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Maioria dos gamers querem que marcas falem de jogos de maneira adequada

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

25 de mai. de 2023

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Notícias

70,1% da população brasileira afirma jogar algum tipo de jogo eletrônico, segundo a 10ª edição da Pesquisa Game Brasil, desenvolvida pela SX Group e pela Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM. O número representa um vasto leque de oportunidades para estratégias publicitárias no universo dos games - seja no contexto dos próprios jogos, na exibição das cada vez mais populares transmissões de gameplays ou no patrocínio de times de e-sports.

No entanto, antes de apertar o start, é preciso considerar a percepção deste público sobre a interação das marcas e o mundo dos games. 68,7% da comunidade gamer brasileira acredita que as marcas precisam falar sobre games independentemente de como ou onde a publicidade aparece, mas essa aproximação precisa ser feita da forma adequada, de acordo com os dados da pesquisa.

Para 80,2% dos adeptos a jogos eletrônicos no país, é importante que as marcas respeitem a cultura gamer e os gostos de seus membros, formas de falar, agir, vestir e se expressar. Neste recorte, marcas que conquistam espaços dentro dos próprios games figuram entre as preferidas entre os jogadores brasileiros. 69,6% apreciam esta presença na forma de skins para avatares, equipamentos exclusivos e outros itens, e 60,3% dos jogadores preferem comprar produtos de marcas que realizam esse tipo de publicidade.

Quanto às formas de diálogo externo com a comunidade gamer, 73,4% gostam de marcas que patrocinam campeonatos, atletas de e-Sports, celebridades da indústria, e eventos ligados a jogos - o que se reflete nos 66,5% que preferem comprar dessas marcas.

Outro tipo de ativação apreciada pelos gamers brasileiros, com percentual positivo de aprovação, são as publicidades e patrocínios em redes sociais, aprovada por 77,2% do público. Também se destacam os patrocínios às lives (76,3%), vídeos sobre jogos (74,2%) e banners na internet (70,3%). Mais de 60% do público prefere comprar produtos e serviços de marcas que fazem propagandas nestes formatos.

Top 5 marcas mais conhecidas pelo público gamer brasileiro:  1 - Coca-Cola (93,6%) 2 - Mastercard (86,5%) 3 - O Boticário (85,5%) 4 - Brahma (83,3%) 5 - Red Bull (82,8%) 

Miguel Caeiro VidMob

Leia também: Como as marcas não-endêmicas podem ganhar espaço no universo dos games

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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