<p><strong class="titulomateria">Marcas unem-se para a&ccedil;&otilde;es conjuntas de marketing</strong></p> <p>Por Guilherme Neto<br /><a href="mailto:pauta@mundodomarketing.com.br">pauta@mundodomarketing.com.br</a></p> <p>J&aacute; diz o velho ditado que "duas cabe&ccedil;as pensam melhor do que uma". Seguindo essa id&eacute;ia, muitas empresas v&ecirc;m formando parcerias em diversas &aacute;reas de atua&ccedil;&atilde;o, entre elas o Marketing. As a&ccedil;&otilde;es conjuntam visam metas como otimiza&ccedil;&atilde;o de custo, agrega&ccedil;&atilde;o de valor, aumento de vendas ou at&eacute; mesmo marcar presen&ccedil;a em espa&ccedil;os n&atilde;o habituais &agrave; marca. Para isso, vale buscar parceiros que tenham produtos que possam tornar-se complementares, fortalecendo e aproximando-se da pr&oacute;pria experi&ecirc;ncia do consumidor em um mundo recheado de marcas.</p> <p>A&ccedil;&otilde;es comuns como promo&ccedil;&otilde;es em venda conjunta, podem trazer bons resultados, mas tamb&eacute;m h&aacute; espa&ccedil;o para a&ccedil;&otilde;es diferenciadas. Empresas j&aacute; atuam oferecendo em pontos-de-venda degusta&ccedil;&atilde;o de dois produtos complementares, distribui&ccedil;&atilde;o de brindes e produtos em locais alternativos ou mesmo disponibilidade de conte&uacute;do e ferramentas para a&ccedil;&otilde;es de terceiros que possam tamb&eacute;m promover a sua marca.</p> <p><span class="subtitulomateria">Produto como conte&uacute;do para a&ccedil;&otilde;es de outras marcas</span><br />Iniciativas desse tipo s&atilde;o justamente o que n&atilde;o falta na Coquetel. A linha de revistas de passatempos da Ediouro, onde o carro-chefe s&atilde;o as palavras cruzadas, possui diversas iniciativas em conjunto com outras&nbsp;empresas. N&atilde;o &eacute; dif&iacute;cil ver um jogo da marca nos jornais, revistas, brindes entregue por promotores de outras empresas, pap&eacute;is-bandeja de restaurantes ou at&eacute; mesmo em a&ccedil;&otilde;es de endomarketing.</p> <p>Para V&acirc;nia Tavares, Diretora Executiva das revistas Coquetel, da Ediouro, a empresa &eacute; muito procurada por trabalhar com produtos que interessam a todos os tipos de p&uacute;blicos. "Sempre tem algum jogo que se encaixa &agrave; a&ccedil;&atilde;o de alguma marca. A Coquetel tem reconhecimento, conte&uacute;do e &eacute; sin&ocirc;nimo de qualidade, por isso &eacute; procurada para fornecer material deste tipo", conta a diretora, em entrevista ao Mundo do Marketing.</p> <p>As a&ccedil;&otilde;es, por&eacute;m, n&atilde;o se limitam ao fornecimento de jogos para a&ccedil;&otilde;es de outras empresas. Entre outros exemplos, est&aacute; a distribui&ccedil;&atilde;o de 100 mil revistas em v&ocirc;os da TAM Linhas A&eacute;reas e 20 mil nos restaurantes da rede de restaurantes Spoleto, promo&ccedil;&otilde;es e jogos em suas pr&oacute;prias revistas ou site tematizados com filmes em cartaz no cinema ou at&eacute; mesmo a exposi&ccedil;&atilde;o da maior palavra cruzada do mundo e o maior ca&ccedil;a palavra do mundo no bar Conversa Fiada, que podiam ser jogadas por freq&uuml;entadores do espa&ccedil;o. "Procuramos parceiros para agregar valor &agrave; nossa marca, que envolvam m&iacute;dias ou projetos que gerem caixa para a Coquetel", ressalta a diretora.</p> <p><span class="subtitulomateria">Parceria entre marcas bem distintas</span><br />A Sadia tamb&eacute;m tem boas experi&ecirc;ncias em a&ccedil;&otilde;es de parceria com a Brastemp. Apesar de trabalhar com produtos t&atilde;o diferentes, ambas as empresas resolveram se unir e focar em a&ccedil;&otilde;es que combinem produtos de ambas as marcas. No final do ano passado, uma a&ccedil;&atilde;o de lan&ccedil;amento de uma nova linha de microondas aproveitou para promover a Pizza para Microondas Sadia na rede Carrefour da regi&atilde;o metropolitana de S&atilde;o Paulo. Al&eacute;m de oferecer brindes para quem comprasse ambos os produtos em conjunto, diversas promotoras apresentavam o microondas e ofereciam as pizzas da Sadia assadas na hora no produto da Brastemp.