A frequência de quem compra online aumentou em 2023: 17% dos consumidores solicita algum produto ou serviço pela internet pelo menos uma vez por semana. Em 2022 esse número era de 12%. Os dados são do Relatório E-Commerce Trends, que também prevê o aumento da atividade no ano que vem, já que 54% dos respondentes disseram que pretendem aumentar o consumo online nos próximos 12 meses.
Para Rafael Ataide, diretor de Data & Tech da agência full service Adtail, os principais resultados vindos da inteligência artificial para o ano que vem estarão relacionados à otimização de processos e automação de tarefas. Seja aplicar IA para criar experiências mais personalizadas, com foco em fidelização, ou usar para atendimentos com clientes, com melhorias em chatbots e desenvolvimento de linguagem natural em conversas automatizadas.
Atualmente, o principal benefício que empresas dos mais variados setores já estão sentindo tem a ver com a redução dos custos operacionais. Processos repetitivos podem ser automatizados com eficácia. Além disso, a utilização das ferramentas tecnológicas diminui a frequência de erros humanos que podem impactar o negócio, reduzindo também desperdícios e colaborando para a saúde da instituição.
O especialista indica utilizar chatbots, automação de Marketing, recomendação de produtos, precificação dinâmica, diminuição de fraudes e qualquer outras formas de inteligência artificial para aumentar vendas e eficiência no e-commerce. Segundo Rafael, o mais importante é começar agora. “Implemente, teste, otimize e teste novamente. A IA é a realidade e seus concorrentes já estão utilizando”, destacou.
Desafios do cenário
Para funcionar corretamente e oferecer insights de valor, as ferramentas de inteligência artificial necessitam de um alto volume de dados. Para Leandro Furlan, gerente de Tech da agência full service Adtail, a qualidade dos dados corporativos ainda é um grande desafio. Sem dados de qualidade, o retorno da IA pode gerar percepções imprecisas e decisões equivocadas.
Outra dificuldade quando se trata de um contexto muito novo é a qualificação do time para adoção da tecnologia. Em alguns casos, a contratação de especialistas é imprescindível. Já existem muitas ferramentas disponíveis no mercado, com objetivos diferentes. Cabe aos gestores encontrar as que mais se encaixam e que tragam os melhores resultados possíveis.
Leandro Furlan aponta que a melhor estratégia de Marketing para impulsionar as vendas de um e-commerce com IA, é a personalização. Ele reforça que todo cliente é único e existem ferramentas para criar jornadas de compras que sejam únicas.
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