MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Whatsapp é o meio preferido de 26% dos brasileiros para receber lembretes de renovações de assinaturas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

3 de fev. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Em 2022, a América Latina atingiu uma taxa de disseminação de internet de 66,1%. Apenas no Brasil essa margem chegou a 70,2%, no Chile atingiu 82,30%. À medida que a transição para a rede 5G ganha impulso na região, uma urgência crescente se estabelece nas empresas: acelerar a transformação digital para acompanhar as necessidades do consumidor moderno, conforme a pesquisa “Customer Engagement Benchmarks - 2022”, conduzida pela MoEngage, plataforma de engajamento com insights gerados por Inteligência Artificial. A martech analisou mais de 20 bilhões de mensagens e 4 bilhões de interações com compradores no mundo e, para entender o cenário do consumidor latino-americano, apresenta o recorte para o Brasil e Chile. Para mais da metade dos brasileiros, receber informações sobre lançamentos de produtos via redes sociais está no topo: - 52% dos brasileiros querem receber os alertas via Redes Sociais (Instagram, YouTube, Snapchat, Facebook, Reddit); - 14,8% querem receber estes anúncios por e-mail; - 11,2%, via mensagens no próprio aplicativo ou em banners nos sites; - 11,2% consideram o Whatsapp ou Facebook meios interessantes; - 6% gostam de receber notificações via Push; - 4,8% dos compradores preferem alertas por SMS. No Chile, os alertas via Redes sociais também está no topo, com 56% das preferências, seguidas de e-mail (19,6%), mensagens no próprio aplicativo ou em banners nos sites (9,2%); notificações via Push (6,40%); SMS (5,6%) e Whatsapp ou Facebook (3,20%). Entrega dos seus pedidos O trio de mensageria preferido pelos consumidores para receber avisos sobre os envios de seus pedidos é formado por E-mail, com 31,6% das preferências; o WhatsApp, canal com grande aderência no Brasil, é representado por 22,8%; e notificações via Push, com 18,4%. Os demais citados são: SMS (14,4%) e as mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website (12,8%). Para os chilenos, o trio muda, mas acompanhar os status de seus pedidos por E-mail também está no comando para 38%. Diferentemente do que acontece no Brasil, as mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website são preferíveis por 18,4%, e em terceiro lugar as notificações via Push (16%). Lembretes sobre assinaturas e renovações Para serem informados sobre o momento de renovar assinaturas, a tríade e-mail x whatsapp x push novamente está no TOP 3: 28,8% dos brasileiros preferem as comunicações por E-mail, enquanto Whatsapp ou Facebook representam 26% e as notificações via Push, 19,2%. Além destes canais, as mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website (17,2%) e, por último, o SMS (8,8%) foram abordadas. Para o Chile, as comunicações sobre renovações de assinaturas são bem aceitas por E-mail por 43,2%, notificações via Push, por 20%; e mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website, por 14,8%. Os consumidores desejam se sentir exclusivos. Quando as marcas oferecem experiências personalizadas, surgem melhores resultados e maior engajamento. Para atingir estes objetivos e se aproximar dos compradores, a MoEngage dá algumas dicas: - Reúna informações sobre as preferências de seus consumidores Informações primárias como padrões de navegação ou histórico de compras são úteis para saber o que seus compradores gostam, seus interesses, o que desejam e com qual frequência precisam ser impactados. - Faça uma segmentação de interesses e comunique Crie uma segmentação de consumidores de acordo com afinidades apresentadas anteriormente. Sempre que houver um novo produto em uma categoria de interesse deste comprador, envie um comunicado personalizado, priorizando e respeitando os canais de interesse deste usuário e a frequência.   - Envie alertas de texto com base no comportamento do consumidor Em compras por impulso, os consumidores nem sempre se lembram do que pediram. Atualizações regulares sobre o status de pedidos e entregas também tendem a reduzir o número de solicitações de códigos de rastreio ou cancelamentos, pois os compradores não são pegos de surpresa; Configure campanhas automatizadas para enviar alertas de texto em massa com um link confirmando a compra para aqueles consumidores que acabaram de fazer pedidos. 24 horas após a realização do pedido, envie um novo comunicado com o link para que ele acompanhe e rastreie o status de envio/entrega.   - Aumente as principais métricas de e-mail aprendendo o melhor momento para envio de mensagens Apareça nas caixas de entrada de e-mail. Entenda o comportamento do seu consumidor e aborde-o antes de ir para a academia, no elevador, depois de entrar no táxi entre outros hábitos identificados. Você pode reservar esse tempo para enviar recomendações de produtos e criar oportunidades upsell; A Inteligência Artificial pode ser usada para monitorar métricas como as taxas de abertura, cliques e conversão. A partir disso, é possível agendar automaticamente as suas campanhas mais importantes para o momento e gerar um fluxo de engajamento com o consumidor.       Quer saber mais e ficar ligado em todas a novidades do Mundo do Marketing, participe da nossa Comunidade também. Click aqui! Leia também: Crescimento do Instagram contribui para o relacionamento entre marcas e clientes

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme