Consumidores brasileiros serão os responsáveis por um dos maiores aumentos globais na temporada de compras para as festas de fim do ano: 53% planejam gastar mais do que gastaram no mesmo período do ano passado, conforme apontam dados divulgados em uma pesquisa realizada pela Accenture. Do outro lado da moeda, 15% pretendem reduzir gastos.
Os índices colocam o Brasil na liderança de um grupo de nove países avaliados pela Accenture e desenham para as marcas um cenário de otimismo cauteloso. Isso porque a concorrência acirrada por atenção e pela fatia do orçamento dos consumidores deverá impor dificuldades às pequenas e médias empresas durante a temporada de compras.
Pensando nisso, a Accenture identificou três tendências cruciais para o sucesso dos varejistas em um ambiente altamente competitivo:
Otimismo cauteloso, conforme a busca por ofertas se intensifica
Quase dois em cada três (67%) consumidores classificaram preço e valor entre os fatores mais importantes na decisão de qual varejista comprar, e 41% comprarão conforme e quando lhes forem oferecidas promoções ou descontos.
Neste cenário, os varejistas precisarão atender a um grupo de "caçadores de ofertas" que adoram uma pechincha e são movidos por promoções, incentivos e economias. A recomendação é que os vendedores se destaquem através de ofertas diárias, e não apenas nos dias de picos de vendas e promoções.
Com 60% dos compradores planejando comprar entre o início de novembro e o início de dezembro, os varejistas precisarão prestar muita atenção aos dados e análises para equilibrar cuidadosamente como e quando oferecer promoções e descontos, preservando suas margens de lucro.
Vales-presente: o acelerador de receita não explorado para o varejo
No ano passado, 37% dos consumidores receberam vales-presente. Este ano, 11% planejam alocar seus gastos de fim de ano para a compra dos cartões. Além disso, cerca de três em quatro (75%) dos brasileiros percebem a compra de um vale-presente como uma opção fácil e segura.
Pensando neste potencial, os varejistas devem tornar os cartões fáceis de comprar, usar e, principalmente, gerenciar. Os destinatários disseram à Accenture que simplificar as opções de verificação de saldo (31%), lembretes regulares de saldos não utilizados (27%) e um processo de resgate mais fácil online e na loja (46%) ajudariam a garantir a utilização integral dos vales.
A pesquisa aponta que metade dos destinatários pesquisados não resgatou o saldo total do cartão recebido no ano passado. 43% dos entrevistados se declararam muito cansados ao pensar no tempo e esforço que teriam que dedicar para usar o vale-presente.
Bloqueio do comprador na busca pela melhor opção
À medida que entramos na alta temporada de compras de fim de ano, um grande grupo de consumidores (68%) pode enfrentar o "Bloqueio do Comprador" – o efeito de se sentir sobrecarregado pelo número de opções disponíveis. A maioria (90%) diz que abandonará seus carrinhos de compras devido à frustração ou indecisão, e quase um em cada três (31%) comprará em outro lugar.
A indecisão ecoa na jornada de 56% dos consumidores que não sabem por onde começar a comprar. 65% dos entrevistados temem tomar a decisão de compra errada e se arrepender. Com efeito, 88% dos compradores desejam tomar decisões de forma mais rápida, fácil e confiante, e 73% gostariam de receber inspirações de fontes externas, o que inclui dicas das marcas.
Neste contexto, três medidas podem ser úteis para reduzir as incertezas do consumidor. A primeira delas é o investimento na decoração das lojas. 51% dos consumidores do país preferem visitar lojas físicas para ver e avaliar produtos pessoalmente. Por isso, esbanjar criatividade no layout da loja é crucial para maximizar as vendas.
Outro aspecto importante é a utilização de funcionários do varejo como "campeões da inspiração". Cada vez mais, funcionários das lojas estão sendo treinados para exibir sua expertise e ajudar a inspirar e aconselhar os compradores, uma boa notícia para os 48% dos consumidores que apreciam o suporte personalizado ao cliente.
Finalmente, a pesquisa descobriu que a grande maioria (96%) dos consumidores concorda que a IA generativa pode ajudá-los a encontrar melhores presentes, enquanto 94% valorizam as recomendações que as ferramentas de IA generativa fornecem. Marcas podem utilizar a tecnologia como uma consultora de compras, privilegiando habilidades de resposta semelhantes às humanas, sugerindo ideias de presentes ou conselhos sobre embrulhos.
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