MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

39% dos CMOs brasileiros não agregam estratégias data-driven ao Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

13 de dez. de 2024

CATEGORIA

Notícias

39% dos CMOs brasileiros não agregam estratégias data-driven ao Marketing
39% dos CMOs brasileiros não agregam estratégias data-driven ao Marketing
39% dos CMOs brasileiros não agregam estratégias data-driven ao Marketing

O Marketing data-driven faz parte do conjunto de exigências requeridas para todo CMO, mas, no Brasil, apenas 61% das empresas utilizam os dados com constância. É o que aponta o estudo "Líderes de Marketing & Marketing Data-Driven", conduzido pela Data-Makers em parceria com o Mundo do Marketing e a CDN Comunicação.

Entre os CMOs que observam o data-driven no cotidiano, 33% o praticam integralmente, e 28% parcialmente. A maioria dos CMOs (72%) não está satisfeita com o desempenho de suas empresas em Marketing data-driven, com 39% classificando o desempenho como ruim ou péssimo.

A competitividade também é um fator temerário, já que 78% dos CMOs avaliam que o desempenho de suas empresas em marketing data-driven é igual ou inferior ao de seus concorrentes. Entre as principais barreiras para adoção do marketing data-driven estão a ausência de recursos financeiros (58%) e a falta de conhecimento na equipe (46%).

Na avaliação de Fabrício Fudissaku, CEO da Data-Makers, é essencial que as organizações não apenas valorizem os dados, mas também implementem estratégias eficazes que traduzam essa valorização em resultados tangíveis, reduzindo a lacuna entre o reconhecimento da importância e a utilização efetiva dos dados.

A obtenção de insights sobre consumidores (68%), a precisão na segmentação de clientes (64%), e a otimização da verba de Marketing (55%) foram citados como os usos mais desejados pelos CMOs e são os principais motivadores para a adoção de estratégias data-driven.

A maioria das empresas (52%) planeja aumentar seus investimentos em marketing data-driven para 2025. A injeção deverá ser destinada à resolução de desafios comuns, como a capacitação das equipes para o trabalho com dados e a alocação eficiente do orçamento para potencializar resultados.

O estudo "Líderes de Marketing & Marketing Data-Driven" contou com os parceiros ESPM, CDN, Repense, Mundo do Marketing, Consumidor Moderno, HSR e Celint. A pesquisa também tem o apoio de Data-Crush e Martin Luz. 

Leia também: Cultura data-driven: como estratégias baseadas em dados podem guiar equipes e direcionar o crescimento organizacional

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme