O mercado está otimista com as vendas para o Dia dos Namorados. Somente via e-commerce, é esperado que cerca de 99,7 milhões de brasileiros comprem presentes, 7,6 milhões de pessoas a mais em comparação com 2023, segundo pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), junto com a Offerwise.
Sendo a terceira melhor data para o comércio no Brasil, atrás apenas do Natal e Dia das Mães, ela requer um pouco mais de atenção e técnicas, conforme orienta Hector Muniz,CMO da Agência Koko. Ele orienta as marcas a engajar a audiência nas redes sociais e aproveitar esse momento em que os consumidores estão mais sensíveis aos preços.
Ele pontua que “nenhuma outra data comercial depende tanto do feitiço sedutor da linguagem, seja um poema, uma saudação em um cartão ou até mesmo uma mensagem curta o conteúdo reina supremo quando se trata do Dia dos Namorados”. Como primeira orientação ele enfatiza: “os mesmos elementos que fazem uma mensagem desta data ser bem-sucedida em um relacionamento também podem funcionar para os profissionais de Marketing”, explica.
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Mantenha conversacional e do coração
Hector analisa que a autenticidade é um dos aspectos mais importantes para se comunicar bem. “Ninguém responde positivamente a uma mensagem insossa de Dia dos Namorados, e com os clientes online não é diferente. Ser autêntico significa que realmente é preciso entender quem são os membros do público e, em seguida, escrever sobre o que é importante para eles”.
Aqui ele orienta que o foco deve ser atender às necessidades dos leitores, resolver um problema para eles, fornecer informações ou talvez apenas os entreter por alguns segundos, tudo isso enquanto usa a linguagem conversacional e evita falar impessoal corporativo.
Por exemplo, se estiver escrevendo um post sobre presentear com um kit de cafés especiais para o namorado, mostre o lado humano:
• Tente não sobrecarregar o conteúdo com descrições técnicas extensas que podem ser difíceis de entender para o consumidor;
• Evite o discurso de vendas que apenas promova o item. Em vez disso, escreva sobre um aspecto do produto que pode melhorar a vida dos leitores;
• Inicie uma conversa, converse com o público de uma maneira relacionável, mostrando que entende as preocupações do cliente e oferecer algo de valor para ajudá-lo a encontrar soluções.
Escolha palavras vivas para reforçar a imagem do seu valor
Hector é contundente ao afirmar: “Não seja maçante, se quiser capturar a atenção de um leitor em um curto espaço de tempo e limitado, certifique-se de que as palavras que usa pintam um quadro espetacular. Permita que os leitores empreguem todos os seus sentidos”.
Isso porque eles devem ser capazes de sentir exatamente o que o produto ou serviço proporciona. “Provar o amargo do café especial que está escrevendo, sentir as gotas da chuva fria que menciona para definir o clima do café especial que vocês tomarão comemorando a data. Ajude o público a imaginar os benefícios, em vez de apenas dizer a eles quais são. Com a criação de uma imagem para os leitores, o conteúdo e a marca serão mais difíceis de esquecer”, orienta Muniz.
Use uma voz ativa para criar emoção e impacto
“A voz ativa é clara, concisa e ajuda os leitores a ir direto ao ponto. Além disso, energiza a escrita e elimina a ambiguidade e a pronúncia. O conteúdo ativo é mais fácil de ler e engajará as pessoas por mais tempo. Lembre-se sempre que muitos dos possíveis clientes estão passando apressadamente e não se preocupam com textos prolixos e complicados. Um bom cartão de Dia dos Namorados não costuma ter: "Você é amado por mim", e sim um "Eu te amo", aumentando o impacto da declaração”, explica o CMO da Agência Koko.
Crie potencial de ação
Quase toda mensagem de Dia dos Namorados tem um motivo subjacente: fazer com que o leitor tome outra atitude ("Diga sim", "Seja meu"). Hector pontua que o texto de Marketing deve ter o mesmo objetivo. “A maioria das empresas deseja o envolvimento do leitor no conteúdo, deixando um comentário ou pergunta, descobrindo mais sobre a oferta. Seja qual for o objetivo, deixe claro para os leitores qual deve ser o próximo passo pretendido para que o conteúdo cuidadosamente elaborado leve a mais ações. Quando usadas da maneira correta, as palavras têm um tremendo poder de influenciar e persuadir. Mas um presente bem escolhido e pensado também nunca é demais”, comenta Muniz.
Marketing de influência
“Campanhas bem-sucedidas exigem mais nuances, estratégia e pensamento do que nunca. Temos que tirar os roteiros engessados. Precisamos de briefings que permitam aos criadores criar, não recitar. É necessário concentrar em ganchos atraentes e entender o público, com isso tornar divertido e memorável. Afinal, as pessoas, e não as "plataformas", estão por trás de tudo o que gostamos de ver online, o nosso princípio orientador precisa ser o marketing que priorize a criatividade e a autenticidade dos indivíduos”, conclui Hector Muniz.
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