MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Marketing em foco: 5 dicas para construir uma carreira de sucesso

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

4 de mar. de 2024

CATEGORIA

Carreira

O mercado do marketing está em constante evolução e recebe fluxo contínuo de novos profissionais a cada ano. Segundo levantamento recente da Cortex e do Mundo do Marketing, há mais de 180 mil agências de marketing e comunicação ativas no Brasil, sem contar os inúmeros departamentos internos, em médias e grandes empresas, que não foram incluídos na contagem. Para alcançar êxito na área, é preciso se destacar em meio às competências necessárias.

Separei, então, cinco importantes recomendações para quem pretende avançar na carreira.

Lincoln Ferdinand

1 - Ter visão estratégica

O marketing não deve ser visto apenas como uma área isolada, mas também como parte essencial da operação de qualquer empresa. Integrar o setor ao planejamento estratégico da organização e colaborar com outras equipes (comercial, financeira, inovação, comunicação, customer success etc.) é fundamental. Uma visão mais ampla do marketing, operando de forma multicanal e omnichannel, permite entender melhor a jornada e o comportamento do consumidor e construir estratégias alinhadas aos objetivos da companhia.

2 - Adaptação rápida aos desafios

O maior obstáculo dos últimos tempos é lidar com as mudanças aceleradas, especialmente ligadas às novas tecnologias da informação e comunicação. A globalização e as transformações tecnológicas geram novos hábitos de consumo e demandam atualização. Criar valor para o consumidor em meio a essas transformações requer adaptação contínua. Em setores específicos, como os que envolvem inovação para o setor público, o desafio maior é construir confiança e credibilidade em um ambiente burocrático, em que os procedimentos formais e a transparência são muito importantes. Assim, é preciso criar mais confiança, credibilidade e autoridade para a marca, com a finalidade de conseguir comunicar e provocar valor para a sociedade.

3 - Desenvolver habilidades técnicas e pessoais

Os candidatos devem desenvolver não só qualificações técnicas da área, como atualização em ferramentas digitais, análise de dados, SEO e automação, mas também, habilidades interpessoais e comportamentais, as chamadas soft skills. Empatia, boa comunicação, cooperação, trabalho em equipe, organização e versatilidade para lidar com os desafios do dia a dia são exemplos de características essenciais. A visão estratégica também demanda um perfil analítico, capaz de entender o negócio e as vendas de maneira abrangente e eficiente.

4. Investimento em qualificações

É imprescindível que o profissional de marketing esteja comprometido com uma trajetória de aprendizado constante, abrangendo não apenas sua área de atuação, mas também outras disciplinas correlatas. O investimento contínuo na própria formação é indispensável para manter a excelência e acompanhar as demandas de um cenário competitivo e em incansável transformação.

5 - Estar atento às novidades do mercado

A formação da nova geração abrange diversas áreas, desde criatividade e comunicação até negócios e empreendedorismo. O mercado atual valoriza profissionais que se adaptam rapidamente, são curiosos e buscam sempre novos aprendizados. As empresas estão incentivando essa formação por meio de oportunidades de capacitação, flexibilidade no trabalho e reconhecimento da importância dessas habilidades no contexto atual.

*Por Lincoln Ferdinand, head de marketing na Dome Ventures, uma venture builder GovTech que nasceu com o propósito de transformar o futuro das instituições públicas no Brasil.

 

COMPARTILHAR ESSE POST

Lincoln Ferdinand

Articulista Colaborador

Head de marketing na Dome Ventures.

AUTOR

Lincoln Ferdinand

Articulista Colaborador

Head de marketing na Dome Ventures.

AUTOR

Lincoln Ferdinand

Articulista Colaborador

Head de marketing na Dome Ventures.

AUTOR

Lincoln Ferdinand

Articulista Colaborador

Head de marketing na Dome Ventures.

AUTOR

Posts relacionados em

Carreira

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme