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3 insights de tecnologia e consumo para 2024, segundo a Meta

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

25 de jan. de 2024

CATEGORIA

Tecnologia

Para a Meta, controladora de redes sociais como o WhatsApp e o Instagram, 2024 deverá ser um ano de evoluções que se estenderão à mensageria de negócios, aos conteúdos em vídeo e às ferramentas baseadas em Inteligência Artificial. Estas tendências são corroboradas pela pesquisa “Estudo da Meta sobre Expectativas 2024”, encomendado pela empresa à Offerwise.

Dados do estudo apontam que 73% dos brasileiros acreditam ter sido impactados por novas tecnologias em seu cotidiano em 2023. Uma parcela semelhante (74%) creem que a situação econômica do país deve melhorar nos próximos seis meses e 52% afirmaram acreditar que 2024 será um ano economicamente melhor do que foi 2023 - o que pode oferecer boas oportunidades às marcas que souberem utilizar a tecnologia para se aproximar do consumidor.

A pesquisa destaca, também, que o Omnichannel moldará o cenário do mercado e do Marketing ao longo do ano. A prática é uma demanda dos consumidores brasileiros: 58% dos entrevistados pesquisam e compram online, enquanto 15% pesquisam e compram em loja física.

Pensando neste cenário, a Meta dividiu os insights obtidos com a pesquisa em três eixos.

Os Reels transformam atenção em ação

Mais de dois terços dos entrevistados compraram um produto ou serviço depois de assistir a Reels e quase metade deles enviaram mensagens à empresa após o vídeo. Não por acaso, 67% dos respondentes acreditam que o Facebook e o Instagram ajudam a descobrir novas marcas com as quais se identificam.

Adicionalmente, as redes da Meta têm se provado úteis às estratégias de Marketing de Influência. 64% dos entrevistados disseram seguir e consumir conteúdos de criadores/influenciadores nas plataformas da empresa e 63% afirmaram já ter comprado algum produto com base na recomendação de um creator.

Finalmente, 56% declaram que, depois de ver uma publi com criadores/influenciadores, sentem vontade de saber mais sobre o produto ou serviço divulgado, sendo que 47% pensam em transformar a curiosidade em aquisição.

IA como elemento fundamental para empresas e consumidores

72% dos consumidores entrevistados dizem que já compraram a partir de um anúncio personalizado, enquanto 56% afirmam que o uso da Inteligência Artificial irá melhorar suas experiências de compras em 2024.

A dualidade de benefícios que se estendem à empresas e consumidores passa pelo potencial da IA em ajudar os empreendimentos a criar e dimensionar anúncios com mais rapidez e eficácia, bem como promover mais personalização e contato com novos produtos.

Mensagens ajudarão as empresas a ir além

61% dos entrevistados acreditam que compras via WhatsApp ou redes sociais tornam a vida mais cômoda. Em função disso, mais de 40% dos anunciantes do país já usam anúncios com clique para mensagens.

Mais do que comprar por aplicativos de mensagem, os brasileiros querem ser ouvidos. 83% dos adultos online no país dizem que querem se comunicar com as empresas da mesma forma como se comunicam com amigos e familiares por meio da mensageria.

Leia também: Quase metade dos supermercados apostam no WhatsApp como forma de divulgar ofertas

Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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