MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

4 insights do Involves Experience sobre Trade Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

20 de ago. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Um dos maiores fóruns de trade Marketing da América Latina, o Involves reuniu na Cidade do México mais de 200 especialistas e 80 empresas, que compartilharam conhecimentos e experiências sobre as melhores práticas em trade e execução em loja.

Entre os diversos assuntos discutidos e apresentados nas palestras e painéis, quatro tendências se destacaram: a estratégia alinhada entre diferentes departamentos da empresa como processo essencial para garantir o status de "loja perfeita"; o porquê se preocupar em manter uma estrutura de dados integrada; a importância da sinergia entre equipes e tecnologia; e a necessidade de descomplicar a inovação em trade Marketing.

Veja as dicas dos especialistas sobre cada um desses pontos:

Uma loja perfeita exige uma estratégia alinhada entre diferentes departamentos

A loja perfeita não é resultado de ações isoladas, mas sim de uma estratégia coordenada entre todas as áreas da indústria: quando vendas, Marketing, operações e outras equipes trabalham em conjunto, a execução se torna mais eficiente, e os resultados são otimizados. Núria Paiva, da Redbull, em sua palestra "Tienda perfecta: de la estrategia a la ejecución", questionou: "Todas as áreas das empresas de vocês trabalham com o conceito de loja perfeita ou isso está só no trade Marketing?"

Quando o assunto é estratégia e planejamento, a especialista enfatizou que é crucial ter KPIs em comum entre as áreas de merchandising, comercial e trade Marketing, para que a companhia atinja uma loja perfeita. Núria reforça a necessidade de uma estratégia alinhada e explica que se a área de merchandising não tiver os mesmos KPIs que a área comercial, e a área de trade Marketing, a companhia não atingirá o objetivo.

Promover uma estrutura de dados integrada é fundamental

Uma das grandes dores enfrentadas pelas empresas de trade Marketing é a dificuldade de facilitar o acesso aos dados e compartilhar informações entre diferentes áreas, como vendas, pricing e inteligência de mercado. Rafael Andreatta, da Unilever, em sua palestra "Como crescer sua empresa com Inteligência Analítica?", compartilhou a importância de desapegar da coleta de informações isoladas e promover uma estrutura de dados integrada.

Rafael explicou que quando a Unilever começou a estruturar dados em 2019, vários presidentes tinham dados secretos nas reuniões. De lá para cá houve um trabalho intencional de mudar essa mentalidade. O especialista destacou que a transparência e o compartilhamento de informações são fundamentais para o crescimento e a eficiência da empresa: com uma estrutura de dados integrada, as decisões se baseiam em insights mais completos e alinhados, impulsionando o crescimento e a eficiência da companhia.

Tecnologia e equipe precisam trabalhar em sinergia

Ivette Godínez, da Alpura, destacou em sua palestra "Retos CatMan hacia la ejecución perfecta" que a tecnologia sozinha não é suficiente: a participação ativa das pessoas é crucial. "A tecnologia não se ativa sem as pessoas",  afirmou ela, enfatizando a importância da integração humana. A especialista enfatizou que o sucesso do planograma depende de sua adoção no dia a dia pelas equipes de operações - afinal, ele deve ser visto como um aliado no desenvolvimento e na realização dos objetivos. Integrar a tecnologia com as operações diárias e melhorar a comunicação entre todas as partes envolvidas é essencial para a execução perfeita no trade Marketing.

É necessário descomplicar a inovação no trade Marketing

Um dos maiores desafios enfrentados pelas indústrias e agências é a necessidade de modernizar suas ferramentas de trade Marketing e determinados processos que ainda são muito manuais. Esse desafio foi amplamente discutido no Involves Experience 2024, onde especialistas enfatizaram a importância de uma abordagem inovadora e integrada para resolver esses problemas.

David Marcelín, da Amazon, em sua palestra "Cultura de Inovação da Amazon", destacou a necessidade de identificar e atender continuamente às necessidades dos clientes. Ele afirmou que a ‘máquina de inovação’ surge quando a empresa entende isso. “O que impulsiona os resultados são a cultura e as pessoas", apontou.

No painel "Tecnologia e trabalho em equipe: impulsionando a inovação", foi enfatizada a importância do papel da TI na implementação de novas ferramentas. Anabelle Gutiérrez, da L'Oréal, ressaltou o papel da equipe de TI em encontrar soluções adequadas para os usuários.

A integração com sistemas existentes também foi mencionada como um ponto importante por Mirela Ramos, da Kellanova. Quando se trata de equilibrar estabilidade operacional e experimentação com novas tecnologias, a especialista observou: Ela reforçou que é importante que as empresas adotem uma cultura de mentalidade ágil, de testar produtos, fazer pilotos e aprender rápido. “Se falharmos, aprendemos o que não funciona, mas é importante não ficarmos estáticos", apontou.

Leia também: Geolocalização: 10 tendências da mídia digital

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme