Comprar roupas e calçados em lojas virtuais é uma opção bastante apreciada por pessoas que apreciam a chance de estudar diferentes opções e ofertas de forma ágil e direta. Por outro lado, a impossibilidade de experimentar os produtos de desejo no ambiente virtual pode ser um inibidor de compra. Afinal, apenas 18% das pessoas confiam nas indicações de tamanhos das peças em lojas online, conforme apontam dados divulgados em uma pesquisa realizada pela MindMiners.
A mesma pesquisa aponta que 59% dos consumidores que adquirem roupas online preferem experimentar em si a confiar nos modelos disponíveis em prévias das peças nos sites, enquanto 19% não se sentem representados pelos modelos mostrados nos e-commerces. Do outro lado da moeda, 52% dos entrevistados afirmam comprar os produtos mesmo sem experimentá-los, caso conheçam a loja.
Somando desconfianças e saltos de fé, quase metade (46%) das pessoas ouvidas elegeram a certeza sobre o tamanho da roupa como fator decisivo para realizar uma compra online, enquanto 52% dos entrevistados disseram que costumam acertar o tamanho, mas, algumas vezes, a peça escolhida fica um pouco folgada ou justa, o que pode acarretar na devolução do produto.
Oportunidade de negócios
De olho na oportunidade gerada pelas dúvidas, erros e acertos, a plataforma de IA Generativa Doris, desenvolveu um provador virtual desenhado para atender às demandas dos e-commerces. A ferramenta requer a entrega de fotos dos clientes para analisar e identificar as medidas de cada pessoa e gerar uma visualização precisa do caimento da roupa no corpo.
Marcos de Moraes, CEO e fundador da Doris, ressalta que a incerteza sobre o item escolhido ainda incomoda o consumidor de roupas online e, por este motivo, compradores tendem a preferir lojas que disponibilizam ferramentas que permitam uma melhor experiência de compra, com informações sobre o caimento e a sugestão de tamanho ideal das roupas.
O executivo destaca, também, a grande variedade de pessoas em busca de uma mesma peça que, muitas vezes, pode não ser a ideal para o corpo dela. Com a Doris, o consumidor dispõe de uma experiência personalizada por meio do try-on virtual, que permite experimentar roupas em qualquer lugar, de forma rápida e com precisão próxima a 100%.
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