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Pesquisa da TNS mostra crescimento das pesquisas on-line

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Tempo de Leitura 1 min

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29 de mai. de 2008

CATEGORIA

Notícias

<p><strong>Pesquisa da TNS mostra&nbsp;crescimento das pesquisas on-line</strong></p> <p>A Internet prova a cada dia a sua efici&ecirc;ncia em diversos segmentos e um dos que mais crescem &eacute; a pesquisa de mercado on-line. De acordo com Trixie Cartwright, diretora regional para pesquisa interativa da TNS para a Am&eacute;rica Latina, a pesquisa on-line pode se adaptar aos diversos tipos de consumidores &ndash; de classe alta, early adopters e future shapers. A executiva afirma que antes da escolha de metodologia &eacute; necess&aacute;ria uma compara&ccedil;&atilde;o convencional e on-line para avaliar a varia&ccedil;&atilde;o dos resultados.</p> <p>A presen&ccedil;a do entrevistador mostra uma diferen&ccedil;a entre pesquisas on-line e offline, principalmente no n&iacute;vel de detalhes e na qualidade da informa&ccedil;&atilde;o coletada. Pela Internet, segundo Cartwright, os entrevistados respondem sem se preocupar com entrevistador. &ldquo;Estudos recentes t&ecirc;m mostrado que os resultados obtidos em pesquisas on-line s&atilde;o mais representativos da realidade&rdquo;, diz.</p> <p>Al&eacute;m da privacidade nas respostas, a Internet permite que os entrevistados respondam as perguntas no momento mais conveniente, reduzindo a press&atilde;o pelo tempo de resposta. A TNS fez um estudo para avaliar o efeito em perguntas abertas on-line e off-line e os resultados dizem que a m&eacute;dia de palavras em entrevistas on-line chega a aproximadamente o dobro da off-line.</p> <p>Diversos estudos feitos pela executiva da TNS demonstram que muitas vezes a qualidade da informa&ccedil;&atilde;o em pesquisas na web &eacute; maior do que nas metodologias off-line. Apesar da not&aacute;vel efici&ecirc;ncia de pesquisas on-line, os estudos off-line continuar&atilde;o gerando benef&iacute;cios nos mercados com baixa penetra&ccedil;&atilde;o de Internet.</p>

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