Estudo foi realizado pelo Mundo do Marketing em parceria com FGV, Toluna, RD Station, Rock Content, V4 Company e Robert Half.
Algumas perguntas têm sido recorrentes quando os profissionais de Marketing se encontram. Como está a sua estrutura? Como está o direcionamento das suas verbas? Quais indicadores utiliza para mensurar suas ações? Como tem enfrentado os desafios do Digital? Como está o gerenciamento do time?
Agora, todas essas questões foram respondidas no Marketing Landscape, um panorama completo do Marketing no Brasil desenvolvido pelo Mundo do Marketing em parceria com a FGV, a Toluna, a RD Station, a Rock Content, a V4 Company e a Robert Half, realizado entre o final de 2022 e o começo de 2023 e que terá edições anuais.
O Raio X da área está disponível para todos os profissionais de Marketing baixarem gratuitamente para terem em mãos um material que os ajudem a balizar suas iniciativas. “O Marketing Landscape é de extrema importância para o mercado, pois agora todos temos uma referência que antes não existia", aponta Bruno Mello, fundador do Mundo do Marketing.
Números mostram heterogeneidade entre empresas
O Marketing Landscape 2023 mostra quantos profissionais atuam na área em cada empresa. Na maioria (71,61%), o departamento conta com até 10 profissionais. O segundo maior volume está nas grandes empresas, onde 11,44% tem mais de 60 profissionais de Marketing trabalhando para gerar demanda, cuidar da marca, entre outras atribuições.
A área tem crescido e ganhado importância. Segundo os entrevistados, a relevância do Marketing aumentou (71,19%) ou se manteve igual (22,88%) nos últimos anos. E, para 81,36%, a área ganhará ainda mais relevância para as empresas nos próximos dois anos. Prova disso é que os investimentos também aumentaram. A verba de Marketing aumentou nos últimos dois anos em 62,71% das companhias e em 19,92%, se manteve igual. Para 2023 e 2024, a expectativa de 69,07% é que a rubrica aumente e a de 22,46% se mantenha na mesma proporção.
Mas quanto elas investem? A maioria (55,08%), entre 1 e 5% do faturamento e 15,25% aloca entre 6 e 10% do faturamento. Em volume reais, o Marketing Landscape 2023 apurou um investimento mensal de até R$ 5 mil em 21,19% das empresas. 16,53% investem entre R$ 10 mil e R$ 30 mil por mês, outros 12,29%, entre R$ 6 mil e R$ 10 mil, enquanto 10,59% das empresas no Brasil investem mais de R$ 300 mil por mês em Marketing.
Top 5 indicadores
O panorama completo mostra como esta verba está distribuída em diversas iniciativas. Os dados levantados indicam também o percentual de profissionais que conseguem comprovar os resultados da comunicação e nas vendas. Para mensurar, as cinco principais métricas são: Valor total de vendas; Quantidade de vendas; Leads qualificados; Leads e
Ticket médio.
Uma das grandes questões respondidas pelo Marketing Landscape 2023 é sobre o modelo de gestão de Marketing atual. 22,88% das empresas já utilizam uma gestão de Marketing ágil e 42,8% pretendem implementar. O gerenciamento do time, no entanto, está dividido. 32,2% das companhias utilizam ferramentas gratuitas de gerenciamento de times, enquanto 31,78% faz esse gerenciamento apenas com reuniões e e-mails.
O estudo também levantou a aplicação de Growth e Data Driven com resultados semelhantes ao da gestão ágil. “Se tem uma área dentro das empresas que mais se transformou nos últimos anos, essa foi o Marketing, pois foi impactada de todas as formas possível, com o avanço da tecnologia, do comportamento do consumidor e da gestão. Vemos muitas empresas se movimentando para se manterem e avançarem no mercado”, analisa Bruno Mello.
O Marketing Landscape 2023 traz ainda um Retrato do Perfil do Profissional de Marketing e suas perspectivas de carreira, mostra como está a Cultura de Marketing no Brasil, detalha a Estrutura de Marketing no Brasil, as divisões de Verbas de Marketing e de Marketing Digital.
Entre no link a seguir para baixar: mundodomarketing.com.br/lp/marketing-landscape
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