Nubank, Natura e iFood são as marcas com maior influência sobre a vida das pessoas, da cultura e de seus respectivos segmentos no Brasil, conforme dados divulgados no ranking Brand Momentum Index 2025.
O estudo avalia a capacidade das marcas de influenciar emoções e manter relevância ao longo do tempo, sustentando e/ou ampliando seu crescimento nos próximos anos e evitando a perda de força no mercado. Entre as nacionais mais influentes, além das líderes, figuram Havaianas, Boticário, Havan, Sebrae, Natura Ekos, Magazine Luiza, Warren, Pix, Cacau Show, Petrobras, Tramontina e Mercado Pago.

No recorte global, destacam-se Duolingo, Google e Nike, Meta, YouTube, Mercado Livre, Nestlé, Netflix, ChatGPT, Adidas, Shopee, Coca-Cola, McDonald’s, Faber-Castell e Downy. O levantamento tem como base o Brand Asset Valuator (BAV), o maior banco de dados global sobre valor e imagem de marca.
O ranking também considera dez personalidades de marca que se refletem em emoções capazes de impulsionar o “momentum cultural”. No Brasil, há um equilíbrio entre atributos como ousadia, inventividade e modernidade, aliados à solidez de mercado, gerando confiança.

Mudanças no ranking
Até 2024, a Design Bridge divulgava no Brasil estudos focados em Força e Valor de Marca. Este ano, o índice evolui para uma análise mais ampla, mapeando a percepção atual das empresas e seu impacto emocional junto ao consumidor. A pesquisa ouviu mais de 18 mil brasileiros entre janeiro e março de 2025, avaliando 1.600 marcas.
Para Marcelo M. Bicudo, CEO da Design Bridge and Partners, o brand momentum representa a manifestação visível do sucesso de uma marca ao navegar pelas dinâmicas complexas do mercado e pelas mudanças culturais, combinando estratégia, design e compreensão do comportamento humano como alavancas para crescimento sustentável.
O executivo destaca que marcas globais de tecnologia como Duolingo, Google e ChatGPT dominam as percepções de ousadia e inventividade, enquanto, no Brasil, o Pix se destaca. Já Havaianas e Nike, mesmo com décadas de existência, mantêm-se modernas ao criar experiências relevantes e distintivas.
Leia também: Nubank reforça soluções financeiras em campanha inspirada na série Wandinha
COMPARTILHAR ESSE POST







