A mídia Out of Home (OOH) tem vivenciado uma evolução acelerada nos últimos anos, impulsionada pela digitalização e pela inovação tecnológica. O estudo Inside OOH 2023 da Kantar IBOPE Media, aponta que o Out of Home já atinge 89% da população brasileira regularmente, alcançando um índice ainda maior em cidades como São Paulo (91%) e Brasília (95%), consolidando-se como o segundo meio mais consumido no país.
Segundo Silvia Ramazzotti, presidente do Comitê de DOOH do IAB Brasil e diretora de marketing da JCDecaux, atualmente o OOH representa o terceiro maior share de investimento publicitário no Brasil, com cerca de 10% do mercado. Ela destaca que este setor está em um momento de transformação inédito, marcado por oportunidades e novos desafios para os profissionais de Marketing e marcas.
A digitalização desempenha um papel crucial nesse contexto, com 93% das pessoas indicando que os formatos digitais chamam mais atenção do que as mídias tradicionais, conforme observado no estudo da Kantar. Ramazzotti enfatiza que essa transição para o digital traz vantagens significativas para o setor, incluindo a capacidade de criar campanhas mais interativas e dinâmicas, maior flexibilidade na veiculação de anúncios e a possibilidade de personalizar as mensagens para públicos específicos.
Segundo a presidente do Comitê de DOOH do IAB Brasil, a introdução de novos formatos de compra, como a mídia programática, também está moldando essa indústria. Ela destaca que a mídia programática permite uma segmentação mais precisa da audiência, possibilitando que as marcas veiculem campanhas altamente direcionadas com base em dados de inteligência. “As marcas podem anunciar em regiões pontuais da cidade, em diferentes tipos de ambientes/modais, escolhendo um mix de ativos de acordo com o público-alvo que desejam atingir”, afirma.
Ramazzoti ressalta a importância em investir em inteligência de dados e tecnologia para superar esses obstáculos e garantir que as campanhas de DOOH sejam eficazes e mensuráveis. Quanto ao futuro da mídia Out of Home, a executiva enxerga um cenário onde a personalização e a interatividade se tornarão ainda mais proeminentes.
“O futuro da mídia DOOH não é uma compra por roteiro, mas sim por inteligência de dados”, diz. Segundo ela, os profissionais de Marketing devem estar atentos aos novos recursos de inteligência artificial, para criar campanhas assertivas e que promovam experiências singulares para a audiência, fortalecendo as conexões com o público.
Confira 5 campanhas OOH lançadas esse ano que buscaram oferecer experiência e criar conexão com o público.
Gatorade
A Gatorade promoveu uma iniciativa para hidratar os atletas urbanos no coração de São Paulo, na Av. Paulista. Com concepção e implementação de mídia da Bakery, em colaboração com a Eletromídia, a campanha Out-of-Home (OOH) interativa foi além das telas convencionais. Um painel interativo media os batimentos cardíacos e oferecia o isotônico aos participantes para assegurar a hidratação adequada durante ou após o treino.
Para participar, bastava se cadastrar diretamente no painel e fazer a leitura da frequência cardíaca. A iniciativa busca promover interação entre os frequentadores da região que praticam exercícios físicos, enquanto reforça o conceito Sua Que Dá - que enfatiza a mensagem que, suando, podemos chegar mais longe.
Universal + Kung FU Panda
Para divulgar o filme Kung Fu Panda 4, a Universal Pictures transformou a Mídia OOH em uma Cerejeira, árvore ornamental típica do continente asiático. A cenografia e a tecnologia aplicada na peça é assinada pela produtora Bizsys. Na ação, quem passasse por um dos pontos mais movimentados da Avenida Paulista, em São Paulo, pode ser impactado pela Mídia OOH caracterizada como uma cerejeira e, também, interagir com a peça: a iniciativa funcionava como uma sampling machine, com uma tela de 49 polegadas e entrega de brindes com o tema da animação durante um período de 10 horas de operação.
Mercado Livre
O Mercado Livre e a Globo levaram as experiência da marca no Big Brother Brasil para o mobiliário urbano da Eletromidia. A ação usa os abrigos de ônibus de São Paulo para comunicar a categoria de moda, integrada com as mensagens que Mercado Livre trabalha no Almoço do Anjo do BBB. A ideia é que a complementaridade de pontos de contato faça com que a comunicação esteja na rotina das pessoas.
NWB
Os passageiros das Linhas 4-Amarela, da ViaQuatro, e 5-Lilás, da ViaMobilidade, ambas operadas pela CCR em São Paulo, e do metrô de Salvador, da CCR Bahia, têm acesso agora a conteúdos esportivos de diversos temas, como futebol, corrida e basquete. A iniciativa é resultado de uma parceria exclusiva entre a JCDecaux e a NWB, que tem como objetivo levar informação de alta qualidade para os sistemas de transporte público, bem como inspirar e engajar os espectadores que passam pelo metrô.
Além dos conteúdos editoriais de marcas originais como Desimpedidos, Camisa 21, André Hernan e Corrida na Veia, a parceria inclui os mais de 850 afiliados à TEIA NWB. As inserções contam com a integração de QR codes nas telas internas dos trens, permitindo que os espectadores acessem facilmente informações adicionais, vídeos exclusivos e interações relacionadas ao conteúdo veiculado. O objetivo é levar conteúdo esportivo para um público mais amplo e furar a bolha da internet.
O Boticário
Para divulgar a linha Cuide-se Bem Feira, O Boticário aproveitou a cultura brasileira de ir à feira para criar uma ação de OOH. O lançamento conta com uma estratégia 360° conectada com foco em realizar uma invasão das frutas pela cidade. E começa pela experiência da feira livre, mas, nesse caso, com itens de cuidados inspirados nas frutas mais tradicionais das feiras, gerando interesse e desejo do público a partir de uma ativação offline.
Em São Paulo, a marca criou uma feira e levou uma ativação da novidade de Cuide-se Bem para um dos maiores parques de São Paulo, o Villa Lobos, localizado na Zona Oeste, com intuito de proporcionar essa experiência em um lugar onde, tradicionalmente, não ocorrem feiras. A ativação foi instalada em um dos pontos com maior visibilidade do parque e surpreendeu os visitantes que foram atraídos pelo design colorido do espaço, pelos cheiros dos produtos inspirados nas frutas e pela criatividade das dinâmicas.
Já no Rio de Janeiro, em parceria com a agência AlmapBBDO, a CHICOOH+, utiliza 3D Anamórfico para a campanha sobre lançamento da linha de cuidados pessoais Cuide-se Bem Feira, do O Boticário. A campanha chegou à Avenida Visconde de Albuquerque, no Bairro da Gávea, uma das principais localizações da cidade.
A estratégia visa transmitir o conceito de feira de forma envolvente e autêntica. Para aproveitar a movimentação de turistas no verão de 40ºC do Rio de Janeiro, o painel digital 3D está localizado em um ambiente de fluxo intenso, trazendo grande impacto para a campanha e para a marca. Chico Preto, CEO da CHICOOH+, afirmou que com essa estratégia é possível impactar as pessoas de maneiras diversas, adotando abordagens criativas e incorporando inteligência de dados e tecnologia de forma significativa.
Leia também: ‘Futuro do DOOH?’: Conheça a esfera em Las Vegas com a maior tela de LED do mundo
COMPARTILHAR ESSE POST