No atual contexto mercadológico, a atenção é uma importante moeda de troca. Por trás dessa realidade, que cerceia principalmente o ecossistema digital, há uma explicação muito simples: a partir do momento em que acessam a Internet, os usuários são bombardeados com informações de todos os tipos, assuntos e propósitos.
Em meio a esse mundo de informações, a tendência é que os navegantes abracem a ideia de rolar para baixo, sem prestar atenção no que está sendo exibido na tela. Pensando nisso, marcas e empresas precisam desenvolver soluções para fazer com que seus anúncios sejam um ponto de parada para potenciais compradores.
Para essa tarefa, algo a se levar em consideração antes de criar anúncios com elevado potencial de destaque é a plataforma de veiculação destes ads. Isso porque a performance de um anúncio pode mudar de plataforma para plataforma, ou mesmo dentro de uma única rede, caso ela possibilite postagens no formato stories e no feed principal.
Nesses casos, os gatilhos para o despertar da atenção do consumidor são sutis, e os anúncios desenvolvidos para ambientes específicos saem na frente dos demais. “Se engana quem pensa ‘Instagram, Facebook ou TikTok, é tudo igual. Cada rede tem suas características de performance. O nosso comportamento perante uma publicação no feed é diferente dos stories. A ação que é requerida do nosso dedo é diferente, os movimentos são diferentes. Tudo isso influencia no que nos faz travar, prestar atenção ou não”, explica Miguel Caeiro, Head Latam da VidMob, em conversa com o Clube Mundo do Marketing.
No entanto, não basta conhecer bem as plataformas nas quais as publicações terão o melhor desempenho. É preciso, também, que as campanhas sejam dotadas do potencial de surpreender, engajar e entreter o público. “Pensando nisso, a forma como publicamos a mesma ideia criativa deve ser diferente nos stories e no feed. A mesma campanha terá características diferentes quando for ao TikTok e ao Pinterest. Porque a fórmula para a interação com o público desses ambientes é diferente”, explica.
Finalmente, a seleção das cores adequadas para cada tipo de anúncio pode ser uma carta na manga para a captação da atenção de potenciais compradores. “Rodamos um teste, no Facebook e no Instagram, utilizando diferentes cores com alto contraste e baixo contraste, e notamos capacidades de performance diferentes em cada anúncio. Quando utilizamos cores com alto contraste nos stories, a performance subiu em mais de 63%”, finaliza Caeiro.
Durante a conversa com o Clube Mundo do Marketing, Miguel Caeiro trouxe insights mais detalhados sobre o impacto das cores na performance de campanhas publicitárias. Venha para o Clube e faça parte da conversa!
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