O termo “transformação digital” está cada vez mais presente no vocabulário dos líderes de negócios no Brasil: 73% dos líderes de negócios entrevistados para a pesquisa “Líderes de Negócios e Transformação Digital”, realizada pela Data Makers, concordam que o tema é extremamente importante para o futuro dos negócios.
No Mundo do Marketing, não faltam exemplos de empresas que estão empregando tecnologias digitais para aprimorar processos comunicacionais e corrigir deficiências e problemas operacionais comuns ao mundo corporativo. Neste cenário de transformação, é preciso entender que a adoção das tecnologias digitais, como a Inteligência Artificial e suas diversas aplicações em prol da produtividade, por exemplo, deixou de ser uma tendência e passou a ser uma urgência. Isso porque empresas que adiam a própria adaptação à nova era tecnológica correm um sério risco de ficarem para trás e se tornarem defasadas no cenário competitivo. Em função disso, é crucial que empresas e profissionais de Marketing estejam preparados para abraçar a transformação digital. Números da pesquisa Ao contrário do cenário apontado pelas pesquisas a respeito da percepção do ESG e DE&I realizadas pela Data Makers, o estudo sobre transformação digital indica a sintonia entre o nível de reconhecimento da importância do tema e o conhecimento sobre ele.
Nesta pesquisa, 63% dos entrevistados declararam ter total conhecimento a respeito do assunto, e apenas 4% dos líderes ouvidos admitiram não ter qualquer noção sobre o tema. O consenso entre os executivos sobre a importância do tema sugere que os membros da alta cúpula empresarial percebem a transformação digital como um passo crucial para a longevidade das companhias.
Em outra etapa da pesquisa, os respondentes foram convidados a refletir sobre a afirmação “Transformação Digital é uma prioridade para a minha empresa”. 34% deles concordaram totalmente com a afirmação, 27% concordaram parcialmente, 26% se declararam neutros, 9% discordaram parcialmente e apenas 4% discordaram totalmente.
Sobre o nível de atenção dado internamente ao tema, 41% dos respondentes disseram que o assunto pode receber ainda mais atenção, sugerindo que a transformação digital ainda é subestimada no ambiente no qual estão inseridos. Para 49%, o tema recebe a devida atenção.
Motivações e barreiras
Para 68% dos profissionais entrevistados, o aumento da eficiência operacional é o principal benefício oferecido pela transformação digital. Outros 58% citaram os resultados de negócios - inevitável consequência do aumento da eficiência - como a segunda vantagem mais relevante.
Fechando o Top 5, metade dos profissionais citaram a tomada de decisão data-driven como uma vantagem desejável. Para 41% a possibilidade de acompanhar o comportamento do consumidor é o grande diferencial proporcionado pela transformação digital, enquanto 40% dos entrevistados elegeram a cibersegurança e a possibilidade de acompanhar o mercado e os concorrentes como o principal benefício.
Por outro lado, uma velha e conhecida barreira apontada pelas pesquisas da Data Makers se estende também à transformação digital. 46% dos líderes entrevistados disseram que a falta de profissionais preparados é o principal impeditivo para a crucial mudança. Para Andrea Iorio, Fundador e palestrante da Andrea Iorio Keynotes, o índice deixa claro que há uma grande lacuna da falta de treinamento e preparação das pessoas para o tema Transformação Digital.
Formando outra parcela significativa, 40% admitiram que a cultura da companhia não é adequada para a transformação digital. Fechando o rol de barreiras mais relevantes, seguem a falta de conhecimento, impeditivo citado por 37% dos respondentes, estrutura operacional engessada (33%) e escassez de recursos financeiros (31%).
Tecnologias utilizadas e futuros investimentos
Utilizadas por 45% dos profissionais entrevistados, as tecnologias voltadas para o conceito de Big Data são as ferramentas mais empregadas atualmente, à frente da Inteligência Artificial, utilizada por 41% dos respondentes, e do Machine Learning, mencionado por 29% dos participantes.
O futuro, no entanto, reserva um cenário diferente. Perguntados sobre as tecnologias que deverão ser adotadas nos próximos 12 meses, 38% dos respondentes disseram Inteligência Artificial, confirmando a tendência de expansão provocada pelo potencial da tecnologia, celebrado por CMOs globalmente. Machine Learning (26%), Big Data (23%) e Internet das Coisas (20%) também ganharão relevância nos próximos meses - aumentos possibilitados pela vontade de 47% dos líderes empresariais em aumentar os investimentos em tecnologia. 49% disseram que irão manter o mesmo nível de investimento nos próximos 12 meses, e apenas 4% deles pretendem diminuir os recursos.
O estudo ouviu 373 entrevistados (58% C-Levels e 39% CEOs) de micro (17%), pequenas (20%), médias (26%) e grandes (37%) empresas, divididas em mais de 15 setores de atuação.
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