A geração Z está alterando percepções pré-estabelecidas sobre o consumo do álcool. A maioria dos jovens entre 18 e 24 anos acredita que a diversão não precisa estar atrelada ao consumo da bebida e buscam uma vida mais saudável e equilibrada, segundo um levantamento da Go Magenta com a Offerwise. Aqueles que optam por beber buscam sabor, experiência e uma conexão diferenciada com a marca. E é isso que a Coca-Cola quer proporcionar em sua linha de drinks prontos.
O primeiro destaque é da Schweppes Mixed, que carrega no nome 240 anos de tradição como água tônica. O produto estreou como primeiro drink para beber no Rock in Rio, oferecendo sabores diferenciados e uma abordagem diferenciada na ocasião de consumo. Além de novo nome e nova embalagem, a antiga Schweppes Premium Drinks, foi a primeira marca da categoria de drinks prontos para beber a fazer parte da história do festival, justamente porque os jovens estão bebendo menos cerveja e queriam uma novidade.
Disponível nos sabores Gin Tônica, Spritz, Vodka Citrus e Gin Tônica Pink, Schweppes Mixed conversa diretamente com o público jovem adulto, oferecendo uma nova maneira de curtir a ocasião com praticidade e estilo. “Schweppes Mixed é mais atraente em todos os sentidos. Seja visualmente, no PDV, onde as cores chamam atenção e mostram os atributos do produto, seja pelo sabor. Ela é prática, pronta para beber, não precisa misturar com nada. Seja em uma festa, comemoração entre amigos ou show, é só abrir e o drink está pronto”, contou Leopoldo Ferreira, Diretor de Marketing da categoria de alcoólicos da Coca-Cola, ao Mundo do Marketing.
Diferenciais competitivos
Além da praticidade, o preço mais acessível também é um chamariz. Leopoldo contou que são feitas parcerias com bares para ofertas de combos de Schweppes Mixed, assim como há com latas de cerveja. “Foram feitas diversas pesquisas para entender como poderíamos melhorar o produto, porque antes (enquanto Schweppes Premium Drinks) não era competitiva e não comunicava ao que veio. Mas foi bom esse período de aprendizado, porque pudemos entender melhor a geração Z e, de fato, entregar algo que fizesse mais sentido. A presença no Rock in Rio é a prova disso”, afirmou Leopoldo.
Já Camila Freire, Diretora da Categoria ARTD (Drinks Prontos) da Coca-Cola América Latina, reforçou a comparação com a cerveja: enquanto uma versão tradicional varia entre 4% e 6%, Schweppes Mixed possui entre 5% e 7%. “Mas é muito mais leve que uma cerveja, a pessoa não fica inchada, com vontade de ir ao banheiro. Ela bebe uma lata de Mixed e percebe valor. Certamente será a bebida que fará sucesso no Carnaval”, pontuou.
Collabs na mira
A categoria de drinks prontos também é fortalecida pelas colaborações – uma tendência em alta e que vem fazendo sucesso na Coca-Cola. Lançada no Brasil em 2023, a Jack&Coke, produzida em parceria com a marca de bourbon Jack Daniel's, apresentou uma famosa mistura em um produto só: Coca-Cola e whisky. A novidade agradou os consumidores e a marca.
“Os resultados das vendas são muito bons e é uma parceria que não tem data para acabar. Ela é boa para o consumidor adulto que quer uma indulgência em casa ou em uma festa, mas também para aquele jovem que está conhecendo whisky pela primeira vez. É uma forma de tornar mais jovem um produto que antes era associado à maturidade”, contou Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.
Ted pontuou a importância de estar junto a empresas que atuam em sinergia e também fortaleçam a experiência do consumidor. “Jack Daniel’s e Coca-Cola já eram uma coisa só antes da colaboração. As pessoas pediam isso, então foi natural criar uma versão acessível, que vende em supermercados, lojas de conveniência e está mais perto do consumidor”, frisou.
Outra grande novidade em collab está por vir nas próximas semanas. O lançamento que Coca-Cola está por anunciar promete fazer sucesso no verão, com uma famosa marca de bebidas. “Será um lançamento que certamente fará sucesso nas festas de fim de ano e nas principais celebrações que virão”, adiantou Leopoldo Ferreira.
“Estamos sempre buscando inovações para esse público que está cada vez mais seleto, exigente e a fim de experiências marcantes. E essa certamente será uma”, concluiu Leopoldo.
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