Não é estranho dizer que o momento da IA é agora, e isso é especialmente verdadeiro para marcas de varejo e eCommerce. Para os profissionais de marketing desses setores, a integração da IA em suas estratégias de engajamento do cliente é simplesmente uma necessidade. Afinal, não aproveitar o poder da IA pode desperdiçar tempo e atrasar o desenvolvimento de habilidades. Embora os profissionais de marketing tenham uma curva de aprendizado, surpreendentemente, ela não é relacionada a descobrir como usar a IA—e sim sobre determinar como usar a IA para resolver desafios de negócios.
O tempo investido aqui geralmente se concentra em três áreas: estratégia e planejamento, gerenciamento de campanhas e análise de dados. Veja como a IA pode reduzir o tempo e as habilidades necessárias para o gerenciamento de campanhas e análise de dados, liberando mais tempo para estratégia e criatividade.
1. A IA pode fazer a análise de dados por você
Transformar dados em insights acionáveis é difícil. Pesquisas da Braze mostram que 59% dos profissionais de marketing de varejo trabalham com equipes de inteligência de negócios para conduzir testes e relatar insights.
Considere um cenário em que um profissional de marketing deseja determinar o objetivo de uma nova campanha por meio de insights de dados. Para isso, ele precisa saber quais comportamentos e experiências aproximam os clientes de realizar uma compra.
Com o recurso de correlação de conversão da BrazeAIᵀᴹ, o profissional de marketing pode perceber que os clientes que realizaram uma compra têm mais sessões por mês do que os clientes que não compraram e são mais propensos a adicionar produtos à sua lista de desejos. O profissional de marketing poderia então lançar campanhas visando aumentar as sessões e incentivar os usuários a adicionar itens às suas listas de desejos. Tudo isso pode ser feito sem envolver equipes de inteligência de negócios, economizando tempo e recursos.
Valor:
Melhores experiências para os clientes, impulsionadas por dados
Economize tempo eliminando o processo tradicional de construção de relatórios e análises personalizados para chegar ao insight acionável
Reduza a dependência de equipes e ferramentas de inteligência de negócios
2. A IA desbloqueia ideias criativas por meio da construção de campanhas
Muitas empresas de varejo e eCommerce têm centenas ou milhares de produtos em várias categorias de produtos. O profissional de marketing ambicioso pode se sentir compelido a realizar tantos testes quanto possível para descobrir qual combinação de criativo e produto converte melhor—se ao menos tivesse horas infinitas no dia. Com o recurso Winning Variant, os profissionais de marketing podem fazer exatamente isso, entregando automaticamente a variante de melhor desempenho de cada teste.

Além disso, a IA pode ajudar a impulsionar a criatividade, especialmente ao criar várias versões de uma campanha. Por exemplo, digamos que um profissional de marketing esteja configurando diferentes jornadas de compra com base no comportamento e nas preferências passadas. Com o Gerador de Imagens por IA e o Assistente de Redação por IA, você pode facilmente criar criativos adequados para cada cliente, sejam eles urbanos ou mais inclinados a destinos tropicais.
Valor:
Aumentar a retenção de clientes e o valor ao longo da vida
Reduzir o tempo necessário para criar campanhas complexas
Campanhas mais criativas que constroem o valor da marca
3. Faça seus clientes acreditarem que têm um estilista pessoal
Muitas empresas investiram em equipes que produzem catálogos de produtos personalizados e públicos impulsionados por Machine Learning (ML). Idealmente, os varejistas querem que suas recomendações pareçam vir de um estilista pessoal. Vamos analisar um cenário onde a IA pode ser utilizada para aliviar a carga dessas equipes e personalizar recomendações em nível individual.
Com catálogos de produtos já conectados ao Braze, as Recomendações de Itens por IA permitem que você recomende automaticamente os principais produtos que um cliente é mais propenso a comprar. E não é apenas o produto que você mostra que pode ser personalizado—toda a mensagem pode ser gerada dinamicamente com base nos detalhes relevantes do produto para uma verdadeira experiência 1:1.
