MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Percepção do racismo nos comércios paulistanos aumentou 9% desde 2019

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

27 de nov. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Percepção do racismo nos comércios paulistanos aumentou 9% desde 2019
Percepção do racismo nos comércios paulistanos aumentou 9% desde 2019
Percepção do racismo nos comércios paulistanos aumentou 9% desde 2019

Um número considerável (78%) de moradores da Capital Paulista percebem diferenças no tratamento concedido a clientes negros e brancos nos shoppings e comércios paulistanos, conforme aponta a pesquisa “Viver em SP”, idealizada pela Rede Nossa São Paulo.

A pesquisa aponta um crescimento preocupante na comparação da percepção do racismo em 2019. Na ocasião, 69% dos entrevistados diziam haver diferença no tratamento entre negros e brancos nos shoppings e nos comércios paulistanos.

Os entrevistados afirmam que os comércios são os locais em que o preconceito racial se manifesta de forma mais intensa na cidade. Nas escolas e faculdades, a percepção é de 75%. Nas ruas e espaços públicos, 70%, e no ambiente de trabalho, 68%.

O que é preciso para combater o racismo na cidade

Perguntados sobre as medidas mais eficazes para combater o racismo, 54% dos entrevistados citaram o aumento da punição para atos de injúria racial. Punições mais severas para policiais que cometem abuso contra pessoas negras (39%) e ampliar o debate do tema nas escolas e incluí-lo no currículo escolar (38%) também foram soluções citadas.

Em relação às medidas que as empresas devem adotar para combater o racismo, dar suporte/apoio institucional (psicológico, jurídico) para funcionário que sofre racismo ou preconceito racial é a alternativa mais citada (38%).

O posicionamento contra qualquer tipo de racismo ou preconceito racial e a promoção de campanhas de conscientização autênticas aparecem em segundo lugar (36% das respostas).

A Rede também perguntou qual é o papel das pessoas brancas no combate ao racismo. “Se informar e se educar mais a respeito” do problema foi a opção mais relevante, citada por 49% dos entrevistados.

Em segundo lugar, aparece intervir em situações de tratamento diferente entre pessoas negras e brancas (43%) e, em terceiro, reconhecer-se como parte do problema, identificando ações racistas nas pequenas atitudes como gírias e piadas (37%).

Em outras abordagens da pesquisa, os entrevistados concordaram totalmente ou em parte que o racismo prejudica o desenvolvimento da cidade (86%), as mobilizações internacionais antirracismo são importantes para combater o preconceito (85%), a violência policial afeta principalmente as pessoas negras (82%) e que falar sobre racismo e preconceito racial em programas de TV, realities shows, etc. contribui para ampliar o debate do tema (82%).

Além disso, 79% acreditam que tratar piadas racistas como brincadeira contribui ainda mais para o racismo. Outros 78% percebem que o racismo é um problema central na cidade de São Paulo e deve ser enfrentado com políticas públicas específicas e que aumentar a representatividade das pessoas negras na política e nos cargos de poder contribui para diminuir as desigualdades estruturais. 

Outros 73% pensam que os partidos políticos devem dedicar fundos de forma proporcional às campanhas de candidatos brancos e negros e outros 43% acreditam que já temos ferramentas suficientes para combater o racismo, como as cotas, as leis de punição contra o racismo e políticas afirmativas. 

Leia também: Não é exigência, é direito: posicionamento separa quem apenas fala de quem realmente faz

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme