A era digital trouxe e continua trazendo mudanças significativas para a jornada de compra. À medida que se expandem, as plataformas de e-commerce acumulam cada vez mais pontos de contato para interagir com os compradores. O impacto dessa exposição foi medido por uma pesquisa publicada pela Criteo. Segundo os números do levantamento, 84% dos brasileiros fizeram compras online não planejadas durante o primeiro trimestre de 2023.
O principal impulso para essas compras foram os anúncios veiculados nas plataformas de comércio eletrônico. Nesse sentido, a pesquisa também descobriu que 64% dos entrevistados relataram que compraram produtos que viram pela primeira vez ao fazer compras em sites de varejistas de e-commerce.
O índice de compras não planejadas, que incluem indivíduos que mudam para marcas desconhecidas de produtos enquanto pesquisavam, bem como compras adicionais além de suas pesquisas iniciais, indicam um grande potencial para que sites de e-commerce possam gerar receitas de publicidade além de seu negócio principal de varejo e alcançar e envolver os consumidores em todas as etapas da jornada do comprador.
Neste cenário, a retail media se destaca como uma alavanca para os objetivos dos varejistas. Aplicando a estratégia, marcas podem aumentar sua visibilidade por meio de anúncios nativos e de exibição, que podem ser exibidos na página inicial, na página da categoria, na página de pesquisa ou na página de detalhes do produto para alcançar os consumidores em vários estágios de sua jornada.
A prática, que permite o acesso dos varejistas aos dados dos consumidores registrados nas plataformas nas quais estão inseridos, se prova eficiente em números. 47% dos entrevistados pela Criteo declararam ter feito uma compra não planejada anteriormente em função de uma promoção anunciada. Enquanto isso, 20% afirmaram que a compra foi feita devido à qualidade do próprio anúncio online.
De olho nas oportunidades geradas pela nova era do e-commerce, Thiago Cardoso, Managing Director para a América Latina da Criteo, pontua que à medida que a publicidade digital começa a se afastar dos dados third-party, ela apresenta uma grande oportunidade para os varejistas online estabelecidos usarem seus dados proprietários para gerar novos fluxos de receita por meio da venda de anúncios para marcas em suas plataformas de e-commerce.
Marketing em transformação
O consumidor no período pós-pandemia é muito diferente do consumidor do período pré-pandemia. De lá para cá, os comportamentos de compra, sobretudo em função da expansão dos meios digitais, mudaram o mindset dos compradores, que, com razão, estão cada vez mais exigentes e conscientes a respeito dos produtos que adquirem.
Por isso, o Marketing moderno enfrenta o desafio de se reinventar constantemente, e o atributo adaptabilidade tornou-se peça-chave na longevidade de agências de Marketing. Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Leandro Jardim, Diretor de Marketing da Cortex, apresentou o atual panorama do mercado de Marketing e discutiu como agências e profissionais podem sobreviver às demandas para o futuro do segmento.Venha para o Clube e faça parte da conversa!
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