</p> <p>A gera&ccedil;&atilde;o de valor para ambas as marcas e incremento no volume de vendas, al&eacute;m da otimiza&ccedil;&atilde;o dos investimentos atrav&eacute;s do fortalecimento fornecido pela parceria s&atilde;o os objetivo de a&ccedil;&otilde;es como essa. "Sempre identificamos sinergia entre as duas marcas e suas estrat&eacute;gias, al&eacute;m da alta afinidade entre as linhas de produtos, em especial os congelados c&aacute;rneos e nossa linha branca", explica Tannia Bruno, gestora de marca da Sadia, ao Mundo do Marketing.</p> <p>No ano passado, no entanto, a Sadia sentiu a necessidade de ampliar o escopo da parceira, considerando al&eacute;m das a&ccedil;&otilde;es promocionais, o desenvolvimento de produtos e tecnologias, pesquisas e estudos e a troca das melhores pr&aacute;ticas entre as marcas. Como resultado, a companhia ampliou o conhecimento sobre mercados potenciais e tecnologias de ponta que est&atilde;o em estudo pelas duas empresas, gerando maior sinergia na condu&ccedil;&atilde;o e projetos conjuntos. Al&eacute;m da Brastemp, a Sadia tamb&eacute;m j&aacute; fez a&ccedil;&otilde;es em conjunto com a Ambev, quando se uniu &agrave; companhia para dividir um estande de 80m&sup2; na 26&ordf; Exposi&ccedil;&atilde;o e Encontro do Centro-Oeste de Supermercados, onde era oferecida a degusta&ccedil;&atilde;o de produtos da marca em companhia das bebidas da multinacional.</p> <p><span class="subtitulomateria">Exposi&ccedil;&atilde;o em novos espa&ccedil;os<br /></span>A qualidade &eacute; a maior preocupa&ccedil;&atilde;o em a&ccedil;&otilde;es de parceria da Dr. Oetker. A marca alem&atilde; de alimentos busca empresas que tenham a mesma rigorosidade nesta &aacute;rea ao oferecer um produto para os clientes&nbsp;que&nbsp;possam ser complementados com seus pr&oacute;prios produtos aliment&iacute;cios. Assim, a empresa espera apresentar-se diante do consumidor de uma forma mais completa e pr&oacute;xima &agrave; sua realidade. &Eacute; por isso que a empresa resolveu apresentar o seu VitaminaShake em ponto-de-venda.</p> <p>Como se trata de uma vitamina em p&oacute; e sua prepara&ccedil;&atilde;o exige mistur&aacute;-la ao leite, a companhia fez uma parceria com a Perdig&atilde;o. A a&ccedil;&atilde;o colocou promotoras para preparar o Vitamina Shake no pr&oacute;prio PDV para degusta&ccedil;&atilde;o utilizando o leite Eleg&ecirc;, da Perdig&atilde;o. "A Dr.Oetker v&ecirc; isto como uma chance do consumidor ter acesso a fortes l&iacute;deres em qualidade no mercado, principalmente onde a sinergia entre as equipes que tornaram esta parceria poss&iacute;vel foi intensa e ambas visavam uma oportunidade", conta Let&iacute;cia Barabba, gerente de produto da marca.</p> <p>Al&eacute;m da Perdig&atilde;o, a Dr. Oetker tamb&eacute;m j&aacute; fez parceria com a Brastemp, em a&ccedil;&atilde;o "member get member" onde o cliente que indicou o purificador Brastemp ganhava uma caixa de ch&aacute;s Dr.Oetker, e tamb&eacute;m com a Polenghi, com pacotes promocionais no ponto-de-venda contendo um Kit de Cream Cheese Polenghi junto com uma caixa de Ch&aacute; Dr.Oetker. "Na a&ccedil;&atilde;o com a Polenghi, ganhamos uma exposi&ccedil;&atilde;o adicional estando presente na g&ocirc;ndola de refrigerados, que n&atilde;o &eacute; habitual para nossos produtos", comemora a gerente de produto ao Mundo do Marketing.</p>
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