Atualmente, a diversidade é parte importante das empresas até mesmo para conseguir crescer no mercado. Uma pesquisa recente do Instituto Identidades do Brasil (IDBR) mostrou que para cada 10% de aumento na diversidade étnico-racial, acontece um salto de quase 4% na produtividade das empresas. Além disso, para cada 10% de elevação da diversidade de gênero, verificou-se o acréscimo de aproximadamente 5% na produtividade dessas organizações.
Sempre atenta às movimentações de mercado, a Adtail, agência full service, anuncia a chegada de Thauany Brasil como Especialista em People Experience e Diversidade. Além da área principal, ela será responsável pelos setores de Cultura Empresarial e Comunicação Interna. "Para mim o trabalho deve ser realizado de forma conjunta, por isso eu gosto sempre de conversar com todos os times que a agência possui. Nesse papo, estou realizando pesquisas com os colaboradores para ter os dados do pessoal e entender o contexto de algumas frentes para, dessa forma, saber de onde estamos partindo com elas e, a partir daí, construir relatórios", explica.
A nova especialista passou por grandes empresas do mercado financeiro e realizou uma transição de carreira ao longo dos anos. "Eu trabalhei muitos anos em bancos e instituições financeiras, mas em meu último cargo nesse mercado já era como Analista de Diversidade no Will Bank. Mas minha formação em Administração pela UFGRS já me deu algumas noções de RH e Gestão de Pessoas. Além disso, eu faço pós-graduação em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas na PUCRS o que me ajuda na posição. Fora os cursos e eventos sobre o tema que eu participei também e que me ajudam no cargo que ocupo atualmente", pontua Thauany.
Novas lideranças
Mulher preta em cargo de liderança, o que infelizmente é incomum nas empresas, Thauany espera que seu trabalho possa comprovar para outros profissionais que a ascensão é possível. "Quando a gente olha para a liderança das empresas de forma geral, vemos pouquíssimas ou nenhuma pessoa negra ocupando esses cargos estratégicos, e em empresas de tecnologia essa discrepância é ainda maior. É importante para mim estar em uma posição que muitas vezes me pareceu tão distante, e também trazer para o negócio um olhar com esse viés voltado à diversidade. É imprescindível trazer essa representatividade, para inspirar outras pessoas negras que estejam buscando posições de destaque", comenta.
A discriminação racial é outra barreira enfrentada por Thauany. "O racismo em algumas empresas sempre vem de maneira mais velada, o que é ainda mais violento. Desde de ter um homem branco repetindo a mesma coisa que eu acabei de falar, até ser questionada sobre meu cargo ou papel", diz a executiva. "A prioridade hoje na Adtail é a oportunidade, através da contratação de pessoas negras, e a construção da intencionalidade junto às lideranças. A diversidade só acontece para além do discurso quando há intenção das lideranças em fazer a diferença de fato no dia a dia e dentro do seu time", ressalta.
Thauany ainda finaliza trazendo a importância de investir e desenvolver as pessoas negras. "O foco deve ser em desenvolvimento, só números não são suficientes. Quando a gente fala de representatividade em cargos mais altos, a gente precisa desenvolver essas pessoas negras, que geralmente estão em cargos de entrada, para acelerar a carreira delas e alçar voos mais altos. Como disse Viola Davis: a única coisa que separa mulheres negras de qualquer outra pessoa é a oportunidade".
COMPARTILHAR ESSE POST