MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Solidariedade: a força invisível que sustenta comunidades e empresas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

3 de out. de 2025

CATEGORIA

Artigos

Solidariedade: a força invisível que sustenta comunidades e empresas
Solidariedade: a força invisível que sustenta comunidades e empresas
Solidariedade: a força invisível que sustenta comunidades e empresas

O que é solidariedade?
Solidariedade é um sistema complexo, uma rede de inteligência coletiva. É uma responsabilidade mútua, recíproca, que surge do sentimento de identificação com as necessidades do outro. Pressupõe uma interdependência em que todos estão conectados. Mais que identificar uma situação, significa atuar para transformá-la.

Por que é importante?
A valorização do individualismo, do egoísmo e da competição desmedida por dinheiro e poder desequilibrou princípios básicos de convivência que precisam ser retomados para reequilibrar a economia, as comunidades e também os ambientes de trabalho. Nas empresas, a solidariedade se expressa na cooperação entre equipes, no cuidado com colegas em momentos de dificuldade e na busca por soluções que beneficiem a todos.

Pergunte a você mesmo:
Será que eu sou uma pessoa solidária? Quando e como demonstro meus gestos solidários? Quem é solidário comigo? E com quem sou solidário?

O desafio é prático:
Como colocar a solidariedade em prática? Como trabalhar a solidariedade e trabalhar com mais solidariedade?

7 dicas de solidariedade no ambiente de trabalho

  1. Compartilhe conhecimento — dividir o que você sabe fortalece a equipe.

  2. Ofereça ajuda espontânea — não espere ser solicitado para apoiar alguém.

  3. Celebre conquistas coletivas — reconheça esforços do grupo, não só individuais.

  4. Esteja atento às dificuldades dos colegas — solidariedade começa com sensibilidade.

  5. Apoie causas sociais em equipe — incentive projetos voluntários corporativos.

  6. Reduza a competitividade excessiva — promova colaboração em vez de rivalidade.

  7. Valorize a diversidade de vozes — ouvir diferentes perspectivas é um gesto solidário.

 Os 7 Princípios sociotransformacionais são interdisciplinares e interpúblicos: gentileza, generosidade, solidariedade, sustentabilidade, diversidade, respeito e cidadania. E fazem toda a diferença para construir ambientes de trabalho que valorizem e promovam competências capazes de despertar a consciência social para uma convivência mais colaborativa, gentil e saudável para todos.

Aproveite a Semana Nacional EGG, baixe os materiais gratuitos da SNEGG e coloque essa vantagem competitiva em prática na sua empresa: https://www.gentilezagenerosidade.org.br/snegg2025

COMPARTILHAR ESSE POST

Mundo do Marketing

AUTOR

Mundo do Marketing

AUTOR

Mundo do Marketing

AUTOR

Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme