A realização do RD Summit pela primeira vez em São Paulo na última semana, reunindo 20 mil pessoas, 150 expositores e 200 horas de conteúdo, foi o palco para a RD Station mostrar ao mercado o seu novo posicionamento. A empresa adquirida pela Totvs em 2021 agora quer se transformar em uma plataforma completa de soluções para Marketing, Vendas e E-commerce para pequenas e médias empresas.
O lançamento do RD Station Mentor IA, a ferramenta de Inteligência Artificial da marca que promete democratizar o acesso à IA treinada, com 20 soluções de geração de conteúdo e tom de voz personalizado, foi somente a ponta de um iceberg bem profundo. O portfólio da empresa hoje conta com o RD Station Marketing, RD Station CRM, RD Station Mentor IA, RD Station Conversas por Tallos, Lexos, Exact Sales por RD Station e Tail, e ainda uma parceria com a Shopify.
O que começou com automação de Marketing há mais de 10 anos e hoje avança para inteligência artificial está de olho em vender mais soluções para os seus mais de 45 mil clientes. “Estamos montando um portfólio de Digital Commerce. Não somos mais só uma empresa que vende o RD Station Marketing e o RD Station CRM, somos uma empresa multiproduto que vai atender aos clientes em suas diferentes necessidades de Marketing e Vendas”, afirma Bernardo Brandão, CMO da RD Station, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Portfólio em constante evolução
A tendência é que o portfólio continue crescendo. O desafio da empresa agora é se posicionar e vender para múltiplos perfis de clientes, mesmo dentro da sua base. “É um desafio e uma oportunidade como a gente se torna uma empresa multiproduto. Quando crescemos muito com um único carro chefe, conseguimos fazer isso muito bem, mas quando começamos a expandir o portfólio que em tese tem personas parecidas, isso força a gente a mudar o mindset para atender múltiplas personas com múltiplos produtos”, explica Brandão.
A própria evolução do mercado, da tecnologia com a profusão da inteligência artificial e dos clientes é um desafio que a empresa sempre encarou promovendo educação e conteúdo. “A tecnologia anda mais rápido do que a capacidade que as empresas têm de adotarem. Existe uma curva de amadurecimento que até está mais rápida, mas ainda tem muito a evoluir. Se pegarmos, por exemplo, o Marketing Conversacional, tem muita gente usando o WhatsApp como canal (de vendas e atendimento), mas ainda tem muita gente que não usa da melhor forma, automatizada, por exemplo”, diz o executivo.
O próprio RD Summit, como uma grande plataforma de lançamento de produto da marca e de relacionamento com clientes, deve evoluir ainda mais. A tendência é que o RD Summit se transforme também em um evento não só de Marketing e Vendas, mas também de E-commerce. “Vamos abraçar cada vez mais o e-commerce, que está em top 3 em volume de clientes. Devemos continuar em um caminho de expansão. Estamos olhando cada vez mais olhando para as dores dos clientes que podemos atender no futuro e em formas de que podemos atender”, adianta Brandão ao portal.
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