MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Tendências para 2024: inteligência artificial aplicada ao e-commerce em alta

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

19 de dez. de 2023

CATEGORIA

Performance

A frequência de quem compra online aumentou em 2023: 17% dos consumidores solicita algum produto ou serviço pela internet pelo menos uma vez por semana. Em 2022 esse número era de 12%. Os dados são do Relatório E-Commerce Trends, que também prevê o aumento da atividade no ano que vem, já que 54% dos respondentes disseram que pretendem aumentar o consumo online nos próximos 12 meses.

Para Rafael Ataide, diretor de Data & Tech da agência full service Adtail, os principais resultados vindos da inteligência artificial para o ano que vem estarão relacionados à otimização de processos e automação de tarefas. Seja aplicar IA para criar experiências mais personalizadas, com foco em fidelização, ou usar para atendimentos com clientes, com melhorias em chatbots e desenvolvimento de linguagem natural em conversas automatizadas.

Atualmente, o principal benefício que empresas dos mais variados setores já estão sentindo tem a ver com a redução dos custos operacionais. Processos repetitivos podem ser automatizados com eficácia. Além disso, a utilização das ferramentas tecnológicas diminui a frequência de erros humanos que podem impactar o negócio, reduzindo também desperdícios e colaborando para a saúde da instituição.

O especialista indica utilizar chatbots, automação de Marketing, recomendação de produtos, precificação dinâmica, diminuição de fraudes e qualquer outras formas de inteligência artificial para aumentar vendas e eficiência no e-commerce. Segundo Rafael, o mais importante é começar agora. “Implemente, teste, otimize e teste novamente. A IA é a realidade e seus concorrentes já estão utilizando”, destacou.

Desafios do cenário

Para funcionar corretamente e oferecer insights de valor, as ferramentas de inteligência artificial necessitam de um alto volume de dados. Para Leandro Furlan, gerente de Tech da agência full service Adtail, a qualidade dos dados corporativos ainda é um grande desafio. Sem dados de qualidade, o retorno da IA pode gerar percepções imprecisas e decisões equivocadas.

Outra dificuldade quando se trata de um contexto muito novo é a qualificação do time para adoção da tecnologia. Em alguns casos, a contratação de especialistas é imprescindível. Já existem muitas ferramentas disponíveis no mercado, com objetivos diferentes. Cabe aos gestores encontrar as que mais se encaixam e que tragam os melhores resultados possíveis.

Leandro Furlan aponta que a melhor estratégia de Marketing para impulsionar as vendas de um e-commerce com IA, é a personalização. Ele reforça que todo cliente é único e existem ferramentas para criar jornadas de compras que sejam únicas.

Leia também: Desbravando o potencial da Inteligência Artificial no setor de Marketing e Vendas

IA - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Performance

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme