MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Meta cria novo modelo de linguagem de aprendizado de máquina

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

24 de fev. de 2023

CATEGORIA

Notícias

O sucesso do OpenAI vem chamando a atenção de diversas empresas, dentre elas a Meta, empresa-mãe do Facebook. Para se aproximar das ferramentas de aprendizado de máquina, Mark Zuckerberg lançou um novo gerador de linguagem AI chamado LLaMA. A novidade não é como ChatGPT ou Bing e não é um sistema com o qual qualquer um possa conversar. Em vez disso, é uma ferramenta de pesquisa que a Meta diz que está compartilhando na esperança de “democratizar o acesso neste campo importante e em rápida mudança”. Em outras palavras: ajudar os especialistas a desvendar os problemas dos modelos de linguagem da IA, desde o viés e a toxicidade até a tendência de simplesmente inventar informações. Para esse fim, a Meta está lançando o LLaMA (que na verdade não é um sistema único, mas um quarteto de modelos de tamanhos diferentes) sob “uma licença não comercial focada em casos de uso de pesquisa”, com acesso concedido a grupos como universidades, ONGs e laboratórios industriais. A Meta afirma que a segunda versão menor do modelo LLaMA, LLaMA-13B, tem desempenho melhor do que o popular modelo GPT-3 da OpenAI “na maioria dos benchmarks”, enquanto o maior, LLaMA-65B é “competitivo com os melhores modelos”, como o Chinchilla70B da DeepMind e o PaLM 540B do Google.  “Hoje estamos lançando um novo modelo de linguagem grande de IA de última geração chamado LLaMA, projetado para ajudar os pesquisadores a avançar em seu trabalho. Os LLMs se mostraram muito promissores na geração de texto, conversas, resumo de material escrito e tarefas mais complicadas, como resolver teoremas matemáticos ou prever estruturas de proteínas. A Meta está comprometida com esse modelo aberto de pesquisa e disponibilizaremos nosso novo modelo para a comunidade de pesquisa de IA”, disse o CEO Mark Zuckerberg em um post no Facebook. Leia também: ChatGPT e AI no Marketing: artificialidade pode reproduzir a emoção das marcas?

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar