MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

5 frentes de reinvenção digital em prol da maturidade das operações nacionais

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

28 de ago. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Apenas 9% das organizações avaliadas por um estudo conduzido pela Accenture em 12 países - incluindo o Brasil - possuem forte essência digital e fazem investimentos em aspectos fundamentais para reinventar as operações corporativas e impulsionar valor 360°.

Não é segredo que as tecnologias digitais são essenciais para o desenvolvimento e otimização das operações modernas. Neste contexto, muitas empresas passam por um processo de reinvenção operacional para abrigar novos recursos à rotina operacional.

No período pós-pandemia, por exemplo, ferramentas de Inteligência Artificial (IA), armazenamento em nuvem, automação e cibersegurança se destacam como grandes diferenciais encontrados em empresas maduras. Mesmo assim, 18% das organizações mantêm os mais baixos níveis de maturidade operacional com otimização incremental limitada.

De acordo com a pesquisa, os bônus para as empresas que se dedicam a promover uma “reinvenção operacional” assertiva incluem maior retorno total aos stakeholders, maiores chances de impulsionar o engajamento do cliente e maior eficiência na redução do consumo de energia e emissões de gases de efeito estufa.

Além disso, a Accenture identificou cinco ações que as empresas "reiventoras" implantam nas operações rumo à reinvenção. São elas:

Busca por valor 360° como ‘estrela guia’

As organizações reexaminam os maiores problemas de sustentabilidade através de lentes que combinam ciências físicas e tecnologias digitais. Dessa forma, elas miram novas formas de engajamento com clientes por meio de canais diversos – presenciais, online, e até no metaverso.

Isso permite que 60% das operações reinventoras implementam processos e plataformas para rastrear emissões de gases de efeito estufa, descarte de resíduos e circularidade de recursos.​ Para isso, se faz necessária uma nova abordagem a fim de acessar talentos e obter todo o potencial criativo de suas pessoas, mantendo o comprometimento com os objetivos de sustentabilidade.

Comprometimento com a determinação de dados na empresa inteira

A oferta e a demanda de dados entre todos os stakeholders das empresas estão aumentando dramaticamente. No entanto, mesmo com o aumento do investimento nas melhores arquiteturas de dados, as organizações podem falhar na validação, indexação e organização de dados com precisão.

Pensando nisso, 90% das reinventoras se destacam com estratégias de dados bem definidas, alinhadas com a estratégia de negócios, bem como um data lake centralizado e seguro para dar suporte a esse alinhamento.

Inovação nos processos para a obtenção de ganhos de performance

Processos de negócio e tarefas associadas tendem a ganhar graus de complexidade indesejada ao longo do tempo. À medida em que as organizações tentam resolver os desafios, elas acabam por adicionar mais pessoas a cada tarefa, além de uma série de soluções tecnológicas ad hoc que tornam a análise dos processos mais complicada. Por isso, 75% das operações reinventoras adotam process mining e benchmarking interno e externo em todos os processos de negócios.

Humanização das experiências de automação

Muitas organizações estão razoavelmente maduras quando o assunto é o uso de automação em processos, mas, muitas vezes, a extensão da automação à novas áreas pode enfrentar resistências. Nesse sentido, 71% das reinventoras se provam mais eficientes na implantação de IA e automação para soluções de gerenciamento de experiência de clientes, funcionários e parceiros de forma ampla.​

Implementação de uma estratégia ágil de talentos

À medida em que as organizações modernizam seus sistemas legados, elas podem encontrar dificuldades para alinhar e requalificar suas equipes a fim de obter o máximo das novas tecnologias. Níveis diferentes de capacidades no conjunto de talentos – baseados em experiência e competências – podem complicar qualquer transição. 92% das reinventoras têm uma estratégia de talentos ágil em que as máquinas aumentam o trabalho humano em quase todos os processos.

Leia também: 5 benefícios da solução DAM na bagunça digital das empresas

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme