Há quem olhe os departamentos de Marketing como algo glamuroso e de muito dinheiro. Afinal, é uma área em que tudo é visto, mensurável e que precisa a todo momento provar resultados. Um lado que pouca gente vê é que a maioria (71,61%) dos departamentos de Marketing contam com até 10 profissionais. Ainda não são muitas empresas que possuem mais de 60 profissionais (11,44%) e as que têm, possuem uma equipe para gerar demanda, cuidar da marca, entre outras atribuições. É o que mostra o Landscape Marketing 2023, estudo realizado pelo Mundo do Marketing que mostra a realidade do profissional da área.
Mesmo não ainda não tendo tanto reconhecimento e colaboradores na área, a relevância do Marketing aumentou (71,19%) ou se manteve igual (22,88%) nos últimos anos. E, para 81,36%, a área ganhará ainda mais relevância para as empresas nos próximos dois anos. Prova disso é que os investimentos também aumentaram. A verba de Marketing aumentou nos últimos dois anos em 62,71% das companhias e em 19,92%, se manteve igual. Para 2023 e 2024, a expectativa de 69,07% é que a rubrica aumente e a de 22,46% se mantenha na mesma proporção.
Investimento - A maioria (55,08%), entre 1 e 5% do faturamento e 15,25% aloca entre 6 e 10% do faturamento. Em volume reais, o Marketing Landscape 2023 apurou um investimento mensal de até R$ 5 mil em 21,19% das empresas. 16,53% investem entre R$ 10 mil e R$ 30 mil por mês, outros 12,29%, entre R$ 6 mil e R$ 10 mil, enquanto 10,59% das empresas no Brasil investem mais de R$ 300 mil por mês em Marketing. Saiba mais sobre como é a realidade do profissional de Marketing no Brasil no Landscape Marketing 2023. Baixe agora mesmo.
COMPARTILHAR ESSE POST