<p><strong>Pesquisa da TNS mostra crescimento das pesquisas on-line</strong></p> <p>A Internet prova a cada dia a sua eficiência em diversos segmentos e um dos que mais crescem é a pesquisa de mercado on-line. De acordo com Trixie Cartwright, diretora regional para pesquisa interativa da TNS para a América Latina, a pesquisa on-line pode se adaptar aos diversos tipos de consumidores – de classe alta, early adopters e future shapers. A executiva afirma que antes da escolha de metodologia é necessária uma comparação convencional e on-line para avaliar a variação dos resultados.</p> <p>A presença do entrevistador mostra uma diferença entre pesquisas on-line e offline, principalmente no nível de detalhes e na qualidade da informação coletada. Pela Internet, segundo Cartwright, os entrevistados respondem sem se preocupar com entrevistador. “Estudos recentes têm mostrado que os resultados obtidos em pesquisas on-line são mais representativos da realidade”, diz.</p> <p>Além da privacidade nas respostas, a Internet permite que os entrevistados respondam as perguntas no momento mais conveniente, reduzindo a pressão pelo tempo de resposta. A TNS fez um estudo para avaliar o efeito em perguntas abertas on-line e off-line e os resultados dizem que a média de palavras em entrevistas on-line chega a aproximadamente o dobro da off-line.</p> <p>Diversos estudos feitos pela executiva da TNS demonstram que muitas vezes a qualidade da informação em pesquisas na web é maior do que nas metodologias off-line. Apesar da notável eficiência de pesquisas on-line, os estudos off-line continuarão gerando benefícios nos mercados com baixa penetração de Internet.</p>
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