A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) apresentou na última quarta-feira o "Guia ABA sobre o Estudo de Transparência da Cadeia de Fornecimento de Mídia Programática". O material é uma adaptação do "Programmatic Media Supply Chain Transparency Study", desenvolvido pela Associação de Anunciantes Nacionais dos Estados Unidos (ANA), para a realidade brasileira.
O estudo busca entender a eficácia da mídia programática na internet aberta, um segmento específico avaliado em US$ 88 bilhões. Ao longo de dois anos de pesquisas, a equipe examinou áreas de desperdício entre empresas consumidoras de mídia digital e identificou níveis de performance abaixo do esperado neste ecossistema.
Neste sentido, a análise da ANA aponta que 23% dos investimentos digitais em publicidade programática são desperdiçados devido a fatores como complexidade da cadeia, falta de transparência e desequilíbrio de informações. Na avaliação de Lívia Duarte de Barros, Presidente do Comitê de Sourcing da ABA, os dados destacam a urgência por maior clareza e controle por parte dos anunciantes.
O guia também explora temas como a cadeia de fornecimento, desde a criação do anúncio até a exibição ao consumidor, alocação eficiente de recursos entre canais e formatos, mensuração e visibilidade e tráfego inválido (IVT). Também foram abordadas diretrizes para otimização no Mercado Aberto (OMP) e Mercado Privado (PMP).
Este é o segundo guia da ANA trazido ao Brasil pela ABA. Em março de 2023, foi lançado o "Guia Procurement: um estudo sobre as percepções da indústria", versão brasileira do "Procurement 2022: The Good, the Bad, and the Ugly", com o objetivo de identificar pontos de melhoria no setor.
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