Abrir um restaurante ou bar no Brasil parece ser promissor, afinal, a população ama comer fora e sentar com os amigos em uma mesa para conversar. Tendo como cenário a Cidade Maravilhosa, a beira da rua fica ainda mais convidativa. Unindo essa percepção e acrescentando aperitivos tradicionais como os pastéis, o Bar do Adão chega aos 32 anos se reinventando para manter a clientela sempre presente em suas unidades. Isso porque não basta apenas estar em um cenário de negócios favoráveis: é preciso estar atento à mudança no comportamento do consumidor e às principais crises que possam surgir.
Um exemplo foi da pandemia, que fez muitos restaurantes fecharem ou serem forçados a investirem no digital. Depois do impacto causado pela pandemia de Covid-19 na economia, o mercado de food service, que abrange os estabelecimentos de alimentação fora do lar, como restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs e food trucks, entre outros, está em franca ascensão. Apesar do crescimento de 10,2%, a recuperação deve vir mesmo este ano e em 2024.
Dentre todos os desafios enfrentados, foi próximo à terceira década que a rede encarou o maior deles. “Não foi fácil, tivemos desafios de fluxo de caixa pois as vendas do delivery não supriam a queda no atendimento presencial, porém conseguimos passar por esse momento tendo muito orgulho de não termos fechado nenhuma loja da nossa rede, em um cenário onde cerca de 30% dos estabelecimentos de food service encerraram as atividades no Estado do RJ”, contou Maurício Costa, CEO do Bar do Adão, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Confira a entrevista que fala também sobre investimentos em Marketing, conveniência e inovação no food service.
Mundo do Marketing - Ao longo desses 32 anos qual foi o momento mais desafiador para a empresa? Maurício Costa: Ao longo da nossa história tivemos muitos altos e baixos, mas sem dúvidas não houve nada como a pandemia da covid. Um cenário sem precedentes, sem fórmula pronta ou plano de ação sobre como deveríamos agir. Exigiu muita sabedoria, análise e execução ágil. Mundo do Marketing - Que ações vocês fizeram durante a pandemia para não perderem vendas? Maurício Costa: Em um cenário onde a experiência presencial de consumo e relacionamento com a nossa marca não era possível, a decisão era clara: precisamos levar a experiência Bar do Adão para a casa dos nossos clientes. Nós temos uma experiência consolidada em delivery há pelo menos 20 anos nas nossas lojas próprias, época que só tínhamos o telefone como opção. Todavia, não era a realidade de todas as nossas lojas franqueadas.
Reinventamos a operação, renegociamos com os fornecedores, desenvolvemos a estrutura para operar com delivery em todas as nossas lojas e seguimos um protocolo muito rígido de prevenção da covid nas nossas cozinhas para proteger a nossa gente, nossa equipe que com muita garra continuou dando seu melhor para levarmos o Bar do Adão para as casas das pessoas. Não foi fácil, tivemos desafios de fluxo de caixa pois as vendas do delivery não supriam a queda no atendimento presencial, porém conseguimos passar por esse momento tendo muito orgulho de não termos fechado nenhuma loja da nossa rede, em um cenário onde cerca de 30% dos estabelecimentos de food service encerraram as atividades no Estado do RJ, segundo a Abrasel RJ (Associação de Bares e Restaurantes).
Mundo do Marketing - Como é feito o trabalho de Marketing do Bar do Adão? Maurício Costa: Entendemos que o Marketing é um dos pilares fundamentais de um negócio de varejo e de alimentação fora do lar. Investimos bastante para termos uma equipe interna qualificada com dedicação integral, além de possuirmos parceiros recorrentes como agências e assessoria de imprensa. Nosso objetivo é termos um olhar completo, com visão de dono e fomentando a diversidade de opiniões para conseguirmos atender às expectativas dos nossos consumidores e gerar resultado para os nossos franqueados.
Anualmente elaboramos um planejamento de comunicação e marketing baseado em datas do varejo importantes para o negócio, trazendo uma Campanha Institucional para a marca: “Quem sabe, sabe!”, criada neste ano de 2023 para fortalecer o relacionamento com nossos clientes e projetar um reconhecimento de marca maior nesse segmento.
