MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

4 insights do Involves Experience sobre Trade Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

20 de ago. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Um dos maiores fóruns de trade Marketing da América Latina, o Involves reuniu na Cidade do México mais de 200 especialistas e 80 empresas, que compartilharam conhecimentos e experiências sobre as melhores práticas em trade e execução em loja.

Entre os diversos assuntos discutidos e apresentados nas palestras e painéis, quatro tendências se destacaram: a estratégia alinhada entre diferentes departamentos da empresa como processo essencial para garantir o status de "loja perfeita"; o porquê se preocupar em manter uma estrutura de dados integrada; a importância da sinergia entre equipes e tecnologia; e a necessidade de descomplicar a inovação em trade Marketing.

Veja as dicas dos especialistas sobre cada um desses pontos:

Uma loja perfeita exige uma estratégia alinhada entre diferentes departamentos

A loja perfeita não é resultado de ações isoladas, mas sim de uma estratégia coordenada entre todas as áreas da indústria: quando vendas, Marketing, operações e outras equipes trabalham em conjunto, a execução se torna mais eficiente, e os resultados são otimizados. Núria Paiva, da Redbull, em sua palestra "Tienda perfecta: de la estrategia a la ejecución", questionou: "Todas as áreas das empresas de vocês trabalham com o conceito de loja perfeita ou isso está só no trade Marketing?"

Quando o assunto é estratégia e planejamento, a especialista enfatizou que é crucial ter KPIs em comum entre as áreas de merchandising, comercial e trade Marketing, para que a companhia atinja uma loja perfeita. Núria reforça a necessidade de uma estratégia alinhada e explica que se a área de merchandising não tiver os mesmos KPIs que a área comercial, e a área de trade Marketing, a companhia não atingirá o objetivo.

Promover uma estrutura de dados integrada é fundamental

Uma das grandes dores enfrentadas pelas empresas de trade Marketing é a dificuldade de facilitar o acesso aos dados e compartilhar informações entre diferentes áreas, como vendas, pricing e inteligência de mercado. Rafael Andreatta, da Unilever, em sua palestra "Como crescer sua empresa com Inteligência Analítica?", compartilhou a importância de desapegar da coleta de informações isoladas e promover uma estrutura de dados integrada.

Rafael explicou que quando a Unilever começou a estruturar dados em 2019, vários presidentes tinham dados secretos nas reuniões. De lá para cá houve um trabalho intencional de mudar essa mentalidade. O especialista destacou que a transparência e o compartilhamento de informações são fundamentais para o crescimento e a eficiência da empresa: com uma estrutura de dados integrada, as decisões se baseiam em insights mais completos e alinhados, impulsionando o crescimento e a eficiência da companhia.

Tecnologia e equipe precisam trabalhar em sinergia

Ivette Godínez, da Alpura, destacou em sua palestra "Retos CatMan hacia la ejecución perfecta" que a tecnologia sozinha não é suficiente: a participação ativa das pessoas é crucial. "A tecnologia não se ativa sem as pessoas",  afirmou ela, enfatizando a importância da integração humana. A especialista enfatizou que o sucesso do planograma depende de sua adoção no dia a dia pelas equipes de operações - afinal, ele deve ser visto como um aliado no desenvolvimento e na realização dos objetivos. Integrar a tecnologia com as operações diárias e melhorar a comunicação entre todas as partes envolvidas é essencial para a execução perfeita no trade Marketing.

É necessário descomplicar a inovação no trade Marketing

Um dos maiores desafios enfrentados pelas indústrias e agências é a necessidade de modernizar suas ferramentas de trade Marketing e determinados processos que ainda são muito manuais. Esse desafio foi amplamente discutido no Involves Experience 2024, onde especialistas enfatizaram a importância de uma abordagem inovadora e integrada para resolver esses problemas.

David Marcelín, da Amazon, em sua palestra "Cultura de Inovação da Amazon", destacou a necessidade de identificar e atender continuamente às necessidades dos clientes. Ele afirmou que a ‘máquina de inovação’ surge quando a empresa entende isso. “O que impulsiona os resultados são a cultura e as pessoas", apontou.

No painel "Tecnologia e trabalho em equipe: impulsionando a inovação", foi enfatizada a importância do papel da TI na implementação de novas ferramentas. Anabelle Gutiérrez, da L'Oréal, ressaltou o papel da equipe de TI em encontrar soluções adequadas para os usuários.

A integração com sistemas existentes também foi mencionada como um ponto importante por Mirela Ramos, da Kellanova. Quando se trata de equilibrar estabilidade operacional e experimentação com novas tecnologias, a especialista observou: Ela reforçou que é importante que as empresas adotem uma cultura de mentalidade ágil, de testar produtos, fazer pilotos e aprender rápido. “Se falharmos, aprendemos o que não funciona, mas é importante não ficarmos estáticos", apontou.

Leia também: Geolocalização: 10 tendências da mídia digital

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar