MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

41% das empresas no Brasil utilizam inteligência artificial na jornada do consumidor

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

13 de jun. de 2023

CATEGORIA

Tecnologia

Com o intuito de maximizar conversões, empresas brasileiras têm investido em inteligência artificial para estarem próximas dos seus clientes e possíveis consumidores. De acordo com uma pesquisa global realizada pela International Business Machines Corporation (IBM), em 2022, cerca de 41% das empresas brasileiras utilizaram Inteligência Artificial em seu dia a dia.

A ferramenta é a maior aliada das empresas para fortalecer os laços com o cliente. “A tecnologia permite respostas imediatas, se conseguirmos associar a esta resposta um nível alto de personalização dos produtos, certamente estaremos garantindo pontos com o usuário”, comenta Leonardo Oliani, diretor da Astéria, especialista em soluções personalizadas para empresas e negócios.

Os dados são essenciais para que as soluções digitais entreguem o que estão propondo, por isso, a Lei LGPD  protege os direitos fundamentais de privacidade e a livre formação da personalidade de cada indivíduo. As soluções tecnológicas precisam estar em conformidade para trabalhar e manipular apenas os dados previamente autorizados.

Para as empresas, a inteligência artificial proporciona benefícios como:

- Experiência do cliente personalizadas;

- Atendimento contínuo;

- Análise de dados dos consumidores;

- Maximização de conversão.

Inteligência Artificial implantada nos negócios

Para garantir e fidelizar os clientes, as empresas vêm desenvolvendo soluções digitais que conversem com os seus clientes, entre elas, a Sherwin-Willians, que desenvolveu com a Astéria,  o projeto a ‘A sua cor’  oferecendo uma simulação de cores gratuita para o cliente, possibilitando experiências virtuais e otimizando o tempo do projeto realizado pelos designers com a personalização dos detalhes.

“A inteligência artificial resulta  em um atendimento eficiente e em uma melhor experiência do cliente. Basicamente os dados são analisados e aplicados para fidelizar o cliente e aproximar eles da sua marca”, diz Leonardo.

A General Motors Company (GM) também desenvolveu uma plataforma para gerar e validar Cartas-Bônus, que concede desconto aos associados das empresas participantes do programa. O desconto entra nas compras de veículos 0 km nas concessionárias Chevrolet e foi desenvolvido em parceria com a agência ARCWW e a Astéria.

O comércio vem sendo refinado e as empresas que aproveitarem suas diversas aplicações estarão bem posicionadas no mercado. “É fundamental que os empreendedores invistam em soluções e busquem continuamente adaptarem-se às necessidades e às expectativas dos consumidores modernos, criando mais experiência durante a compra”, comenta Leonardo.

O futuro da inteligência artificial no Brasil

De acordo com um estudo da International Data Corporation (IDC) sobre previsões para esse ano no setor de tecnologia, as soluções de automação inteligente superarão US$ 1 bi em 2023 no Brasil, o que representa crescimento de 33% sobre o ano anterior.

Entre os destaques para o setor também está o uso de Inteligência Artificial (IA) e nuvem. Embora uma série de atividades corporativas já tenha migrado para ambientes em cloud e diferentes setores se beneficiam do uso de algoritmos, ainda há um esforço claro em ampliar a utilização das duas ferramentas. “Para esse ano a estimativa é que sete em cada dez empresas vão investir em IA”, explica Oliani.

Leia também: A Inteligência Artificial está impulsionando a era da personalização

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Tecnologia

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme