MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Planilha das Agências de publicidade expõe gestão, lideranças, salários e clientes

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

19 de mar. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Assim como aconteceu com a famosa planilha dos influenciadores, agora é a vez das agências de publicidade serem expostas por seus colaboradores. Até às 16h30 desta quarta-feira, dia 19 de março, mais de 6,2 mil pessoas fizeram comentários sobre suas experiências em dezenas de agências.

África, Galeria, Wieden Kennedy, VML, Publicis, Suno, Ogilvy, WMcCann, Cheil e DPZ são as 10 agências mais citadas e que estão rendendo grande repercussão no X (antigo Twitter). O Mundo do Marketing utilizou a inteligência artificial para mapear os comentários e pôde constatar que a planilha expõe diversos problemas e questões recorrentes nas agências de publicidade brasileiras. Os principais pontos levantados são:

Ambiente de trabalho tóxico

  • Muitas agências são descritas como ambientes tóxicos, com casos frequentes de assédio moral, machismo e racismo.

  • Há relatos de lideranças abusivas, despreparadas e que promovem uma cultura de sobrecarga de trabalho.

  • Burnout é mencionado constantemente como um problema generalizado.

Questões trabalhistas

  • Uso excessivo de contratos PJ (Pessoa Jurídica) no lugar de CLT, privando funcionários de benefícios e direitos trabalhistas.

  • Falta de pagamento de horas extras e pressão para trabalhar além do horário contratado.

  • Salários considerados baixos em relação ao mercado e às responsabilidades.


Problemas de gestão

  • Nepotismo e favoritismo na promoção e contratação de funcionários.

  • Falta de planos de carreira claros e dificuldade de crescimento profissional.

  • Desorganização nos processos internos e na distribuição de tarefas.

Pressão por resultados

  • Clientes descritos como tóxicos e abusivos, com agências cedendo a demandas irrealistas.

  • Foco excessivo em prêmios e reconhecimento externo em detrimento do bem-estar dos funcionários.

Retorno ao trabalho presencial

  • Críticas à obrigatoriedade do trabalho presencial sem aparente justificativa clara.

  • Falta de estrutura adequada nos escritórios para receber todos os funcionários.


Falta de diversidade e inclusão

  • Apesar de discursos sobre diversidade, há relatos de discriminação e falta de oportunidades para grupos minorizados.

Chamados à ação

  • Diversos comentários pedem por sindicalização e ação coletiva para melhorar as condições de trabalho no setor.

Estes pontos mostram um cenário desafiador na indústria publicitária brasileira, com problemas sistêmicos que afetam a qualidade de vida e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores do setor. A seguir, veja as agências mais citadas e os comentários mais frequentes sobre elas.

10 empresas mais citadas e os motivos

África: Mencionada frequentemente por problemas com ambiente de trabalho, presencial obrigatório sem estrutura adequada, e lideranças problemáticas.

Galeria: Citada por questões de ambiente de trabalho, clientes tóxicos, e problemas com promoções e reconhecimento.

Wieden Kennedy (WK): Mencionada por mudanças na qualidade do trabalho, problemas com liderança, e questões salariais.

VML: Citada por problemas de gestão, ambiente tóxico, e questões de diversidade.

Publicis: Mencionada por problemas de ambiente de trabalho, questões salariais, e pressão excessiva.

Suno: Citada por problemas de gestão, ambiente de trabalho, e questões de diversidade.

Ogilvy: Mencionada por problemas de gestão, ambiente de trabalho, e questões salariais.

WMcCann: Citada por problemas de gestão, ambiente tóxico, e questões de assédio moral.

Cheil: Mencionada por problemas de liderança, ambiente tóxico, e questões de gênero.

DPZ: Citada com opiniões mistas, alguns elogios ao ambiente e alguns relatos de problemas de gestão.

Leia também: Polêmica da planilha dos influenciadores: lições que ficam no Marketing de Influência


COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme