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Pinterest apresenta novos recursos com IA e automação para anunciantes

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1 de out. de 2024

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Pinterest apresenta novos recursos com IA e automação para anunciantes
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O Pinterest lançou novos recursos com IA e automação para tornar as campanhas de performance mais inteligentes e eficientes. Uma das novidades é o pacote Pinterest Performance+, a nova linha de produtos de anúncios de fim de funil, com recursos de IA e automação. Agora, anunciantes do mundo todo têm a opção de usar campanhas criadas com a ferramenta para objetivos de consideração, conversões ou vendas de catálogo. 

Qualquer anunciante poderá impulsionar a performance no fim do funil com as campanhas Pinterest Performance+, que ajudarão essencialmente a otimizar a segmentação, gerenciar orçamentos ou decidir quanto dar um lance. Por meio de recursos de IA e automação, a novidade busca reduzir o tempo de criação de campanhas, com 50% menos entradas de dados. 

Quem decide quais recursos usar, seja adquirindo um pacote pronto ou combinando produtos Pinterest Performance+ específicos é a própria marca, com base nas suas necessidades.

Testes feitos com grandes marcas

A novidade foi anunciada no Pinterest Presents, conferência anual de Marketing do Pinterest. Lá, eles apresentaram os resultados de testes alfa e beta, que mostraram que a maioria dos anunciantes viu uma melhoria de pelo menos 10% no custo por aquisição (CPA), em campanhas de conversão e vendas de catálogo, ou uma melhoria de 10% no custo por clique (CPC), em campanhas de consideração. 

Um dos exemplos veio da Prada que, ao lançar uma nova campanha de artigos de couro nos Estados Unidos, notou melhorias nas campanhas Pinterest Performance+, em comparação às campanhas tradicionais, com uma redução de 64% no custo por ação e um aumento de 30% na taxa de conversão. A marca também registrou um aumento de 1,8 vez no retorno do investimento (ROAS), para finalizações de compra.

"A inovação em anúncios no Pinterest está em alta. Ainda somos o lugar onde as marcas são descobertas, mas agora estamos entregando resultados na geração de criativos e no fim do funil também. As marcas estão ampliando a presença do Pinterest no seu mix de mídia, sem precisar escolher entre reconhecimento de marca ou performance no fim do funil. Elas podem ter as duas coisas", afirmou Bill Watkins, diretor geral de receita do Pinterest durante a apresentação.

IA para criativos

Os anunciantes que quiserem criar anúncios com mais engajamento no Pinterest em grande escala também podem usar o criativo Pinterest Performance+ para gerar automaticamente imagens de produtos. Por meio da IA generativa, planos de fundo brancos ou de cores sólidas podem ser transformados em incríveis imagens de estilo de vida, destacando os Pins de produtos e aprofundando o engajamento.

A Walgreens, uma das primeiras marcas a testar o novo produto, usou o criativo Pinterest Performance+ em 50 produtos de várias categorias para aprimorar a experiência de compras online. Segundo dados apresentados no evento, ao exibir seus produtos de varejo incorporando um estilo nativo do Pinterest, a empresa observou uma taxa de cliques para o site 55% maior e um custo por clique 13% menor quando usou planos de fundo gerados, em comparação com planos de fundo brancos. 

Ferramenta para ROAS

O Pinterest também disponibilizou os lances Pinterest Performance+ para ROAS em todos os mercados, para anunciantes qualificados. Embora os lances já oferecessem otimização para cliques ou volume de conversão, agora a empresa adicionou a possibilidade de também otimizar para o maior valor.

Os executivos contaram que foram analisados milhares de sinais para prever o valor de uma conversão potencial em tempo real, ajudando as marcas a maximizarem o retorno do investimento. Para anunciantes que têm produtos com diferentes faixas de preço, como grandes varejistas, isso pode ajudar a capturar os maiores carrinhos de compras de usuários com mais probabilidade de comprar. A maioria dos anunciantes que participaram da fase de testes alfa viram um aumento de, pelo menos, 15% no ROAS usando os lances Performance+ para ROAS.

Novo recurso de promoções 

A temporada de compras de fim de ano de 2023 registrou uma taxa de desconto média global de 21%, a mais alta desde o início da pandemia. Neste ano, os compradores buscarão descontos novamente, e o Pinterest agora pode mostrar o que está em oferta com o recurso de promoções. 

A partir de hoje, essas ferramentas estarão disponíveis mediante solicitação do anunciante em países como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália, França, Alemanha, México, Brasil e Japão. Os primeiros resultados mostram que os anunciantes que incluíram uma promoção tiveram um aumento de 12,7% nas conversões, em comparação com os mesmos anúncios que não usaram o recurso.

Nesses novos recursos, foi utilizada a tecnologia de machine learning para aprimorar a pesquisa e os feeds iniciais do Pinterest com recomendações de compras personalizadas e de marcas específicas. As promoções personalizadas mostram aos compradores ofertas e liquidações com base em buscas e Pins salvos, permitindo que os anunciantes alcancem os usuários do Pinterest nos momentos de compras mais importantes. 

Por meio dos módulos de anúncio com ofertas, a empresa tornou os anúncios mais visíveis no feed inicial, ajudando as marcas a se destacarem durante períodos de alta nas vendas para dar maior visibilidade a ofertas e descontos. 

Leia também: Pinterest é utilizado como vitrine de compras por 55% dos usuários

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Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

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