MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Pedidos em e-commerce de moda crescem 5% no primeiro tri

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

27 de jun. de 2023

CATEGORIA

Performance

Assim como em outros países, o mercado de moda brasileiro vem registrando crescimento no e-commerce. Dados da plataforma de Marketing de afiliados Admitad, pertencente ao grupo Mitgo, apontam que o número de pedidos aumentou 5% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2022, a quantidade de vendas acumulou crescimento percentual de 15%.

Ainda segundo o balanço do ano passado, que analisou 72 marcas e marketplaces de moda brasileiros ou com filiais no país, a receita bruta - Gross Merchandise Volume (GMV) ou Volume Bruto de Mercadorias - gerada pelo setor foi 24% maior que a de 2021.

Segundo o diretor de vendas da Admitad Brasil, Bruno Trindade, o resultado demonstra   um cenário de recuperação após a diminuição de vendas durante a pandemia. “Embora o setor tenha começado a se recuperar gradualmente em 2021, somente em 2022 os clientes voltaram a fazer compras ativas”, explica.

Em relação a 2023, a expectativa é que o crescimento seja maior nos próximos trimestres. “É importante considerar que as altas temporadas da indústria da moda geralmente ocorrem nos meses de primavera e outono, quando ocorrem muitas vendas grandes. Esses números são iniciais, portanto, ainda poderemos ver um crescimento mais proeminente”, comenta Trindade.

Novas ferramentas oferecem melhor experiência

Durante os anos de pandemia, o segmento de e-commerce teve papel significativo no crescimento do varejo de moda. Para aumentar a conveniência, as empresas passaram a oferecer ferramentas online de dimensionamento e ajuste, métodos mais ágeis de entrega e devolução, além de ofertas especiais e descontos. Os benefícios diminuíram a principal desvantagem das compras online - o risco de não agradar o cliente.

De acordo com a Admitad, a moda representa um setor importante no e-commerce, principalmente, próximo a datas comemorativas. No Dia das Mães deste ano, 22% de todas as compras online foram provenientes da categoria.

No mercado mundial de moda, uma tendência que pode impactar o setor no Brasil pode ser percebida no crescimento de 24% do mercado de moda de segunda mão, que deve continuar crescendo a uma taxa três vezes mais rápida que a do mercado regular. O aumento da procura tem sido atribuído à preocupação  crescente dos consumidores em relação ao meio ambiente e ao consumo consciente.

Popularização do Marketing de afiliados

Segundo a Admitad, no último ano, o número de marcas e marketplaces brasileiros que usam a plataforma de Marketing de afiliados para atrair vendas aumentou aproximadamente em 30%. Para Bruno, a razão disso está no aumento de custos referentes ao setor durante o ano passado e início deste ano, o que pode ter tornado a ferramenta mais atrativa para esse mercado.

Em poucas palavras, a plataforma permite que sites com grandes audiências, influenciadores, criadores de conteúdo, comparadores de preços, sub-redes e serviços (de cupons e cashback, e-mail Marketing, compradores de mídia, etc) promovam marcas em troca de comissão. Para anunciantes, a plataforma promove o aumento do alcance da marca e dos produtos, o que favorece o aumento de leads e vendas online.

“A indústria da moda viveu um período de turbulência econômica, com custos crescentes para fabricantes em todo o mundo. Nessas condições, marcas e marketplaces foram se tornando mais cautelosos com seus gastos com Marketing”, explica. O número de afiliados, como sites com grandes audiências e especialistas em tráfego, também aumentou 29% no Brasil em 2022.

No mercado brasileiro, os serviços de cashback foram usados com uma frequência significativamente maior - em 27% dos pedidos, contra 15,5% da taxa global de utilização. Também se destacaram as fontes plataformas de conteúdo e influenciadores, enquanto as lojas afiliadas e a publicidade por aplicativos móveis se mostraram menos eficazes na região.

Leia também: Moda x Tendência no digital. Como identificar o que veio para ficar?

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Performance

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme