MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

WhatsApp e Instagram dominam a atenção de donos de smartphones no Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

6 de jun. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Recorra ao poder da memória e tente responder: quantos - e, se possível, quais - apps estão instalados neste momento no seu smartphone? Partindo do aporte dos dados, é possível afirmar que 90% dos leitores possuem o aplicativo padrão de chamadas, representado pelo ícone de um telefone, na tela inicial do aparelho. É o que indica a pesquisa “Uso de Apps no Brasil”, publicada pelo Panorama Mobile Time/OpinionBox.

Sobre os aplicativos instalados espontaneamente pelos brasileiros, a dupla “Whats-Gram” (WhatsApp e Instagram) reina em absoluto. Classificados como “superapps”, o par de aplicativos da Meta são os únicos presentes na tela inicial de mais da metade dos smartphones brasileiros, e registraram um crescimento significativo nos últimos seis meses. Durante o período, o WhatsApp subiu de 54% para 59% a sua presença na tela inicial do smartphone brasileiro, enquanto o Instagram saltou de 46% para 55%.

Além disso, 53% dos participantes da pesquisa afirmaram que o WhatsApp é o aplicativo aberto mais vezes ao longo do dia, enquanto o Instagram é o campeão no quesito tempo de uso: 36% dos entrevistados passam mais tempo na rede social do que em quaisquer outros apps. Provocados pela proposta de um panorama no qual poderiam instalar apenas um aplicativo no smartphone, 50% dos respondentes compartilharam a predileção pelo WhatsApp. Instagram (15%), YouTube (5%), Facebook (3%) e Google (2%), fecham o ranking de favoritos.  Além do Whats-Gram - a versatilidade do YouTube  A terceira posição no ranking de aplicativos mais populares nos smartphones brasileiros é ocupada pelo Facebook, outro aplicativo da Meta, presente na tela inicial de 39% dos aparelhos. Fecham o Top 5 Nubank (16%) e YouTube (15%). Embora menos presente nas telas iniciais, o YouTube ocupa a quarta posição na lista de apps mais abertos ao longo do dia (3%), e a terceira posição tanto no ranking de aplicativos nos quais os brasileiros passam mais tempo (7%), quanto nas predileções em um panorama de escolha de um único aplicativo (5%).

A plataforma também se destaca como um dos apps preferidos para acompanhar podcasts, com 29% das menções - 3% a menos que o Spotify, líder da categoria - e é o segundo aplicativo mais utilizado para fins educacionais, registrando 18% das menções na categoria “cursos no smartphone”, liderada pela plataforma Hotmart, preferida por 25% dos respondentes.

Queda e ascensão  Popularizado por títulos como Candy Crush, Free Fire e Minecraft, o mercado de jogos móveis está em queda nos smartphones brasileiros. Em três anos, a proporção de uso dos aparelhos para sessões de jogatina caiu de 63% para 45%. Neste recorte, o jogo Candy Crush continua sendo o título mais popular, citado por 10% dos respondentes como o game mais jogado. Em contrapartida, as apostas esportivas ganham cada vez mais espaço. Atualmente, 25% dos brasileiros que possuem um smartphone, já apostaram dinheiro em apps de apostas esportivas. Os aplicativos mais utilizados para fazer e acompanhar apostas, segundo os respondentes, são Bet365 (18%), Betano (13%) e Blaze (8%). Também em franca ascensão, o TikTok ocupa espaços privilegiados em diversos cenários analisados pela pesquisa. Na décima posição no ranking de aplicativos mais comuns nas telas iniciais, a rede social chinesa também se encaixa na lista de apps que recebem maior tempo diário dos brasileiros (3%) e está instalada em 41% dos smartphones - posicionando-se acima de plataformas como Twitter (33%) e LinkedIn (31%). Um app multiuso  Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Gabriel Porto, CMO do Sem Parar, falou sobre a importância do desenvolvimento do app próprio da marca, capaz de acompanhar novas demandas operacionais impostas pela expansão da marca para além dos serviços de pedágio e assumir um importante papel como uma ferramenta de oferta de múltiplas funcionalidades aos clientes. Venha para o Clube e faça parte da conversa!

Leia também: Sites e apps podem ter até 10 vezes mais reconhecimento com influenciadores

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme