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Raio X do Mercado de Luxo no Brasil

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DATA

23 de abr. de 2007

CATEGORIA

Reportagens

<p><strong>Raio X do Mercado de Luxo no Brasil</strong></p><p>Da Reda&ccedil;&atilde;o<br /><a href="mailto:redacao@mundodomarketing.com.br">redacao@mundodomarketing.com.br</a></p><p>Pela primeira vez no Brasil o mercado de luxo se v&ecirc; no espelho. Pesquisa realizada pela GfK Indicator em parceria com a MCF Consultoria &amp; Conhecimento mostra um com&eacute;rcio ainda embrion&aacute;rio, por&eacute;m, com grande potencial de crescimento. Enquanto em mercados emergentes como R&uacute;ssia, &Iacute;ndia e China o luxo cresce a taxas de 45%, no Brasil o mercado evoluiu 17% em 2006, movimentando US$ 3,9 bilh&otilde;es.</p><p>Segundo o levantamento apresentado h&aacute; 15 dias para empres&aacute;rios do setor, divulgado para a grande imprensa somente na &uacute;ltima sexta-feira, o faturamento teve crescimento de 32% com rela&ccedil;&atilde;o ao ano anterior. O principal investimento para a exposi&ccedil;&atilde;o do mercado foi alocado em a&ccedil;&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o, com 24%, seguindo de investimento no pr&oacute;prio neg&oacute;cio, com 20% e 14% em eventos e marca. </p><p>S&atilde;o Paulo, Rio de janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Distrito Federal s&atilde;o as capitais brasileiras com maior representatividade neste mercado. Em S&atilde;o Paulo, os neg&oacute;cios relacionados ao luxo tiveram incremento de 74% em 2006. As empresas sediadas no Brasil representam as maiores fornecedoras deste mercado, com 60% de participa&ccedil;&atilde;o de produtos &ldquo;Made in Brazil&rdquo;. Segundo Carlos Ferreirinha, S&oacute;cio-Diretor da MCF Consultoria, este cen&aacute;rio &eacute; positivo porque o Luxo brasileiro come&ccedil;a a ganhar espa&ccedil;o no mercado internacional, o que refor&ccedil;a a globaliza&ccedil;&atilde;o do mercado e a evolu&ccedil;&atilde;o da qualidade dos produtos e servi&ccedil;os brasileiros. </p><p>Ao todo, a pesquisa entrevistou 65 empresas nacionais e internacionais com opera&ccedil;&atilde;o no Pa&iacute;s. Segundo eles, o maior entrave para o crescimento do mercado de luxo no Brasil &eacute; a tributa&ccedil;&atilde;o e os in&uacute;meros problemas alfandeg&aacute;rios, o que dificulta a importa&ccedil;&atilde;o. Para os pr&oacute;ximos anos, os empres&aacute;rios est&atilde;o dispostos a investir no fortalecimento de suas marcas (83%) e em lojas pr&oacute;prias. Para este ano, a estimativa &eacute; que haja um crescimento de 12% no faturamento do mercado, chegando a US$ 4,3 bilh&otilde;es. </p>

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Redação Mundo do Marketing

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