Queridinho dos brasileiros para as trocas de mensagens diárias, o WhatsApp, presente em 99% dos celulares do país, também se destaca como uma importante ferramenta de vendas e de campanhas de Marketing. Um levantamento realizado pela DS Marketing startup apontou que 43% dos supermercados fizeram uso de disparos de campanhas promocionais via WhatsApp pelo menos uma vez no mês de novembro, de acordo com a base de 966 mercados do Brasil, utilizando divulgação de ofertas, conquistas e fidelização de clientes.
Na pesquisa, os supermercados dispararam campanhas durante 30% dos dias do mês. Isso mostra que os supermercados fazem, em média, uma campanha para divulgar novas ofertas a cada três dias. Entre as cidades que mais utilizam o disparo pelo WhatsApp, as de São Paulo lideram com 15%, seguido pelas de Minas Gerais com 13%, Paraná com 9,47%, Goiás com 5,57% e Santa Catarina com 5%.
Em paralelo, os supermercados que utilizam por estados estão 52% de Goiás, 51% do Paraná, 50% do Mato Grosso, 47% em São Paulo e 41% em Santa Catarina. Esses cinco estados representam 50% do total de 359 cidades concentradas que utilizam a plataforma para fazer disparos de campanhas.
Luan Azevedo, CEO e fundador da DS Marketing, destaca que o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação muito eficaz para os supermercados, pois permite um contato direto e personalizado com os clientes. Com o canal, é possível enviar mensagens com ofertas exclusivas, cupons de desconto e até mesmo responder dúvidas em tempo real. Ele ressalta que como a plataforma da DS oferece recursos como o envio de imagens e vídeos, ela possibilita aos supermercados mostrarem seus produtos de forma atrativa e persuasiva.
O executivo pontua ainda que a plataforma é uma vitrine virtual, onde os supermercados podem exibir suas promoções e despertar o interesse dos consumidores, sendo uma estratégia eficiente e de baixo custo.
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