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5 dicas para inovar a estratégia de Marketing nas vendas de final de ano

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

13 de dez. de 2023

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Notícias

Com a chegada do mês de dezembro, as empresas ficam atentas às oportunidades de maiores vendas para os consumidores, que estão em busca de presentes e promoções para as festas de fim de ano. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Natal deste ano terá um aumento de 5,6% nas vendas, o maior número em 10 anos. Além disso, as vendas online prometem ser o ponto principal de compra dos clientes, de acordo com estudo realizado pela Meta, encomendado pela Offerwise.

Gabriel Moraes, CEO da Hypebud, agência de Marketing de influência, aponta que as estratégias de Marketing mais bem sucedidas para épocas comemorativas como estas, estão nos planejamentos de comunicação que envolvem as redes sociais e os influenciadores digitais. “Grande parte da população brasileira atualmente compra ou adquire um produto ou serviço porque viu alguém usando na internet. Esse tipo de publicidade transmite naturalidade e credibilidade porque o cliente vê na prática como aquilo funciona”, destaca Moraes.

O executivo listou cinco dicas para as marcas que querem inovar sua estratégia de divulgação neste período festivo do ano.

1. Aproveite o poder dos influenciadores

Pesquise e identifique influenciadores que tenham o público que corresponda ao seu nicho de mercado. Eles podem ser blogueiros, YouTubers, Instagrammers ou personalidades em outras redes sociais. Os influenciadores podem compartilhar ofertas especiais, avaliações de produtos, tutoriais e diversos tipos de conteúdo que atraem a atenção do público. Essa estratégia ainda pode promover a sua marca em diversas plataformas, tendo em vista que a maioria dos influenciadores acumulam milhares de seguidores em mais de uma rede social.

2. Produza e agende lives

Comece a planejar suas transmissões ao vivo com antecedência. Anuncie as datas e os horários das transmissões para que os seus seguidores estejam cientes do que esperar para as compras de fim de ano. Crie expectativa em torno das ofertas e das promoções que você planeja revelar durante as transmissões. Além disso, você pode oferecer conteúdo exclusivo e envolvente durante as lives, como cupons de desconto relâmpago e interação com o público em tempo real, atendendo os pedidos dos consumidores que estão no bate-papo comentando durante a transmissão.

3. Explore o formato IRL

Tendência que se consolidou nas redes sociais em 2023, In Real Life (IRL) é um formato de conteúdo que consiste em realizar uma transmissão ao vivo com a câmera posicionada de maneira que represente os olhos do espectador. Usada principalmente na plataforma Twitch, a IRL tem o objetivo de provocar no seguidor uma sensação real de como se ele estivesse no mesmo ambiente e vivendo as mesmas experiências do criador de conteúdo que abriu a live. Essa proposta permite a inserção de um produto ou serviço de forma natural e atesta a qualidade daquilo que está sendo usado durante a IRL.

4. Una as vendas online com a físicas

Ultrapasse as barreiras do digital organizando eventos e/ou lojas temporárias como uma extensão do planejamento de vendas pela internet. Por meio da divulgação online, anuncie datas e locais estratégicos em que os consumidores poderão conferir pessoalmente os produtos e/ou serviços que a sua empresa oferece.

5. Priorize sempre a credibilidade e a autenticidade

Certifique-se de planejar e criar publicações honestas e transparentes nas redes para evitar qualquer associação negativa, tanto nos portais próprios da marca como nas páginas de parceiros, sejam eles empresas ou influenciadores. Além disso, a autenticidade cria confiança entre você e os seus clientes: quando você é genuíno em suas comunicações e ações, as pessoas têm mais probabilidade de acreditar na qualidade do produto que você está promovendo.

Leia também: Calendário do Advento: por que ele pode ser uma boa estratégia para a sua marca?

Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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