para isso, se faz necessária uma nova abordagem a fim de acessar talentos e obter todo o potencial criativo de suas pessoas, mantendo o comprometimento com os objetivos de sustentabilidade.
Comprometimento com a determinação de dados na empresa inteira
A oferta e a demanda de dados entre todos os stakeholders das empresas estão aumentando dramaticamente. No entanto, mesmo com o aumento do investimento nas melhores arquiteturas de dados, as organizações podem falhar na validação, indexação e organização de dados com precisão.
Pensando nisso, 90% das reinventoras se destacam com estratégias de dados bem definidas, alinhadas com a estratégia de negócios, bem como um data lake centralizado e seguro para dar suporte a esse alinhamento.
Inovação nos processos para a obtenção de ganhos de performance
Processos de negócio e tarefas associadas tendem a ganhar graus de complexidade indesejada ao longo do tempo. À medida em que as organizações tentam resolver os desafios, elas acabam por adicionar mais pessoas a cada tarefa, além de uma série de soluções tecnológicas ad hoc que tornam a análise dos processos mais complicada. Por isso, 75% das operações reinventoras adotam process mining e benchmarking interno e externo em todos os processos de negócios.
Humanização das experiências de automação
Muitas organizações estão razoavelmente maduras quando o assunto é o uso de automação em processos, mas, muitas vezes, a extensão da automação à novas áreas pode enfrentar resistências. Nesse sentido, 71% das reinventoras se provam mais eficientes na implantação de IA e automação para soluções de gerenciamento de experiência de clientes, funcionários e parceiros de forma ampla.
Implementação de uma estratégia ágil de talentos
À medida em que as organizações modernizam seus sistemas legados, elas podem encontrar dificuldades para alinhar e requalificar suas equipes a fim de obter o máximo das novas tecnologias. Níveis diferentes de capacidades no conjunto de talentos – baseados em experiência e competências – podem complicar qualquer transição. 92% das reinventoras têm uma estratégia de talentos ágil em que as máquinas aumentam o trabalho humano em quase todos os processos.
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