“Isso [o desejo e a ambição pela vitória] faz de mim uma pessoa ruim?”. Este é o mote central da campanha “Winning Isn’t for Everyone” (A Vitória Não É Para Todos), da Nike. A ação, lançada nesta sexta-feira, 19, exalta a importância da mentalidade vencedora na trajetória de lendas do esporte.
A peça central da campanha é um filme de 90 segundos, protagonizado por algumas das estrelas do catálogo de parceiros da Nike, como LeBron James, Cristiano Ronaldo, Vini Jr., Serena Williams, Sophia Smith e Kobe Bryant, morto em 2019, conhecido como o criador da filosofia “Mamba Mentality”.
Narrado por Willem Dafoe, o curta exibe frames dos atletas durante o exercício de suas modalidades, elencando uma série de adjetivos subjetivamente negativos endereçados aos atletas que perseguem o topo de sua categoria de forma obstinada – egoísmo, obsessão, falta de empatia – enquanto repete a questão central “Isso faz de mim uma pessoa ruim?”.
As ideias para a campanha vieram diretamente dos atletas da Nike, que foram claros: “se você não quer vencer, já perdeu”. A ação busca passar a mensagem de que o espírito competitivo não é algo para se desculpar, mas a ser exaltado, pois o caminho até o topo envolve determinação, garra e sacrifício.
Durante o desenvolvimento da peça, os esportistas participantes foram ouvidos pela empresa e compartilharam pensamentos sobre mentalidade vencedora. Victor Wembanyama, novo astro da NBA, se declarou “viciado em vencer” e acrescentou que a busca pela vitória é o amor e a razão de sua vida.
Mulher mais rápida do mundo, Sha'Carri Richardson explicou que o seu desejo de vencer nasce na lembrança do que é perder – sentimento que ela se esforça para evitar. Do auge de seus 39 anos, LeBron James prometeu que, enquanto estiver em quadra, tentará ser o melhor de todos os tempos.
Segundo Nicole Graham, CMO da Nike.Inc, a ação foi criada para celebrar a voz do atleta e contar uma história sobre o que é preciso para ser o melhor, os legados que ainda estão por vir e os sonhos que serão realizados, lembrando ao mundo que não há nada de errado em querer vencer.
Leia também: Nike substituirá Adidas como patrocinadora da Seleção Alemã em 2027
COMPARTILHAR ESSE POST