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5 estratégias de Marketing digital voltadas para o maior evento esportivo do mundo

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Tempo de Leitura 4 min

DATA

24 de nov. de 2022

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Editorial

Com o início do evento esportivo mais importante do ano, a Copa do Mundo, as ações de Marketing e campanhas publicitárias aquecem o mercado e focam na captação de público. O evento, que está acontecendo no Catar, teve início no dia 20 de novembro e terá o seu encerramento no dia 18 de dezembro. De acordo com o Google, o termo “Copa do Mundo de 2022” teve um aumento de busca de 78% no mês de outubro deste ano, em comparação com qualquer outro mês de 2022.

Aproveitar esse momento para fazer campanhas de marketing, principalmente nas redes sociais, que sejam ligadas ao evento, é uma oportunidade de alavancar as vendas. Conforme levantamento do Catar, nesta Copa já foram investidos cerca de US $220 bilhões, número 19 vezes maior do que foi investido no Brasil, em 2014. Não se tem dúvidas de que o Marketing é um grande suporte para atrair ainda mais as pessoas e criar engajamento acerca do evento a qual está sendo divulgado.

Segundo a pesquisa Pulso Copa, realizada pelo Google, aponta que o público brasileiro está em aquecimento para a Copa do Mundo muito antes dela começar. Os dados revelaram que 65% dos brasileiros que assistirão à Copa de 2022 já estão engajados e consumindo notícias sobre a competição; 31% já se informam sobre o tema pelo Google/YouTube. Entre os pesquisados, 23% pretendem comprar roupas temáticas e 40% irão acompanhar os jogos com a família em casa.

Ideias diferentes, que atraem mais clientes, é o objetivo principal do Marketing. “Caso você ainda não tenha começado a se planejar para a copa do mundo, não se desespere, porque ainda dá tempo. Use e abuse das redes sociais do seu negócio para entretê-los durante esse período. Coloque enquetes, quiz, coloque um colaborador para falar e, dependendo da abordagem, faça até bolões com direitos a prêmios. Isso vai criar engajamento e, por conseguinte, a possibilidade de novos leads para seu negócio”, comenta Paulo Leocadio, CEO da Taruman, Agência de Marketing Digital.

As campanhas de Marketing que acontecem durante a temporada da Copa do Mundo são conhecidas por proporcionar experiências emotivas e de alegria ao telespectador, pois ativam o amor e patriotismo, seja pelo país, futebol, pela família ou amigos, transmitindo emoções que vão instigar o humor, felicidade, lembrança, ou a atração pelo produto ou serviço oferecido. Mas para produzi-las, o mercado precisa de profissionais que vão fazer a diferença, em não ser só mais um, mas, sim, que apresentarão campanhas extraordinárias e que deixarão o espectador de ‘boquiaberta’.

Para Caio Damasceno, CEO da Taruman, atender o cliente com uma abordagem mais livre e espontânea durante a copa do mundo é uma tática que vale muito, já que as pessoas estão mais alegres e descontraídas. Principalmente neste ano, que o evento vai acontecer quase junto das festas de final de ano. Pensando nisso, o especialista em Marketing da Taruman, Paulo Leocadio, mostra 5 estratégias de Marketing digital para a sua empresa se destacar durante a temporada de copa do mundo de 2022:

1 - Saiba as tendências do mercado: Um profissional de Marketing deve estar atento às tendências do mercado e do segmento em que ele atua. A tecnologia e o perfil dos consumidores se transformam a todo momento; Utilize memes e assuntos da Copa para atrair o público desejado; 2  - Tenha conteúdo mais humanizado: Nas redes sociais da empresa, opte por um material que instigue os seus clientes a comprarem seus produtos/serviços, como o depoimento de um colaborador que está ansioso pelo evento esportivo; 3 - Tudo personalizado para a Copa do Mundo: É interessante, tanto online quanto no presencial, que seu negócio esteja todo personalizado para o evento. Altere as fotos de perfil, coloque decoração na empresa e utilize linguagem menos formal; 4 - Ofereça benefícios para o seu público: Tenha promoções que atraiam cada vez mais clientes. Exemplo: Na compra de tantos itens, ganhe um brinde exclusivo para utilizar durante a copa. O brinde pode ser ligados a temáticas da copa, como: camiseta do Brasil, bola de futebol, algum aparelho eletrônico, album da Copa e etc; 5 - Não esqueça dos seus colaboradores: Sua empresa pode estar totalmente focada em campanhas de sucesso, mas é importante engajar os colaboradores também, criando premiações de metas, por exemplo, de uma televisão ou kit churrasco. Deixe o ambiente de trabalho decorado, uma TV ligada para acompanhar os jogos;

A FIFA, no entanto, traz uma série de regras em seu site em relação à publicidade. Elas estão descritas no documento “FIFA World Cup Qatar 2022™: IP Guidelines” — Copa do Mundo FIFA Catar 2022™: Diretrizes de Propriedade Intelectual. Essas diretrizes apontam que o uso das propriedades intelectuais e marcas registradas em relação à Copa exigem certos cuidados em fins comerciais. Somente a própria FIFA, os parceiros da entidade, os patrocinadores desta edição da Copa e as marcas apoiadoras regionais têm permissão para utilizar os símbolos e termos diretamente relacionados à competição.

Leia também: Apaixonados por futebol: assistir campeonatos em casa é hábito do brasileiro. Copa do Mundo é destaque em engajamento

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