Atualmente, quando o assunto é a melhoria da gestão e do fluxo de trabalho, pensamentos tendem a ser voltados para o maquinário digital, em especial, as ferramentas de Inteligência Artificial. Essa tendência, aliás, é justa e facilmente explicável: afinal, a grande maioria dos CMOs globais já reportaram aumentos significativos em termos de produtividade ocasionada pela dinamicidade entregue pela IA aos fluxos de trabalho.
Por outro lado, cerca de 47% dos trabalhadores ainda relatam dificuldades para encontrar informações ou dados necessários para desempenhar seu trabalho de maneira eficaz, conforme aponta uma pesquisa divulgada pela Gartner. Os números também indicam que um trabalhador de escritório usa, em média, 11 aplicativos para realizar seu trabalho diariamente.
Em função disso, 66% dos entrevistados concordaram que melhores resultados de negócios poderiam ser alcançados se a TI fornecesse aplicativos e dispositivos universalmente aceitos e suportados para a realização do trabalho. A porcentagem evidencia que embora algumas operações apresentem níveis avançados de adoção tecnológica, precisam dar um passo atrás e resgatar práticas básicas para aprimorar as relações interpessoais no núcleo de trabalho.
Pensando neste panorama, Rodrigo Vacan, CMO e Diretor de Marketing do Qntrl Brasil, plataforma de automatização de fluxo, listou cinco dicas que enfatizam a importância da visibilidade, comunicação e foco em resultados:
1. Boa comunicação: O pilar da colaboração efetiva
Comunicar claramente as expectativas, atividades em andamento, razões por trás das ações e designar tarefas de forma transparente é fundamental para alinhar a equipe. Além disso, ouvir ativamente as opiniões da equipe promove uma comunicação eficaz de duas vias, construindo um ambiente de trabalho mais harmonioso e autônomo.
2. Clareza e visibilidade: acompanhamento constante
Acompanhar a equipe de perto, mas sem microgerenciamento, garante que todos compreendam completamente as metas e tarefas. A liderança deve ter visibilidade sobre os processos e tarefas em andamento, enquanto a equipe deve ter acesso a acordos, tarefas e prazos para manter todos informados e alinhados.
3. Fluxo de trabalho: padronização e eficiência
Organizar e registrar digitalmente o fluxo de trabalho é crucial para padronizar entregas e aumentar a produtividade, especialmente em tarefas repetidas. Uma abordagem de fluxo de trabalho bem definida permite que todos saibam quem é responsável pelo quê e quando, melhorando a eficiência geral.
4. Foco em resultados: a finalidade da gestão efetiva
Uma vez que a comunicação, a clareza e o fluxo de trabalho estejam em ordem, é hora de se concentrar nos resultados. Com os três primeiros pontos alinhados, a equipe pode se concentrar em atingir suas metas e medir o sucesso com mais facilidade.
5. Interesse na equipe: liderança centrada nas pessoas
Liderar uma equipe eficaz também significa envolver, motivar e desenvolver individualmente cada membro. Isso requer um interesse genuíno pelas ambições, medos e habilidades de cada pessoa da equipe, bem como a manutenção de um clima de trabalho agradável, a gestão de conflitos e feedbacks regulares.
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