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5 benefícios do metaverso para o Live Marketing

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Tempo de Leitura 5 min

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5 de out. de 2023

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Eventos

As novas tecnologias são sempre um ponto de debate intenso no mundo dos negócios, inclusive — e talvez até mais — no marketing. Nossa área é uma das que entram de cabeça nas inovações, muitas vezes testando e pavimentando o caminho para outros segmentos. É o que vem acontecendo com o metaverso há algum tempo.

No live marketing, especificamente, o grande trunfo dessa novidade está na ampla variedade de experiências que proporciona. O metaverso, afinal, existe para isso mesmo: criar novas formas de conectar, integrar e de criar interações entre as pessoas de uma maneira geral e de forma ampliada, ou seja, pessoas, marcas, produtos, posicionamento e propósito.

Algumas grandes empresas já estão descobrindo vantagens relevantes dessa estratégia. Vamos debater alguns dos benefícios, com exemplos práticos para ilustrar?

1. Imersão e interatividade

Certamente a capacidade de oferecer experiências imersivas e interativas ao público é o que faz do metaverso tão interessante. No live marketing, isso significa a possibilidade de criar eventos virtuais ou híbridos, ativações de marca, campanhas de incentivo, promoções emocionantes e envolventes, onde os participantes podem interagir com o ambiente e entre si.

Por exemplo: imagine uma empresa de automóveis que organiza um lançamento de um novo modelo no metaverso, permitindo que os participantes explorem o carro virtualmente, interajam com outros entusiastas e até mesmo experimentem uma simulação de test drive. Essa seria uma abordagem que não apenas atrai a atenção do público, mas também cria um vínculo mais profundo entre a marca e os consumidores.

Nem precisa ficar só na imaginação. Algumas empresas já produzem soluções de “provadores digitais” para e-commerces, como a Shopify e o Style.me. A ideia é permitir que o cliente encontre o look ideal sem nem sair de casa!

2. Alcance

Quando não há mais limitações geográficas, o crescimento de qualquer negócio pode expandir consideravelmente. Um público local pode se tornar global, e eventos ao vivo podem receber milhares de pessoas ao mesmo tempo. Isso abre um novo mundo de possibilidades para as empresas expandirem sua base de clientes e se conectarem com pessoas de diferentes culturas e localizações.

A marca de luxo britânica Burberry foi uma das pioneiras nesse sentido, ao lançar desfiles de moda virtuais e outros elementos digitais já em 2021 em parceria com os jogos Minecraft e Blankos Block Party. Além dessa, um outro bom exemplo são os shows dentro do metaverso, também em 2021 o Metaverse Music Festival atraiu 50.000 participantes únicos para ver artistas como Deadmau5, 3LAU, Paris Hilton, RAC e Alison Wonderland.

3. Personalização e engajamento

Outro benefício significativo do metaverso para o live marketing é a capacidade de adaptar as experiências de acordo com as preferências individuais dos participantes, criando interações mais relevantes. Isso aumenta o envolvimento do público e fortalece a percepção da marca como uma provedora de soluções personalizadas.

A Adobe estabeleceu seu papel nesse sentido ao criar o Adobe MAX, uma conferência global com dezenas de sessões de conteúdo on-demand, ou seja, cada participante pode montar sua própria agenda e consumir o que preferir, quando e como quiserem. Outras personalizações também são possíveis como de acessórios e gadgets que temos como exemplo as Lojas Renner e a Tim que se lançaram no metaverso, criando lojas, experiências, ativações de marcas, seja em ambientes próprios ou em ambientes já consagrados nesse mundo virtual.

4. Métricas e análise avançada

O metaverso também traz vantagens importantes em termos de análise de dados. Ao contrário dos eventos exclusivamente físicos, onde as informações são naturalmente limitadas, no metaverso é possível coletar dados detalhados sobre o comportamento do público, interações e preferências individuais.

Assim, as empresas podem entender melhor seus clientes, ajustar suas estratégias de marketing e tomar decisões mais embasadas. Além disso, essas métricas avançadas fornecem insights valiosos sobre o desempenho do evento em si e o retorno do investimento.

Quem está fazendo isso com maestria é a Epic Games, dona do Fortnite, um dos principais jogos do momento e palco de inúmeros eventos do metaverso em parceria com diversas companhias. Com cada ação, a empresa coleta dados relevantes e constrói mais soluções, aos poucos formando novas e impressionantes ideias a serem aplicadas no metaverso em breve.

5. Custo e sustentabilidade

Por último, mas não menos importante, o metaverso pode oferecer benefícios significativos em termos de gastos e práticas sustentáveis no live marketing.

A lógica é simples: ao realizar ação virtual ou híbrida, as empresas podem economizar em custos de logística e infraestrutura. Isso leva a uma redução do impacto ambiental, com menos uso de recursos e diminuição do desperdício. Essa economia, então, pode ser direcionada para outros setores, inclusive para o próprio alinhamento ESG da marca.

Por mais que o debate público esteja sempre pulando de um assunto para outro quando se trata de tecnologia, não podemos negar que todas as evoluções estão ocorrendo simultaneamente. Inteligência artificial, machine learning, metaverso… Todas as possibilidades estão aí, e podem ser combinadas para alcançar os melhores resultados.

No caso do metaverso e do live marketing, já está claro que os benefícios são muitos. Com o avanço prometido pelas big techs, é provável que venham ainda mais novidades nessa área.  Tudo é ainda muito novo e ainda vamos descobrir todas as possibilidades, benefícios e vantagens que o metaverso pode gerar. Sendo que a tecnologia não para de avançar e em velocidade alta, tanto que  o que vemos de novo hoje, já é velho amanhã. O importante aqui é ficar de olhos e coração abertos, prontos para embarcar nessa jornada.

*Rodolfo Brizoti é Sócio e Head de Criação, Planejamento e Content da EAÍ?! Content Experience, agência de live marketing focada em content experience e em inovações na realização de eventos, campanhas de incentivo, promoções, premiações e as mais diversas ativações de brand experience. Já trabalhou com  grandes players do mercado, como Whirlpool, Heineken, iFood e Havaianas.

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Redação

Redação Mundo do Marketing

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