No topo das estratégias de Marketing mais exploradas por empresas de diversos segmentos, estão as redes sociais. De acordo com a pesquisa Panorama de Marketing, realizada pela RD Station, 93% dos profissionais de Marketing utilizam o Instagram com frequência, enquanto outros 67% utilizam o Facebook e 46% o LinkedIn para alavancar ações de comunicação.
Sobre o panorama, Robinson Friede, Diretor de Marketing da RD Station, destaca que 85% dos profissionais entrevistados preferem usar as redes sociais para construir a presença da marca, interagir com o público e impulsionar os resultados dos negócios. Ele também aponta o notável crescimento do LinkedIn e do TikTok no campo estratégico. A plataforma chinesa já é utilizada com frequência por 13% dos profissionais de Marketing.
A pesquisa aponta, também, que os profissionais de Marketing têm atuação expressiva em Mídia Paga. Essa estratégia aparece como a segunda mais explorada pelos times (72%) e também como segundo canal utilizado com mais frequência, ao lado do e-mail, ambos com 64%. Entre a estratégia de anúncios, o Google Ads, com 75%, é o meio preferido, sendo mais usado por empresas de grande porte (82%). Em seguida, vem o Instagram Ads (74%) e Facebook Ads (72%).
Tratando-se de investimento, o Google Ads também é o canal que mais recebe investimento (45%). No recorte por negócios, nas empresas B2C, 16% dos respondentes indicaram investimentos acima de R$ 400 mil em 2022, enquanto no perfil de empresas B2B, essa opção representou apenas metade (8%) dos respondentes. Nesse aspecto, há destaque para empresas dos segmentos de Educação e Ensino (18%) e Varejo (17%).
Analisando este recorte, Friede destaca que a expectativa de crescimento de investimento ao final do ano deverá ser superior a 2022, impulsionada por 19% das empresas B2C e 10% das empresas B2B que devem chegar a patamares acima de 400 mil reais, tendo o setor de educação como líder nesse quesito, com previsão de aumento em 23% no investimento total.
Por isso, em um contexto de competição cada vez maior, será crucial que as empresas explorem novos canais, como mídia programática, LinkedIn Ads e TikTok, e por meio desses anúncios, levem sua audiência para produtos e serviços, gerando Leads e nutrindo o público.
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