Além disso, faz parte do trabalho de marketing de uma franqueadora que somos todo o suporte no dia a dia dos franqueados, estudo e análise de ações promocionais, campanhas e tudo que envolva a comunicação da marca junto às lojas.
Mundo do Marketing - Quais inovações vocês vêm implantando na rede? Maurício Costa: Nós trabalhamos com um olhar 360º para toda a operação e gestão do negócio para promover inovações que sejam práticas para o negócio e para os clientes. Fomos pioneiros agora em 2022, por exemplo, em colocarmos uma marcação, feito de material comestível – papel de arroz – identificando os sabores dos pastéis. Com isso, resolvemos um problema antigo da cultura de consumo de pastéis, que é quando os clientes se confundem de qual pastel é de qual sabor e um acaba mordendo o do outro.
Já vemos marcas concorrentes copiando essa nossa inovação, o que é um indicador, aliado ao feedback dos clientes, do sucesso dessa inovação. Além disso, temos outras inovações no processo de suprimentos com compras mais fluidas, na forma do time de atendimento tirar pedido de forma mais ágil usando tecnologia, estamos investindo também em tecnologia nas nossas cozinhas para termos um serviço cada vez mais eficiente.
Mundo do Marketing - O apelo por conveniência vem aumentando cada vez mais. Como vocês vem lidando com essa mudança no comportamento do consumidor? Maurício Costa: A gente busca acompanhar as tendências globais e locais do food service. Hoje o Bar do Adão é uma marca que oferta serviços em múltiplos canais, pois entendemos que precisamos estar em todos os locais onde os nossos clientes estão, isso é parte da conveniência do consumo. Portanto, além da loja física com consumo no local, também recebemos pedidos pelo telefone seja para delivery ou para o cliente que só quer retirar (take away/pick up). Estamos no delivery no marketplace mais famoso e também em canais proprietários como nosso aplicativo.
Para além do consumo, entendemos que a conveniência também passa por estarmos disponíveis a ouvir, tirar dúvidas e tratar problemas de forma rápida, por isso somos muito rigorosos em ter certeza que atendemos qualquer demanda e questionamento seja nas mídias sociais, plataformas do google, e-mails, site e qualquer canal pelo qual o cliente queira se comunicar conosco, dando essa conveniência no relacionamento com a nossa marca.
Por fim mas não menos importante, buscamos oferecer conveniência na oferta do mix de produtos, uma vez que possuímos pratos individuais, para duplas, famílias, petiscos individuais e para compartilhar, opções com e sem proteína, opções mais leves no verão e mais carregadas no inverno, além de opções temáticas em datas festivas.
É um esforço contínuo que temos em atender os nossos clientes de forma ampla, em todos os canais e com um mix diverso para todos os gostos.
Mundo do Marketing - E as novidades no cardápio? Como se reinventar e se aproximar das tendências sem perder a essência da empresa? Maurício Costa: A criatividade é um pilar essencial do nosso DNA e da cultura de ser do Bar do Adão. Todos os anos fazemos lançamentos de diversos novos produtos, trazendo novidades e curiosidade para nossos clientes. Nosso processo criativo hoje envolve não somente os sócios da marca e nossos franqueados como ainda buscamos ouvir o que os nossos consumidores esperam ver em nosso mix de venda.
Um exemplo interessante foi uma campanha que fizemos recentemente, onde nós abrimos para as pessoas sugerirem o próximo pastel que entraria no cardápio. O sabor mais votado pelo público entrou de fato nas nossas casas, e o cliente que sugeriu o sabor foi premiado com um ano de consumo no Bar do Adão em qualquer filial de sua conveniência.
O post da escolha do sabor foi o que teve maior número de engajamento da nossa história, um termômetro relevante que demonstra como os clientes querem se aproximar, dialogar e, principalmente, serem protagonistas da construção do Bar do Adão de hoje e do amanhã. Acreditamos que esse seja o caminho mais acertado, sempre com o cliente no centro das nossas decisões.
Leia também: O impacto dos totens de autoatendimento no segmento de food service
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