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Quatro estratégias de Mobile Marketing para que as vendas sazonais sejam bem-sucedidas durante todo o ano

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Tempo de Leitura 4 min

DATA

16 de mar. de 2023

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Sem dúvida, os eventos de compras sazonais são os mais esperados no ano pelos “caçadores de pechinchas”. Desde a Black Friday, passando pelas vendas pós-Natal e Ano Novo, compras de Páscoa, descontos de verão, até o Dia dos Namorados, as oportunidades para os varejistas são enormes. O sucesso dessas datas, frequentemente, determina se um comerciante termina o ano no azul ou no vermelho. Por exemplo, os gastos online durante a Cyber Week, em 2022, bateram o recorde de US$ 35,3 bilhões de dólares nos Estados Unidos, sendo que as compras realizadas por dispositivos móveis contribuíram com 55% das vendas, o que foi considerado como o maior dia de compras online de todos os tempos. Já no Reino Unido, o estudo “British Retail Consortium” mostra que as compras realizadas entre a Copa do Mundo e o  Natal contribuíram para o aumento de 6,9% nas vendas do mês de dezembro. Por esse motivo, tais ocasiões são ideais para ousar no marketing para captar a atenção dos consumidores, direcionar o tráfego e converter as vendas. Isso requer uma cuidadosa reflexão de campanhas que "pensem fora da caixa". No entanto, essa análise não deve começar e terminar apenas com as sazonalidades. As estratégias mais bem-sucedidas podem ser aplicadas durante todo o ano. Personalize, construa, transmita e convertaO mobile marketing tem um enorme potencial, com expectativa global de exceder US$ 4,7 bilhões até 2027. Isto é verdade, especialmente, nos mercados emergentes, onde os consumidores têm muito mais probabilidades de serem “mobile-first” quando se trata da forma como utilizam a internet. Em 2022, varejistas em todo o Brasil, o segundo mercado de e-commerce que mais cresce no mundo, trabalharam para aumentar a eficácia das suas campanhas multicanais de marketing na Black Friday. Ao incorporar estratégias avançadas de mensagens móveis e automatização nas suas campanhas, conseguiram aumentar o valor médio de seus pedidos em 8%, representando mais de 8% da receita total dos clientes. Portanto, destaco quatro estratégias que podem ser aplicadas durante todo o ano: Personalização: com dois terços dos clientes sempre esperando que as empresas compreendam as suas necessidades e expectativas únicas, definir jornadas do usuário dinâmicas, de acordo com seu perfil e comportamento, é o fator mais crítico que contribui para uma campanha de marketing multicanal eficaz. Comunicações e conteúdos personalizados, enviados no momento certo por meio do canal mais apropriado, maximizam o desempenho da campanha e minimizam o spam.  Construção de relacionamentos a longo prazo: ao fornecer uma simples caixa de seleção para que os consumidores optem pelo envio de mensagens quando fazem o check-out, as marcas podem, rapidamente, construir bases de dados Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM, do inglês Customer Relationship Management). Estes consumidores podem ser direcionados para comunicações e ofertas personalizadas durante todo o ano. A eficácia disso pode ser reforçada com a utilização de tecnologias de identificação e coleta de dados móveis primários na internet para completar perfis de usuários e bases de informações, com o consentimento dos clientes. Transmissão no momento certo: as vantagens de construir um forte banco de dados de CRM vão ainda mais longe ao se considerar o poder das mensagens. Anunciar grandes descontos e vendas instantâneas em momentos oportunos, por meio do celular, é uma forma indispensável de impulsionar as vendas. Esta abordagem pode ser repetida ao longo do ano, por exemplo, para alertar os clientes para as promoções de ventiladores e ar-condicionado, durante as ondas de calor, ou aquecedores, quando a temperatura começa a cair. Sendo assim, as marcas podem utilizar o serviço de mensagens móveis para melhorar, significativamente, as suas bases de clientes, atingir os seus  Indicadores Chave de Desempenho (KPIs, do inglês Key Performance Indicator) de marketing e vendas e aumentar as suas receitas. Conversão de carrinhos abandonados em vendas: as mensagens de recuperação de carrinhos e o acompanhamento revelam-se especialmente eficazes para itens de valor mais alto, resultando em conversões e pedidos maiores. Digamos que um cliente visita uma loja eletrônica e adiciona uma televisão ao seu carrinho, mas não finaliza a compra. Com uma estratégia avançada de redirecionamento de mensagens móveis, esse usuário receberá uma mensagem automática com um link clicável de volta ao seu carrinho para que possa concluir a compra. Esse redirecionamento inteligente pode recuperar mais de 10% das receitas que, de outra forma, seriam perdidas. Aprendizagem das vendas sazonaisPor fim, em um cenário cada vez mais competitivo, com os gastos dos consumidores altamente atingidos pela inflação, as marcas devem ser criativas e ousadas. A aplicação de estratégias de mobile marketing bem-sucedidas ao longo do ano, e não apenas durante os períodos tradicionais de venda, é essencial para os varejistas que desejam aumentar seus potenciais clientes.*Chrysa Karamanidi, CIO da Upstream, especialista global em tecnologia de mobile marketing

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