Um em cada quatro consumidores se identifica com uma geração diferente da que corresponde ao seu ano de nascimento, enquanto quase três em cada quatro afirmam que seus interesses, paixões e hobbies os definem mais do que a idade.
Publicados na pesquisa, “Muito além do Conflito de Gerações: as novas regras para a conexão com o consumidor”, apresentada no primeiro dia do Cannes Lions 2025 pela Amazon Ads, os insights sugerem que estratégias de Marketing baseadas apenas na idade estão perdendo eficácia.
O estudo analisou mais de 600 mil artigos de notícias e entrevistou 26.400 consumidores em 11 países, incluindo o Brasil. Claire Paull, vice-presidente global de Marketing da Amazon Ads, destaca que profissionais de Marketing precisam usar as ferramentas e os dados disponíveis hoje — e que não existiam cinco ou dez anos atrás — para personalizar as mensagens e garantir que não estão interrompendo a vida das pessoas, mas somando a ela.
Segundo Paull, comunidades digitais exercem um papel cada vez mais relevante, unindo públicos a partir de interesses comuns. Hoje, acrescenta a executiva, existem mais comunidades digitais do que nunca, e isso amplia as oportunidades de conexão — seja por estilo de vida, produtos, viagens, alimentação, bem-estar ou recomendações em geral.
A pesquisa aponta três elementos que geram vínculos mais fortes com os consumidores do que os tradicionais rótulos geracionais: valores compartilhados, pertencimento a comunidades e comportamentos. A proposta é oferecer aos profissionais de Marketing caminhos mais eficazes de segmentação, priorizando afinidades e interesses para construir conexões mais autênticas e relevantes com o público.
Leia também: Amazon Ads lança pacote de patrocínios para marcas ativarem streamers na Twitch
COMPARTILHAR ESSE POST