Valor:
Aumento da taxa e frequência de compras
Reduzir a complexidade movendo soluções de personalização variadas para uma ferramenta centralizada
Economizar recursos e agir mais rapidamente reduzindo a dependência de equipes de ML/IA
4. Elimine a incerteza ao criar jornadas de clientes envolventes
O caminho para a compra é cada vez mais complexo hoje, pois os clientes estão conectados em mais canais e plataformas do que nunca. Descobrir o momento e o canal certos para enviar mensagens aos clientes requer muita adivinhação ou muitos testes. Vamos analisar um cenário onde um profissional de marketing deseja convencer os clientes do programa de fidelidade a fazer mais compras. Eles têm duas partes em sua campanha de fidelidade: um lembrete para resgatar a promoção de inscrição e uma oferta adicional associada ao cartão de crédito da loja. Atualmente, eles enviam um e-mail com uma promoção imediatamente após a inscrição e um e-mail sobre o cartão de crédito da loja após sete dias.
Com o Winning Path, o varejista pode configurar várias versões da campanha para testar quais delas apoiarão melhor seus objetivos. Eles querem saber se devem enviar um lembrete sobre a promoção de inscrição após 1, 3 ou 7 dias. Eles querem saber se devem acionar uma oferta adicional para o cartão de crédito da loja após um cliente visualizar um produto 2 ou mais vezes, fazer uma compra ou deixar uma avaliação positiva. Por fim, eles querem saber se as mensagens são mais eficazes por e-mail, SMS ou push. Isso resulta em 27 caminhos diferentes. Mas com o Braze, os 27 caminhos podem ser gerenciados de forma integrada em um único Canvas, e os clientes com programas de fidelidade serão automaticamente direcionados para o caminho mais eficaz.
Valor:
Aumentar o engajamento e o ROI do programa de fidelidade
Reduzir a probabilidade de que a experimentação atrapalhe a execução de campanhas eficazes
Diminuir o tempo e os recursos gastos na análise de dados
5. Permita que os clientes experimentem produtos online de forma tão realista quanto possível com IA
Os clientes ainda estão indo às lojas: 54% dos consumidores preferem navegar por produtos online antes de fazer compras na loja. Existem várias vantagens em comprar na loja, razão pela qual esse canal está correlacionado a vendas mais altas. Mas como trazer os benefícios da experiência em loja para o ambiente online?
Comece com uma réplica de realidade aumentada (AR) da loja para dar aos clientes a sensação da experiência de compra em loja. Use IA para dar conselhos sobre cada produto como se eles estivessem comprando na loja com um associado. Se um cliente quiser saber como um novo estilo ficará nele, ele pode usar a IA para gerar imagens dele usando as roupas, dando uma ideia. Você pode gerar várias combinações de roupas e permitir que os clientes comprem o conjunto completo ou peças dele diretamente das imagens.
Valor:
Maior receita ao impulsionar mais compras e reduzir devoluções
Aumento da conscientização sobre a marca por meio de experiências diferenciadas
A IA está impulsionando um marketing absolutamente engajante e está disponível para todos!
Nunca houve um momento melhor para ser um profissional de marketing melhor. Soluções simples e prontas para uso podem ser adotadas hoje para economizar tempo, apoiar mais criatividade, gerar mais receita e reduzir a dependência de outras tecnologias. Também existem aplicações mais ambiciosas e inspiradoras da IA que revolucionarão a experiência dos clientes com as marcas. Se você está buscando ser um profissional de marketing de classe mundial, a IA agora faz parte do conjunto básico de habilidades para proficiência e é uma ferramenta indispensável. Abrace esse potencial e use-o para levar seus esforços de engajamento do cliente para o próximo nível.
Quer saber mais sobre como usar a IA para trabalhar de forma mais inteligente e criar experiências brilhantes? Confira a BrazeAI™.
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