Pouco a pouco, caneta e papel entram na lista de “coisas do passado” quando o assunto é a assinatura de documentos. Prova disso é que a startup de assinaturas digitais ZapSign registrou dois milhões de autenticações eletrônicas só em janeiro. E embora a praticidade seja uma tendência a ser celebrada, a nova maneira de firmar compromissos requer cuidados específicos para a prevenção de fraudes.
Getúlio Santos, fundador e CEO ZapSign comenta que a falsificação de assinaturas e a manipulação de documentos são reais e podem ter consequências graves, podendo levar a perdas financeiras significativas e gerar dano à reputação de uma empresa.
O especialista recomenda, ainda, que empresas e usuários deste serviço se atentem às certificações de segurança das plataformas e se elas oferecem medidas de proteção, como autenticação multifator e criptografia de dados. Para auxiliar pessoas e empresas a se protegerem contra fraudes, Santos elencou uma série com 5 dicas essenciais para evitar golpes.
Validação do signatário
Utilize plataformas que verificam a identidade do signatário por meio de autenticação multifator, como bancos ou empresas com certificações ICP-Brasil. Essas formas de validação variam, podendo ser por meio de SMS, biometria, tokens e até mesmo senhas e PINs pré-definidos. Confirme ainda se os dados dele coincidem com documentos oficiais.
Fique de olho na segurança do documento
Confira se a plataforma utiliza criptografia para proteger a assinatura e o conteúdo do documento contra adulterações. Utilize soluções que registram todas as modificações feitas no arquivo, garantindo a sua rastreabilidade e a integridade. Além disso, armazene os papéis assinados em plataformas seguras, que realizam backups regularmente.
Atente-se aos detalhes
Não clique em links ou abra anexos de remetentes desconhecidos. Verifique também se a URL da plataforma de assinatura é legítima antes de inserir seus dados. Para saber isso, é muito simples. Geralmente, sites seguros levam o protocolo HTTPS antes do link, o que assegura que esse servidor protege os dados por meio de criptografia. É importante sempre ver se o destinatário do documento é realmente quem você espera.
Mantenha seu dispositivo atualizado
Mantenha seu computador protegido com softwares atualizados (antivírus e antispyware). Além disso, crie senhas fortes e exclusivas, preferencialmente diferentes para cada conta e altere-as periodicamente.
Utilize ferramentas de segurança Utilize tokens virtuais para gerar senhas únicas e temporárias para assinatura de documentos. Use também plataformas que oferecem autenticação biométrica, como reconhecimento facial ou digital, para aumentar a segurança da assinatura. E busque utilizar serviços de nuvem confiáveis para armazenar seus documentos assinados. Além disso, escolha plataformas que possuem certificados de segurança como ISO270001 e outras certificações de proteção aos dados. Leia também: Gestão de ativos digitais é a saída para as agências de comunicação deixarem os erros cometidos em 2023 no passado
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