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3 tendências cruciais para o sucesso dos varejistas nas vendas de fim de ano

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Tempo de Leitura 4 min

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26 de nov. de 2024

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Notícias

3 tendências cruciais para o sucesso dos varejistas nas vendas de fim de ano
3 tendências cruciais para o sucesso dos varejistas nas vendas de fim de ano
3 tendências cruciais para o sucesso dos varejistas nas vendas de fim de ano

Consumidores brasileiros serão os responsáveis por um dos maiores aumentos globais na temporada de compras para as festas de fim do ano: 53% planejam gastar mais do que gastaram no mesmo período do ano passado, conforme apontam dados divulgados em uma pesquisa realizada pela Accenture. Do outro lado da moeda, 15% pretendem reduzir gastos.

Os índices colocam o Brasil na liderança de um grupo de nove países avaliados pela Accenture e desenham para as marcas um cenário de otimismo cauteloso. Isso porque a concorrência acirrada por atenção e pela fatia do orçamento dos consumidores deverá impor dificuldades às pequenas e médias empresas durante a temporada de compras.

Accenture identificou três tendências cruciais para o sucesso dos varejistas

Pensando nisso, a Accenture identificou três tendências cruciais para o sucesso dos varejistas em um ambiente altamente competitivo:

Otimismo cauteloso, conforme a busca por ofertas se intensifica

Quase dois em cada três (67%) consumidores classificaram preço e valor entre os fatores mais importantes na decisão de qual varejista comprar, e 41% comprarão conforme e quando lhes forem oferecidas promoções ou descontos.

Neste cenário, os varejistas precisarão atender a um grupo de "caçadores de ofertas" que adoram uma pechincha e são movidos por promoções, incentivos e economias. A recomendação é que os vendedores se destaquem através de ofertas diárias, e não apenas nos dias de picos de vendas e promoções.

Com 60% dos compradores planejando comprar entre o início de novembro e o início de dezembro, os varejistas precisarão prestar muita atenção aos dados e análises para equilibrar cuidadosamente como e quando oferecer promoções e descontos, preservando suas margens de lucro.

Otimismo cauteloso, conforme a busca por ofertas se intensifica

Vales-presente: o acelerador de receita não explorado para o varejo

No ano passado, 37% dos consumidores receberam vales-presente. Este ano, 11% planejam alocar seus gastos de fim de ano para a compra dos cartões. Além disso, cerca de três em quatro (75%) dos brasileiros percebem a compra de um vale-presente como uma opção fácil e segura. 

Pensando neste potencial, os varejistas devem tornar os cartões fáceis de comprar, usar e, principalmente, gerenciar. Os destinatários disseram à Accenture que simplificar as opções de verificação de saldo (31%), lembretes regulares de saldos não utilizados (27%) e um processo de resgate mais fácil online e na loja (46%) ajudariam a garantir a utilização integral dos vales.

A pesquisa aponta que metade dos destinatários pesquisados não resgatou o saldo total do cartão recebido no ano passado. 43% dos entrevistados se declararam muito cansados ao pensar no tempo e esforço que teriam que dedicar para usar o vale-presente.

Vales-presente: o acelerador de receita não explorado para o varejo

Bloqueio do comprador na busca pela melhor opção

À medida que entramos na alta temporada de compras de fim de ano, um grande grupo de consumidores (68%) pode enfrentar o "Bloqueio do Comprador" – o efeito de se sentir sobrecarregado pelo número de opções disponíveis. A maioria (90%) diz que abandonará seus carrinhos de compras devido à frustração ou indecisão, e quase um em cada três (31%) comprará em outro lugar.

A indecisão ecoa na jornada de 56% dos consumidores que não sabem por onde começar a comprar. 65% dos entrevistados temem tomar a decisão de compra errada e se arrepender. Com efeito, 88% dos compradores desejam tomar decisões de forma mais rápida, fácil e confiante, e 73% gostariam de receber inspirações de fontes externas, o que inclui dicas das marcas.

Neste contexto, três medidas podem ser úteis para reduzir as incertezas do consumidor. A primeira delas é o investimento na decoração das lojas. 51% dos consumidores do país preferem visitar lojas físicas para ver e avaliar produtos pessoalmente. Por isso, esbanjar criatividade no layout da loja é crucial para maximizar as vendas.

Outro aspecto importante é a utilização de funcionários do varejo como "campeões da inspiração". Cada vez mais, funcionários das lojas estão sendo treinados para exibir sua expertise e ajudar a inspirar e aconselhar os compradores, uma boa notícia para os 48% dos consumidores que apreciam o suporte personalizado ao cliente.

Finalmente, a pesquisa descobriu que a grande maioria (96%) dos consumidores concorda que a IA generativa pode ajudá-los a encontrar melhores presentes, enquanto 94% valorizam as recomendações que as ferramentas de IA generativa fornecem. Marcas podem utilizar a tecnologia como uma consultora de compras, privilegiando habilidades de resposta semelhantes às humanas, sugerindo ideias de presentes ou conselhos sobre embrulhos. 

Leia também: Planejamento estratégico para CMOs: equilibrando campanhas de fim de ano e a preparação para 2025

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Ian Cândido

Repórter

AUTOR

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