Assim como em outros setores, o mercado de turismo está passando por diversas transformações impulsionadas pelas mudanças nas preferências dos consumidores, neste caso, dos viajantes. Mais exigentes e conectados, eles buscam experiências que vão além dos destinos populares: roteiros customizados, acomodações alinhadas ao seu estilo de vida e um atendimento personalizado.
De acordo com o relatório do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), publicado em setembro do último ano, o mercado global de viagens e turismo movimenta US$11,1 trilhões e gera mais de 300 milhões de empregos, consolidando-se como um dos principais motores da economia mundial. Nesse cenário competitivo, as empresas do setor têm investido cada vez mais na exclusividade da experiência como diferencial.
Segundo Cleib Filho, CEO da 100 Limites Expedições e idealizador da FaturaTUR, o viajante quer se sentir único. “Não é sobre vender pacotes, mas sobre entregar uma experiência que fale diretamente com os desejos de cada um. Para acompanhar essa transformação, os agentes de turismo precisam repensar suas estratégias, indo além do básico e priorizando uma experiência de viagem mais personalizada e exclusiva”, explica.
Antecipando tendências de destinos e experiências
Cleib analisa que antecipar expectativas exige olhar além do turismo, como acompanhar tendências que emergem em outros mercados. O crescimento do consumo consciente, por exemplo, eleva o interesse por viagens que envolvam a preservação do meio ambiente e interação com as comunidades locais. Já a valorização de produtos artesanais e personalizados pode inspirar roteiros que promovam a economia criativa dos locais de destino.
“Quem observa essas mudanças conseguem adaptar seus serviços de forma mais ágil e assertiva, que também são exigências cada vez maiores, entregando um valor real ao cliente. Mais do que acompanhar a concorrência, é sobre entender como o mundo está mudando e agir antes que o cliente perceba que precisa disso”, argumenta Cleib.
Experiências únicas: a essência do novo turismo
Mais do que passeios turísticos, os viajantes querem ter histórias para contar e cenários únicos para mostrar. Por isso, oferecer experiências exclusivas, como atividades culturais autênticas, passeios privativos ou aventuras que combinam adrenalina e imersão, é essencial para encantar o cliente. Cleib explica que o segredo está em criar momentos memoráveis e inesperados, uma vez que uma boa experiência faz o viajante se lembrar não apenas da viagem, mas também da marca que proporcionou aquele momento.
Além de conquistar o cliente, oferecer um atendimento humanizado e personalizado é estratégico. O CEO reforça a importância de mapear essas expectativas já no primeiro contato. “O viajante não busca apenas um lugar para ficar, mas uma extensão daquilo que o inspira e o faz se sentir confortável. Entender suas preferências individuais, como interesses culturais, gastronômicos ou de aventura, permite criar roteiros únicos. Saber o que ele valoriza é o ponto de partida para criar um vínculo de confiança”, ressalta.
Para implementar essas estratégias com sucesso, é imprescindível investir na formação da equipe, preparando-a para, mais do que atender, entender e encantar o cliente. Cleib lembra que o mercado exige profissionais que saibam escutar, interpretar e agir. “Profissionais preparados conseguem antecipar necessidades e oferecer as melhores soluções. É isso que transforma uma empresa em referência no setor”, conclui.
Nicho de cultura turca é exemplo de lacunas a preencher no setor
Em média, 50% do consumo de novelas turcas é feito por usuários na faixa de 31 a 50 anos, predominantemente feminino. No Globoplay, esse nicho representa 69% do consumo. Uma característica marcante do fã de novela turca é a busca por ter e viver aquilo que assistem. Além de roupas, acessórios ou itens para casa, o interesse por viagens aumentou.
A Turkish Airlines expandiu a frequência de voos para Istambul: são onze voos semanais entre São Paulo e Istambul, além de atender voos diários para Buenos Aires e Santiago – outra localidade com alta demanda por conteúdos turcos.
A necessidade desse público, no entanto, está em pacotes que levem para os cenários das novelas e filmes. “O maior diferencial é que tudo é gravado nas ruas, em cenários que existem. As pessoas querem um pouco disso, mas não sabem como chegar lá. Todos os pacotes levam para a mesma vivência de pontos turísticos tradicionais, mas nas novelas também vemos locais lindos e que não estão no guia turístico”, pontuou Priscila Darros Pereira em uma entrevista sobre Consumo de Novela Turca no Brasil.
Esse formato já vem sendo utilizado por pequenas agências que são voltadas mais à experiência, mas possuem um custo mais alto, se destinando mais às classes A e B. São organizadores de viagem de luxo, que captam as pessoas que já conhecem a Turquia, mas querem voltar com o olhar “da TV”.
Em uma conversa da reportagem com agências de turismo que oferecem pacotes para a Turquia, foi observado que das poucas agências que oferecem roteiros “de novela”, todas são muito superficiais, levando ou sempre para os mesmos lugares ou não explorando a capacidade total que aquele possui. Dentre as argumentações está a de que os próprios guias locais não estão preparados para levar aos cenários ou intermediar experiências imersivas naquelas regiões.
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