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Para onde vai a experiência do cliente em 2025?

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Tempo de Leitura 3 min

Para onde vai a experiência do cliente em 2025
Para onde vai a experiência do cliente em 2025
Para onde vai a experiência do cliente em 2025

O ano de 2024 foi um período de maturação e muita discussão sobre experiência do cliente, a área ganhou ainda mais relevância e os chefes de negócios já compreenderam que experiência do cliente vai muito além de um “bom atendimento”.

A experiencia do cliente é um conjunto de métodos, práticas e estratégias que visam a melhoria da percepção, fidelização e aumento de vendas com recorrência de maneira sustentável. A importância da Experiência do Cliente (CX) alcançou novos patamares em 2024. Um estudo da Foundever revelou que 80% dos clientes consideram a experiência como um aspecto mais valioso do que os próprios produtos e serviços, sobretudo, clientes das classes A e B.

E para 2025, qual direção as empresas devem olhar?

Este ano falei muito sobre fazer o básico bem-feito, criar processos, capacitar e valorizar pessoas e deixar a casa arrumada para o cliente. 

Em 2025 isso tem que continuar (sempre), mas, agora o cliente deseja outras entregas ainda mais sofisticadas e organizadas. Diversos estudos e pesquisas mostram, que os clientes querem cada vez mais ofertas personalizadas, suporte proativo e compreensão das suas experiências.

Se você é CEO, CMO, CXO ou gestor de uma dessas área, o seu papel será olhar, planejar e executar com clareza estratégias neste sentido.

Personalizar a experiência: utilizar dados e inteligência artificial para oferecer experiências personalizadas com base nos interesses e histórico de compras dos clientes. Possuir um bom CRM que permita ações preditivas e direcionadas deve estar no seu radar.

Oferecer atendimento proativo: antecipar as necessidades dos clientes e oferecer soluções antes que eles peçam é um grande diferencial. O cliente vai se sentir notado, percebido e a sua empresa atingirá o efeito UAU. Minha dica é, analise o comportamento de compra do cliente e a partir dele estabeleça contatos proativos explicando sobre o produto ou serviço e reforçando as características, vantagens, benefícios e soluções. Sua marca quanto mais ensinar e apoiar o cliente, mais será vista como parceira. 

Coleta de feedback contínuo: esse ponto é primordial, entender as necessidades e expectativas dos clientes através da coleta constante de feedback por meio de pesquisa de NPS. Minha orientação é realizar clusterização das falas e tipologia dos detratores. Dessa forma é possível a criação de planos de melhoria a partir da voz do cliente. 

A integração da inteligência artificial em vendas: Segundo Gartner, até 2025, 80% das interações de vendas B2B entre fornecedores e compradores vão acontecer em canais digitais. Usar a IA neste processo ajuda a otimizar ticket médio, LTV e aumentar RFV. As áreas de marketing e experiência do ciente precisam estar totalmente alinhadas com o time de tecnologia. 

Profissionalização da área de CX: tenho visto que muitas empresas encararam CX este ano de 2024 como teste e agregada a outra área. Se a empresa deseja crescer neste tema, deverá dar mais protagonismo as funções de experiencia do cliente com a criação de área exclusiva para pensar de forma estratégica e integrada na melhoria da cultura, jornada, processos, voz do cliente, insight costumer contínuo entre outras tarefas. Ter um Diretor / Gestor de Experiência do cliente faz uma grande diferença e não apenas define a estratégia de experiência do cliente, mas também colabora com todas as outras áreas – do marketing e vendas até atendimento ao cliente e recursos humanos – para garantir que as expectativas dos clientes sejam priorizadas em todas as decisões e processos de forma integrada e estratégica. 

Um estudo da NewVantage Partners apontou que 49% das empresas consideram que um Chief Experience Officer (CXO) é crucial para ser um agente de mudança, trazendo novas perspectivas e abordagens para melhorar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento competitivo e sustentável. 

Para onde a sua empresa está olhando em 2025? Como anda seu planejamento estratégico?


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Diretor do Instituto Experiência do Cliente

Fernando Coelho

Diretor do Instituto Experiência do Cliente

Diretor do Instituto Experiência do Cliente. Selecionado pela Metricx como um dos melhores autores brasileiros na área de Experiência do Cliente. Autor dos Livros CX Descomplicado, Fidelizando o Cliente na prática e mais 4 obras. Diretor Consultivo de Experiência do Cliente. Doutorando em Gamificação pela Universidade de Coimbra. Professor de negócios na ESPM Rio e Instituto Navigare, Gestor Nacional de Marketing no Grupo Terra Zoo. Mentor e Treinador de Negócios como Mercedes Benz, Boticário, Grand Cru, Hotel Blue Tree e outras marcas.

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